O cadastro de serviços permite que você defina os serviços que você presta, informando principalmente a descrição, o valor cobrado e o percentual do imposto sobre serviço (ISS), além de outros dados. Isso é muito útil, pois no momento que você for incluir uma nova "Ordem de Serviço" ou "Contrato" todas essas informações são respeitadas automaticamente, o que deixa a operação muito mais ágil.

1. Incluindo o Serviço

Para incluir um novo serviço, acesse o cadastro de serviços seguindo o caminho acima.

1.1. Tela de Inclusão de Serviço

  1. Descrição resumida. Nome curto do serviço. É por esse nome que você vai procurar os serviços quando for incluí-los na "Ordem de Serviço" ou "Contrato". Aqui não existe nenhuma regra específica, utilize um nome que seja familiar e intuitivo.
  2. Código do Serviço. Código que identifica de forma única o serviço. Caso você não tenha uma codificação dos seus serviços, ou não queira utilizar essa informação, pode ficar tranquilo que o Omie resolve isso para você, sugerindo uma numeração automática.
  3. Tributação dos Serviços. Forma que o governo calcula o imposto sobre esse serviço. Essa informação você deve verificar com seu contador e/ou com a prefeitura de seu município.
  4. Código do Serviço Municipal. Código que identifica o serviço na prefeitura do seu município. Essa informação você deve verificar com seu contador e/ou com a prefeitura de seu município.
  5. Código NBS - Nomenclatura Brasileira de Serviços. Sabe aquele "Valor Aproximado dos Tributos" que aparece na nota fiscal? Pois bem, quem dita esse valor é justamente o Código da NBS. Essa informação você deve verificar com o seu contador e/ou com a prefeitura de seu município. Antes que você se espante, é isso mesmo, Cara Pálida: código pra tudo o que é lado. Essa legislação brasileira ainda vai nos deixar loucos!
  6. Categoria. Categoria que esse serviço está relacionado.
  7. Preço Unitário do Serviço. Preço que você cobra pelo serviço.
  8. Valor do Desconto. Valor do Desconto que será fornecido a esse serviço e o bacana, é que você pode clicar no ícone de setas e alternar o Valor de Desconto para Percentual de Desconto.
  9. Descrição do Serviço. Descrição detalhada do serviço. Você pode descrever e detalhar o serviço prestado, sendo que é essa informação que será impressa na nota fiscal (NFS-e) no campo "Discriminação do Serviço". Não há nenhuma regra específica, mas fique atento com textos muito longos pois algumas prefeituras aceitam somente textos curtos.

1.2. Tela de Inclusão de Impostos e Retenções

  1. Alíquota e Retenção do ISS;
  2. Alíquota e Retenção do PIS;
  3. Alíquota e Retenção do COFINS;
  4. Alíquota e Retenção do CSLL;
  5. Alíquota e Retenção do IR;
  6. Alíquota e Retenção do INSS.

Lembrando: 

  • Verifique com seu contador as Alíquotas e as Retenções de cada um dos impostos! ;)
  • Para prefeituras que não trabalham com alíquotas fixas e sim com valores de impostos, é possível alterá-las dentro da OS ou Contrato em "Editar impostos e retenções" ;)
  • Tudo o que você informa no cadastro do serviço é levado automaticamente para a "Ordem de Serviço" ou "Contrato" quando adicioná-los.

Dica: Depois de preencher os campos não se esqueça de clicar no botão "Salvar", conforme destacado na figura acima.

Encontrou sua resposta?