Muitas vezes precisamos indicar alguns produtos que precisam ser utilizados nas ações das prestações de serviços dentro dos Contratos com Recorrência.
Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:
Cadastros necessários
Antes de iniciarmos, é necessário que você já tenha cadastrado tanto o Contrato de Serviço quanto o Produto. Caso não se lembre, confira os artigos abaixo:
Incluindo o produto no contrato
Existem duas formas de adicionar o produto no contrato de serviço:
1) Parametrizando o produto no cadastro do serviço prestado
2) Incluindo diretamente no Contrato de Serviço
1) Parametrizando o produto no cadastro do serviço prestado
1) Parametrizando o produto no cadastro do serviço prestado
Acesse o cadastro do serviço já cadastrado, vá até a aba "Produtos Utilizados" e clique para incluir os produtos, conforme imagem abaixo:
Na tela a seguir:
1) Indique o Produto cadastrado;
2) Indique a quantidade que será utilizada na prestação do serviço que está cadastrando;
3) Escolha o Local de Estoque que será consumido o produto na execução do serviço
Após salvar as alterações, inda na aba de "Produtos Utilizados", serão apresentadas algumas opções novas:
Sendo elas:
1) Incluir novo produto: clique aqui, caso deseje incluir novos produtos no cadastro do Serviço;
2) Editar o produto: altere alguma informação do produto selecionado;
3) Excluir o produto: remova o produto incluído;
4) Atualizar automaticamente as alterações dos produtos utilizados nas Ordens de Serviços e nos Contratos: toda alteração que for feita nos produtos utilizados nos serviços serão atualizadas automaticamente nas OS's e Contratos;
5) Lista dos produtos incluídos no cadastro do Serviço: aqui você confere todos os produtos que fazem parte do cadastro do serviço.
2) Incluindo diretamente no Contrato de Serviço
2) Incluindo diretamente no Contrato de Serviço
Acesse o Contrato de Serviço, clicando em "Exibir Todos" ou em "Contratos a Faturar" no menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e:
Já no contrato, acesse a aba de "Produtos Utilizados":
📌 Informações Importantes
Observe que como já incluímos o produto no cadastro do serviço, ele foi apresentado de forma automática. Porém, caso não tivéssemos adicionado nenhum produto no cadastro teríamos a seguinte opção:
Ao adicionar o produto, não será gerado um registro financeiro de seu valor, pois esse montante deve ser informado como parte integrante do valor do serviço.
Nessa tela, temos as seguintes opções:
1) Incluir novo produto: você pode incluir outros produtos que serão utilizados nessa prestação de serviço;
2) Editar o produto: permite alguma alteração no produto incluído;
3) Excluir o produto: permite a exclusão de um produto incluído no Contrato;
4) Ação: Escolha a opção que deseja ter com a utilização deste produto no Contrato entre: "Gerar Remessa para o Cliente" ou "Gerar Saídas do Estoque";
Gerar Saídas do Estoque: nesta opção, a Remessa de Produto não será gerada, mas apenas a saída automática do produto do estoque.
Gerar Remessa para o cliente: nesta opção, a Remessa de Produto ficará associada a OS e aguardando o faturamento.
5) Categoria da Remessa: essa opção fica disponível apenas quando utilizado a opção anterior em "Gerar Remessa para o Cliente";
6) Lista dos produtos que serão utilizados nesse Contrato: mostra de forma separada os que vieram pelo cadastro do Serviço e os que foram incluídos manualmente no Contrato.
Faturando o contrato e acompanhando a remessa de produto
Após preencher todas as informações que precisa, chegou a hora de faturar o Contrato de Serviço. Caso não se lembre, temos dois artigos abaixo para te ajudar:
📌 Caso tenha escolhido a opção de "Gerar Remessa de Produto", a remessa não será faturada automaticamente junto com o contrato.
Ao realizar o faturamento, na Ordem de Serviço será apresentada a informação da remessa de produto vinculada com os produtos utilizados:
Ao clicar nela, você será direcionado para a Remessa:
Para concluir a operação, realize o faturamento da Remessa:
📚 Separamos alguns artigos relacionados que podem te ajudar bastante: