Cada Cliente e Fornecedor possui particularidades distintas. No Omie, para garantir que nenhum detalhe seja perdido e para utilizar essas informações de forma eficaz em suas análises e Relatórios, é possível criar características específicas que definam as informações desejadas nos Cadastros.
Tópicos do Artigo:
Criando uma Característica
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem ⚙️ localizado no canto superior direito:
2) Na tela de Configurações, acesse a aba “Clientes e Fornecedores” (1), e, em seguida, clique na opção “Características de Clientes e Fornecedores” (2):
3) Nesta tela, será demonstrada uma listagem com as Características cadastradas em seu sistema.
No menu lateral esquerdo você terá as seguintes opções:
(1) Editar: Clique aqui para editar uma Característica existente.
(2) Incluir: Clique aqui para incluir uma nova Característica.
(3) Excluir: Ao clicar nessa opção, a Característica selecionada na listagem será excluída.
4) Ao clicar em “Editar” ou “Incluir”, configure as informações:
(1) Nome da Característica: Insira o nome da Tag desejada.
(2) Visualizar em Relatórios: Com essa marcação ativa, apenas as Características configuradas serão demonstradas como Campos para adição nos Relatórios gerados. (marcação opcional).
📌 Informações Importantes
Apenas 20 Características podem ter a marcação "Visualizar em Relatórios".
Caso não haja a marcação de visualização em Relatórios em nenhuma Característica, nos Relatórios serão exibidas até 20 Tags aleatórias.
(3) Permitir conteúdo livre: É possível o preenchimento da característica com qualquer valor.
(4) Definir os conteúdos possíveis para essa característica: É possível definir as respostas que serão usadas para essa característica.
💡 Importante: É possível incluir até 25 conteúdos por característica.
5) Clique em "Salvar":
6) Prontinho! Sua Característica foi registrada e poderá ser utilizada em seus cadastros!
Indicando as Características no cadastro dos Clientes e Fornecedores
1) Para incluir uma Característica em um cadastro, basta acessar o Cadastro de Cliente ou Fornecedor desejado e ir até a aba "Características" (1). Nela, clique no botão “+ Incluir uma característica agora” (2):
2) Selecione a Característica desejada e configure:
📚 Artigos Relacionados