Na indústria, é comum que empresas enviem matérias-primas para seus fornecedores, que realizarão o processo de industrialização ou beneficiamento, com o objetivo de devolver o produto finalizado à empresa que enviou os insumos.
Após a industrialização ou beneficiamento, os produtos enviados por você via Remessa deverão retornar para a sua empresa, caracterizando o que chamamos de Retorno de Remessa de Industrialização ou Beneficiamento.
É importante observar que esta nota normalmente inclui as mesmas matérias-primas da remessa de envio, pois se trata de uma devolução e o produto acabado é composto dessas matérias-primas que foram fornecidas por você. Além disso, é possível que o fornecedor inclua também o custo da mão de obra nesta nota.
Aqui, apresentaremos passo a passo de como efetuar a importação de uma Nota Fiscal de Retorno emitida pelo fornecedor, como associá-la a uma Remessa previamente emitida no Omie, e quais os próximos passos necessários.
Tópicos do Artigo
Importando a Nota de Retorno de Industrialização
1) Acesse o módulo de Compras, Estoque e Produção e selecione o Passo 5 - Importar NF-e ou CT-e Recebido:
2) Na tela "Novo Recebimento" você poderá selecionar qual método deseja utilizar para a importação da nota, sendo eles:
(1) Digite aqui a chave de Acesso da Nota. Neste campo, preencha a Chave de Acesso da nota recebida.
(2) Ou clique aqui para selecionar o arquivo da nota. Ou, se preferir, você pode importar a nota pelo XML.
3) Após a conclusão dessas etapas, a nota estará disponível no Passo 3 do Módulo de Compras, Estoque e Produção, na coluna "Faturado pelo Fornecedor", exibindo o status como "pendente":
4) Agora, vamos aprender como efetuar o recebimento da nota e realizar a associação deste Retorno com a Remessa.
Recebendo o Retorno de Matéria Prima
⚠️ Atenção
Existem várias maneiras pelas quais seus fornecedores podem emitir uma Nota de Retorno de Industrialização ou Beneficiamento, registrando o retorno das matérias primas e o serviço de mão de obra.
Neste artigo, apresentaremos algumas opções para que você possa identificar aquela que melhor se adapta à sua situação. Considerando a diversidade de cenários possíveis, nosso objetivo é fornecer exemplos para ilustrar em quais circunstâncias ocorrerá a movimentação de estoque e o registro financeiro no Omie.
Se surgirem dúvidas adicionais, entre em contato com o nosso suporte ou consulte sua equipe contábil.
Uma Nota Fiscal: Matéria Prima + Serviço de Mão de Obra
Uma Nota Fiscal: Matéria Prima + Serviço de Mão de Obra
Neste cenário, o seu fornecedor optou por emitir uma única nota fiscal, na qual são registrados tanto o retorno simbólico das matérias primas enviadas para ele, quanto um novo item que representa o serviço de Mão de Obra realizado.
Para gerenciar no Omie este recebimento, siga os passos abaixo:
2) Clique sobre cada item que representa o retorno da matéria-prima, e associe-o à Remessa de Produto emitida no Omie. Para isso, siga estas instruções.
3) Em seguida, dê um duplo clique para acessar cada um dos itens da nota que representam o Retorno de Matéria Prima.
Nesta tela, é necessário realizar algumas configurações para que o sistema registre o retorno destes itens devidamente. Siga os passos abaixo e clique em "Salvar":
(1) Marque esses itens para que NÃO gerem uma Conta a Pagar.
Este retorno representa simbolicamente a devolução das matérias-primas, logo, não deve haver um pagamento.
(2) Marque esses itens para que NÃO gerem Movimentação de Estoque.
Anota emitida pelo fornecedor representa simbolicamente o retorno das matérias primas para sua empresa.
É importante compreender que essas matérias primas já foram utilizadas na produção e, portanto, não devem ser reintegradas ao seu estoque no recebimento da Nota de Retorno. Além disso, essa entrada incorreta das matérias-primas geraria distorções no cálculo do custo dos seus produtos.
(3) Utilize um CFOP conforme a orientação da sua contabilidade.
(4) Na Aba Informações Adicionais, utilize um Local de Estoque de Saída da sua empresa em poder de terceiros.
💡 Para isso, configure um Local de Estoque da sua empresa em poder de terceiros (1) e preencha qual é o fornecedor responsável (2):
4) Então, acesse o item da nota que representa o Serviço de Mão de Obra, siga os passos abaixo e clique em "Salvar":
(1) Desmarque a opção demonstrada para que este item GERE uma Conta a Pagar.
(2) Marque esse item para que NÃO gere Movimentação de Estoque.
(3) Utilize um CFOP conforme a orientação da sua Contabilidade.
5) Tudo pronto! Após associar todos os itens e realizar todas as edições necessárias, clique em "Concluir":
6) Caso esta nota não possua um item que representa o produto acabado, você precisará registrar manualmente no Omie a entrada deste produto no seu estoque.
Para isso, realize uma Movimentação Manual de Estoque para registrar um Movimento de Entrada:
7) Com isso, a nota do fornecedor será recebida, ocorrerá a entrada no estoque para os produtos acabados, o registro financeiro será efetuado apenas para o serviço de mão de obra e no estoque do fornecedor não constarão mais as matérias primas consumidas.
Duas Notas Fiscais: Matéria Prima e Mão de Obra separadamente
Duas Notas Fiscais: Matéria Prima e Mão de Obra separadamente
Neste cenário, seu fornecedor optou por emitir duas notas fiscais: uma delas para registrar o retorno simbólico da Matéria Prima e outra nota, separada, contendo o serviço de Mão de Obra realizado.
Para gerenciar no Omie este recebimento, siga os passos abaixo:
1) Importe no Omie a Nota Fiscal de Retorno das Matérias Primas.
2) Associe a Nota do Fornecedor à Remessa de Produto emitida no Omie para o envio das matérias primas. Para isso, siga estas instruções.
3) Então, dê um duplo clique em cada um dos itens da nota que representam o Retorno de Matéria Prima.
Neles, é necessário realizar algumas configurações para que o sistema registre corretamente o retorno destes itens. Siga os passos abaixo e clique em "Salvar":
(1) Marque esses itens para que não gerem uma Conta a Pagar.
Este retorno representa simbolicamente a devolução das matérias-primas, logo, não deve haver um pagamento, uma vez que elas não foram vendidas pelo fornecedor.
(2) Marque esses itens para que não gerem Movimentação de Estoque.
(3) Utilize um CFOP de acordo com a orientação da sua contabilidade.
(4) Na Aba Informações Adicionais, utilize um Local de Estoque de Saída da sua empresa em poder de terceiros.
💡 Para isso, configure um Local de Estoque da sua empresa em poder de terceiros (1) e preencha qual é o fornecedor responsável (2):
4) Como mencionado anteriormente, a nota emitida pelo fornecedor representa simbolicamente o retorno das matérias primas para sua empresa.
É importante compreender que essas matérias primas já foram utilizadas na produção e, portanto, não devem ser reintegradas ao seu estoque no recebimento da Nota de Retorno. Além disso, essa entrada incorreta das matérias-primas geraria distorções no cálculo do custo dos seus produtos.
Sendo assim, caso esta nota não possua um item que representa o produto acabado, você precisará registrar manualmente no Omie a entrada deste produto no seu estoque.
Para isso, realize uma Movimentação Manual de Estoque para registrar um Movimento de Entrada:
5) Importe no Omie a outra Nota Fiscal, com o item que representa o Serviço de Mão de Obra.
Caso não queira cadastrar este produto no seu sistema Omie, marque a opção "Ignorar a importação dos itens da NF-e":
6) Dê um duplo clique no item que presenta a Mão de Obra e siga os passos abaixo:
(1) Desmarque a opção demonstrada para que este item GERE uma Conta a Pagar.
(2) Marque para que não deve Movimentar o Estoque.
(3) Preencha um CFOP conforme a orientação da sua contabilidade.
7) Após revisar todos os dados, basta concluir o recebimento desta nota:
8) Com isso, a nota de retorno será recebida, ocorrerá a entrada no estoque para os produtos acabados, o registro financeiro será efetuado apenas para o Serviço de Mão de Obra e no estoque do fornecedor não constarão mais as matérias primas consumidas.
Duas Notas Fiscais: Matéria Prima e Mão de Obra + Produto Acabado
Duas Notas Fiscais: Matéria Prima e Mão de Obra + Produto Acabado
Neste cenário, seu fornecedor escolheu emitir duas notas fiscais: uma delas para registrar o retorno simbólico da Matéria Prima para você e outra nota, separada, que contém o serviço de Mão de Obra realizado, juntamente com o produto acabado que passou por processo de industrialização ou beneficiamento.
Para gerenciar no Omie este recebimento, siga os passos abaixo:
1) Importe no Omie a Nota Fiscal de Retorno das Matérias Primas.
