Uma das facilidades que a Omie traz para a sua empresa é a Emissão de Nota Fiscal de Serviços via Webservice. Para começar a utilizar esta opção, você deve realizar algumas configurações!
💡 Informações importantes
Antes de iniciar esta configuração no Omie, você precisa se credenciar junto a prefeitura de seu município para poder emitir as notas via Webservice. Seu contador pode te ajudar nesse processo.
Garanta que os dados de sua empresa estejam corretamente preenchidos no cadastro.
Importe seu "Certificado Digital A1".
Não sabe o que é um certificado digital? Nós te explicamos! Confira esse artigo: O que é um Certificado Digital?
Configurando a emissão da Nota Fiscal de Serviços
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse as configurações do App, clicando no ícone de engrenagem ⚙️ localizado no canto superior direito:
2) Na tela "Principais" clique em "1. Dados da Minha Empresa":
3) Para comunicação com as prefeituras e geração das notas fiscais ser possível, todos os principais dados da empresa devem estar corretamente preenchidos. Após o preenchimento, clique em "Salvar":
💡 Confira como configurar os dados de sua Empresa:
4) Além das informações principais, também serão necessários mais alguns dados. Acesse a aba "Inscrições, CNAE e Outros" e preencha os dados destacados abaixo. Após preencher os campos não se esqueça de clicar no botão "Salvar":
(1) Inscrição Municipal: Código que identifica sua empresa na prefeitura.
(2) Regime Tributário: É o perfil tributário que a sua empresa se encontra.
Possui dúvidas sobre o preenchimento dessas informações!? Seu contador pode te ajudar!
5) Agora, faremos preenchimento das configurações para emissão de nota fiscal de serviços!
Clique na aba "Nota Fiscal de Serviço" (1) e selecione a opção "Gerar Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços" (2):
6) Após selecionar a opção acima, clique no link "Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a geração da NFS-e":)
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para as gerações de NFS-e:
💡 A depender do município de sua empresa, as informações dessa tela podem mudar.
(1) Ambiente da NFS-e: Selecione o ambiente de NFS-e.
(2) Regime Especial de Tributação: Se trata de seu enquadramento fiscal/tributário junto a prefeitura. Essa informação deve ser verificada com sua contabilidade e/ou com a prefeitura de seu município.
(3) Cidade Prestação do Serviço: Selecione a Cidade Prestação de Serviços.
Dependendo da prefeitura, você deve indicar onde está prestando serviço. Isso afeta a apuração do seu imposto. Aqui você indica como quer que essa informação seja inicializada quando cadastrar uma nova ordem de serviço ou um novo contrato de serviço.
(4) Selecione na lista as configurações que deseja que sejam apresentadas na NFS-e:
Incentivador Cultural: Caso sua empresa seja enquadrada perante o Fisco como incentivador cultural, isso afeta a apuração do seu imposto, e você também deve verificar com seu contador.
Exibir quantidade e valor unitário para os itens da Nota Fiscal: Ao habilitar esta opção, além da descrição do serviço informado será também exibida a quantidade e o valor unitário cobrado por cada serviço.
Enviar informações das parcelas no e-mail: Envia as informações do parcelamento adotado para cobrar seu cliente no próprio corpo do e-mail com a NFS-e.
Exibir valor líquido na Nota Fiscal: Em caso de retenções, o valor líquido será exibido na NFS-e.
Não enviar Demonstrativo da NFS-e por e-mail.
Após preencher as informações, clique em "Confirmar" (6).
8) Agora você já pode iniciar o processo de emissão de Notas Fiscais de Serviço pelo Omie!
💡 Caso sua Prefeitura não possua integração para emissão via Webservice a partir do Omie, entre em contato com o nosso suporte e nos envie o PDF e XML de uma nota emitida diretamente na sua prefeitura, que no prazo de duas a três semanas conseguimos disponibilizar a integração com a prefeitura da sua cidade 🤗