Você é um(a) camarada de sorte. Quando a integração automática está disponível, o Omie consegue "conversar" diretamente com a prefeitura, enviando sua ordem de serviço para que a nota fiscal seja gerada, agilizando ainda mais o seu processo de emissão
Antes de começarmos, separamos alguns artigos importantes
Ainda não emitiu nenhuma nota pelo Omie? Então leia o artigo: Não sabe o que é integração automática com a prefeitura? Separamos um artigo explicando detalhadamente |
Acessando o Contrato de Serviço
Você pode acessar o Contrato de Serviço, clicando em "Exibir Todos" ou em "Contratos a Faturar" no menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e:
Faturando o Contrato
É possível faturar de duas formas, dependendo por qual parte do menu você acessou
Faturando pelo Kanban (Contratos a Faturar)
Em função da vigência e do dia do faturamento definido em cada contrato, já indicamos exatamente quais contratos devem ser faturados em cada dia. Você visualiza e confirma quais são esses caras analisando a coluna "Faturar Hoje"
Basta clicar no botão "Faturar Todos", conforme indicado na figura acima, e a mágica acontece :)
Todos os contratos que você tem que faturar no dia são processados, e nesse momento a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para prefeitura de seu município
📌 Toda vez que faturar pela opção "Faturar Todos", você receberá no seu e-mail um resumo do faturamento com detalhes da operação:
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Além disso, os contratos também passarão a aparecer na coluna "Faturados no Mês"
Faturando pela listagem "Exibir Todos"
Para faturar diretamente pela listagem, clique duas vezes no contrato desejado, e depois em "Faturar Agora":
Acompanhando o faturamento
Após solicitar o faturamento dos contratos de serviço, você pode (e deve) acompanhar a resposta da prefeitura. Para isso, acesse o menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, e clique em "Contratos a Faturar":
O Omie demonstra através de uma representação em cores, em cada card de contrato de serviço, o que está acontecendo:
Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou
Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura
Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber também não
A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos
Minha NFS-e foi rejeitada, e agora?Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela prefeitura, isso pode ocorrer por duas principais razões:
📌 Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo abaixo. Pode ser muito útil :) |