Quando a integração automática está disponível, o Omie consegue integrar diretamente com a Prefeitura, enviando sua Ordem de Serviço para a Nota Fiscal ser gerada, agilizando ainda mais o seu processo de emissão.
Antes de começarmos, separamos alguns artigos com configurações necessárias para ocorrer o faturamento do Contrato de Serviço:
Ainda não emitiu nenhuma nota pelo Omie? Então leia o artigo:
Não sabe o que é integração automática com a Prefeitura? Separamos um artigo explicando detalhadamente:
Tópicos do Artigo:
Acessando o Contrato de Serviço
1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Serviços e NFS-e:
2) Você pode acessar o Contrato de Serviço, clicando em "Exibir Todos" ou em "Contratos a Faturar" no menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e:
Faturando o Contrato de Serviço
Atualmente, é possível faturar o Contrato de Serviço de duas formas, dependendo por qual parte do menu você acessou:
Faturando pelo Kanban (Contratos a Faturar)
Faturando pelo Kanban (Contratos a Faturar)
1) Acesse o kanban de Contratos de Serviço:
2) Em função da vigência e do dia do faturamento definido em cada contrato, já indicamos exatamente quais contratos devem ser faturados em cada dia. Você visualiza e confirma quais são esses caras analisando a coluna "Faturar Hoje":
3) Basta clicar no botão "Faturar Todos", conforme indicado na figura acima, e depois em "Começar agora":
4) Pronto! Todos os contratos que você tem que faturar no dia são processados, e nesse momento a solicitação de emissão da Nota Fiscal será enviada para prefeitura de seu município.🎉
💡 Toda vez que faturar pela opção "Faturar Todos", você receberá no seu e-mail um resumo do faturamento com detalhes da operação:
Além disso, os contratos também aparecerão na coluna "Faturados no Mês":
Acompanhando o faturamento
Após solicitar o faturamento dos Contratos de Serviço, você pode acompanhar a resposta da prefeitura. Para isso, acesse o menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, e clique em "Contratos a Faturar":
O Omie demonstra através de uma representação em cores, em cada card de Contrato de Serviço, o que está acontecendo:
Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou.
Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura.
Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber também não.
A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos.
Minha NFS-e foi rejeitada, e agora?
Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela prefeitura, isso pode ocorrer por duas principais razões:
A prefeitura está fora do ar.
Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a prefeitura está fora do ar e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente.
Alguma informação está errada na Ordem de Serviço, sendo criticada pela prefeitura. Para conferir exatamente o que a prefeitura te falou, acesse a aba "Comunicação com a Prefeitura" da Ordem de Serviço gerada pelo faturamento do contrato:
Marque a opção "Exibir todas as mensagens da comunicação com a Prefeitura". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a prefeitura retorna.
Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados, e isso varia muito de prefeitura para prefeitura. De forma geral, as mensagens são autoexplicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar a Ordem de Serviço e clicar no botão "Reenviar NFS-e". Dessa forma, o Omie enviará novamente a solicitação de faturamento para a prefeitura.
📌 Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo abaixo, pode ser muito útil: