Passar para o conteúdo principal

Faturando um Contrato de Serviço (Com integração - Webservice)

Nesse artigo, descubra como emitir a Nota Fiscal (NFS-e) de um Contrato se sua prefeitura possui integração automática?

Júlia Lima avatar
Escrito por Júlia Lima
Atualizado há mais de 3 semanas

Quando a integração automática está disponível, o Omie consegue integrar diretamente com a Prefeitura, enviando sua Ordem de Serviço para a Nota Fiscal ser gerada, agilizando ainda mais o seu processo de emissão.

Antes de começarmos, separamos alguns artigos com configurações necessárias para ocorrer o faturamento do Contrato de Serviço:

Ainda não emitiu nenhuma nota pelo Omie? Então leia o artigo:

Não sabe o que é integração automática com a Prefeitura? Separamos um artigo explicando detalhadamente:

Tópicos do Artigo:


Acessando o Contrato de Serviço

1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Serviços e NFS-e:

2) Você pode acessar o Contrato de Serviço, clicando em "Exibir Todos" ou em "Contratos a Faturar" no menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e:


Faturando o Contrato de Serviço

Atualmente, é possível faturar o Contrato de Serviço de duas formas, dependendo por qual parte do menu você acessou:

Faturando pelo Kanban (Contratos a Faturar)

1) Acesse o kanban de Contratos de Serviço:

  • Podendo acessá-lo pelo passo 3 da página inicial do módulo:

  • Ou através do menu suspenso do módulo:

2) Em função da vigência e do dia do faturamento definido em cada contrato, já indicamos exatamente quais contratos devem ser faturados em cada dia. Você visualiza e confirma quais são esses caras analisando a coluna "Faturar Hoje":

3) Basta clicar no botão "Faturar Todos", conforme indicado na figura acima, e depois em "Começar agora":

4) Pronto! Todos os contratos que você tem que faturar no dia são processados, e nesse momento a solicitação de emissão da Nota Fiscal será enviada para prefeitura de seu município.🎉

💡 Toda vez que faturar pela opção "Faturar Todos", você receberá no seu e-mail um resumo do faturamento com detalhes da operação:

Além disso, os contratos também aparecerão na coluna "Faturados no Mês":

Faturando pela listagem "Exibir Todos"

1) Para faturar diretamente pela listagem, acesse a opção "Exibir todos" do menu suspenso do módulo:

2) Na listagem dos contratos, selecione o contrato desejado, e depois clique em "Faturar Agora":


Acompanhando o faturamento

Após solicitar o faturamento dos Contratos de Serviço, você pode acompanhar a resposta da prefeitura. Para isso, acesse o menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, e clique em "Contratos a Faturar":

O Omie demonstra através de uma representação em cores, em cada card de Contrato de Serviço, o que está acontecendo:

  • Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou.

  • Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura.

  • Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber também não.

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos.

Minha NFS-e foi rejeitada, e agora?

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela prefeitura, isso pode ocorrer por duas principais razões:

  • A prefeitura está fora do ar.
    Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a prefeitura está fora do ar e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente.

  • Alguma informação está errada na Ordem de Serviço, sendo criticada pela prefeitura. Para conferir exatamente o que a prefeitura te falou, acesse a aba "Comunicação com a Prefeitura" da Ordem de Serviço gerada pelo faturamento do contrato:

  • Marque a opção "Exibir todas as mensagens da comunicação com a Prefeitura". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a prefeitura retorna.

  • Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados, e isso varia muito de prefeitura para prefeitura. De forma geral, as mensagens são autoexplicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar a Ordem de Serviço e clicar no botão "Reenviar NFS-e". Dessa forma, o Omie enviará novamente a solicitação de faturamento para a prefeitura.

📌 Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo abaixo, pode ser muito útil:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?