2) Na sequência, associe a Nota do Fornecedor à Remessa de Produto emitida no Omie para o envio das matérias primas e conclua seu recebimento, seguindo estas instruções.
3) Dê um duplo clique em cada um dos itens da nota que representam o Retorno de Matéria Prima.
Neles, é necessário realizar algumas configurações para que o sistema registre o retorno destes itens no estoque devido. Siga os passos abaixo e clique em "Salvar":
(1) Marque esses itens para que não gerem uma Conta a Pagar.
Este retorno representa simbolicamente a devolução das matérias-primas, logo, não deve haver um pagamento, uma vez que elas não foram vendidas pelo fornecedor.
(2) Marque esses itens para que não gerem Movimentação de Estoque.
(3) Utilize um CFOP conforme a orientação da sua contabilidade.
(4) Na Aba Informações Adicionais, utilize um Local de Estoque de Saída da sua empresa em poder de terceiros.
💡 Para isso, configure um Local de Estoque da sua empresa em poder de terceiros (1) e preencha qual é o fornecedor responsável (2):
4) Tudo pronto! Após associar todos os itens e realizar todas as edições necessárias, clique em "Concluir":
5) Importe no Omie a outra Nota Fiscal, com o item que representa o Serviço de Mão de Obra + o Produto Acabado.
Você poderá cadastrar o produto acabado como um novo, ou associá-lo com um produto existente no Omie.
Para não cadastrar no seu estoque o item que representa a Mão de Obra, marque a opção "Ignorar a importação dos itens da NF-e":
6) Dê um duplo clique no item que presenta a Mão de Obra e siga os passos abaixo:
(1) Desmarque esta opção, assim, será gerada uma Conta a Pagar a partir do recebimento da nota.
(2) Marque a opção não deve movimentar o de estoque.
(3) Utilize um CFOP conforme a orientação da sua contabilidade.
7) Dê um duplo clique no item que presenta o Produto Acabado e siga os passos abaixo:
(1) Marque para não gerar uma Conta a Pagar. Isto porque o seu fornecedor não vendeu o produto acabado, mas sim, a sua mão de obra para a industrialização ou beneficiamento.
(2) Desmarque esta opção, assim, haverá a entrada deste item no seu estoque a partir do recebimento da nota.
(3) Selecione o Local de Estoque em que este produto deve ter a entrada registrada.
(4) Utilize um CFOP (4) de acordo com a orientação da sua equipe contábil.
8) Após revisar todos os dados, basta concluir o recebimento desta nota:
9) Com isso, a nota de retorno será recebida, ocorrerá a entrada no estoque para os produtos acabados, o registro financeiro será efetuado apenas para o Serviço de Mão de Obra e no estoque do fornecedor não constarão mais as matérias primas consumidas.
Associando a Nota de Retorno a uma Remessa
1) Após importar a Nota de Retorno, acesse o módulo Compras, Estoque e Produção e clique no "Passo 3 - Cadastrar Compras e Receber":
2) Localize a nota fiscal de Retorno de interesse, clique duas vezes sobre ela:
3) Ao acessar a nota, selecione cada um dos itens (1) e clique em "Associar a um produto existente" (2):
4) Assim, uma nova tela será aberta, onde você pode vincular o item da nota recebida com a Remessa emitida anteriormente pelo Omie.
Na área indicada abaixo, localize a Remessa de Origem deste Retorno, e selecione o produto que corresponda ao item da nota selecionado (1). Em seguida, clique em confirmar (2):
💡 A Remessa de Produto estará disponível para associação quando:
5) Se, por acaso, a Remessa original não estiver disponível no campo indicado no passo anterior, isso significa que seu fornecedor não emitiu a nota utilizando um CFOP que indica a devolução de uma remessa.
Não se preocupe, isso apenas indica que você não poderá vincular esta NF com sua Remessa, mas ainda assim poderá gerenciar o recebimento no Omie.
Você só precisa associar o item da nota a um item previamente cadastrado no seu sistema Omie, conforme o exemplo abaixo:
6) Agora, você pode prosseguir com os próximos passos para realizar as movimentações no estoque e gerenciar os registros financeiros desta nota.
Custo de Estoque no Retorno de Industrialização
É importante destacar que, nesta nota de Retorno, o custo do produto a ser considerado será o Custo Médio Contábil (CMC) original do produto que foi enviado.
Para visualizar este custo na Nota de Retorno, acesse o item de interesse e clique na aba "Custo de Estoque". Você poderá analisar o CMC original associado à Remessa original: