Novidades OneFlow - 06/2020

Novas funcionalidades e recursos disponibilizados no OneFlow

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

Confira as novidades liberadas no sistema OneFlow:

Módulo FISCAL

Gerenciamento de Retenções

Uma das dificuldades encontradas dentro dos escritórios é gerenciar as retenções de serviços tomados pelos clientes. Como saber quais guias foram emitidas? Quais não foram? Para resolver essas dificuldades, implementamos os seguintes recursos no OneFlow:

1. Quais serviços deveriam ter retenção e não tem?

O primeiro recurso implementado é a gestão dos serviços que devem ter a retenção destacada. Basta indicar na lista de serviços federais quais impostos devem ser retidos e seus respectivos percentuais. Quando o OneFlow escriturar o documento tomado (a partir do contas a pagar do Omie incluído pelo cliente do escritório) será verificado se o cliente fez a retenção devida. Caso não tenha feito, o OneFlow irá gerar a retenção e irá gerar um alerta para que o contador oriente novamente o cliente.

2. Esse fornecedor deveria ter retenção?

Outra checagem que o OneFlow passou a fazer é se o fornecedor é uma empresa optante pelo Simples Nacional ou Produtor Rural. Se for, conforme determina a legislação, e houver serviço tomado com os impostos (PIS, COFINS, CSLL ou IRRF) destacado, o OneFlow irá zerá-los e irá alertar o contador para orientar corretamente o cliente.

3. E a guia da retenção?

Quando o cliente do escritório lança um contas a pagar de serviço tomado é possível destacar as retenções para que Omie gere o DARF para recolhimento (seguindo a regra de emissão por data ou por pagamento). Com isso, o contador não precisará mais emitir as guias e enviá-las ao cliente.

Por esse motivo, toda vez que houver a escrituração de um serviço tomado o OneFlow irá verificar lá no financeiro do Omie se a guia já foi emitida, se será emitida mediante o pagamento do título ou se o sistema não foi configurado para essa geração automática. Com isso, visualmente o contador conseguirá identificar a situação de cada serviço tomado:

Clique aqui para ver os detalhes desse novo recurso do sistema.

Escrituração Fiscal

  • Novo modelos de documentos
    O sistema foi alterado para permitir a escrituração fiscal de documentos modelo 04 (Nota Fiscal de Produtor), 28 (Nota de Gás Canalizado) e 29 (Nota de Água Canalizada).

  • Alteração de status de documentos vindos do Omie
    O OneFlow não permitirá mais que um documento fiscal escriturado a partir do Omie (serviços prestados, notas de entrada e notas de saída) tenha seu status alterado no Fiscal. O correto, é alterar o status do documento (seguindo os procedimentos necessários) no Omie para que o OneFlow automaticamente atualize a situação do mesmo.

Configuração de obrigações:

  • Unificação do código de acesso ao PGDAS
    Visando a padronização do sistema, agora a informação do código de acesso e usuário responsável para entrega da declaração do Simples Nacional está dentro da própria configuração da obrigação. Clique aqui para ver como ficou.

  • Configuração das categorias de contas a pagar das guias
    Unificamos dentro da configuração das guias geradas pelo sistema, a indicação de qual categoria deverá ser utilizada para a geração do contas a pagar no financeiro do cliente. Antes, essa opção ficava dentro das "Definições Fiscais". Clique aqui para ver a novidade.

Relatórios

  • Percentual dos impostos no "Espelho do PGDAS"
    Esse relatório permite a visualização de todas as informações que são geradas no PGDAS para uma determinada empresa e competência. Agora, além dos valores dos impostos, o sistema irá apresentar o percentual da repartição de cada imposto federal, estadual e municipal.

Módulo Contábil

Contabilização automática

  • Nova verificação na escrituração automática de múltiplas categorias
    O sistema passará a alertar quando houver na mesma transação financeira (contas a pagar ou receber) uma categoria com exceção de fornecedor e uma outra categoria utilizando a conta padrão ou quando existem categorias configuradas com exceções diferentes. Com isso, no próprio OneFlow o contador poderá ajustar o lançamento e ajustar a regra para os próximos eventos.

Respondeu à sua pergunta?