Se você comprou um produto e ele chegou quebrado, ou não era o que você esperava, você pode realizar uma Devolução para o Fornecedor por meio de uma Nota Fiscal de Devolução. Vamos aprender nesse artigo como fazer isso!
⚠️ Importante
A Devolução ao Fornecedor, gera automaticamente uma Conta a Receber com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor gerado na compra.
Por exemplo, se sua compra deu R$ 100,00 e você devolveu um produto que custava R$ 25,00, o sistema vai registrar uma Conta a Receber de R$ 25,00. Assim, no seu Extrato final, você verá:
R$ 100,00 (Compra)
R$ 25,00 (Devolução)
Total do Extrato: R$ 75,00
A Conta a Pagar não será modificada, apenas o resultado do seu Extrato!
Tópicos do Artigo
Criando a Devolução de Compra
1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Compras, Estoque e Produção:
2) Acesse o Menu Suspenso passando o cursor do seu mouse sobre o módulo "Compras, Estoque e Produção":
3) Localize o grupo de "Compra de Produto" e clique em "Etapas das Compras":
4) O sistema exibirá a tela do Kanban, onde você encontrará seus pedidos de compra, CT-e e Notas de Entrada.
Utilize o campo de pesquisa para localizar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota e após digitar a informação, pressione Enter (1). Em seguida, dê dois cliques no card para abrir a nota (2):
5) Ao abrir a nota, clique no botão "Devolver" no menu ao lado esquerdo:
6) Clique no botão "Sim" para confirmar a devolução:
Preenchendo os Dados da Devolução
1) Após a confirmação, o sistema te levará para a tela de devolução, e você deve preencher os campos abaixo:
(1) Motivo da Devolução: Selecione um motivo para a devolução. Você pode escolher um motivo já cadastrado ou criar um novo.
O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE.
(2) Editar Item: Permite que você edite os itens que compõem a Devolução. Se precisar, selecione o item e clique em "Editar Item" para ajustar as informações do produto.
(3) Excluir item: Use essa opção para remover um item que não será devolvido.
💡 Dica: Além disso, na aba de "Informações Adicionais" você também pode preencher os Dados Adicionais para a Nota Fiscal, alterar outros detalhes da NF-e e marcar se essa operação é para Consumo Final:
Ajustando as Informações dos Itens
1) Nesta aba de "Itens da Devolução", você encontrará todos os itens da Nota de Entrada relacionados. Clique duas vezes em cada item para configurar os detalhes da devolução:
2) O sistema abrirá o item da Devolução, e nele você irá conferir e parametrizar os seguintes campos:
(1) Quantidade: Preencha a quantidade que está sendo devolvida. Se for uma devolução parcial ajuste a quantidade neste campo.
(2) Local de Estoque: Selecione o local de estoque no qual, a movimentação de saída dos produtos será feita
(3) CFOP: É um código que identifica a operação de venda ou devolução. Consulte seu contador para saber qual usar.
3) Além disso, você também deve preencher os dados dos tributos envolvidos, como ICMS, IPI, PIS e COFINS:
💡 Seu contador é a melhor pessoa para te ajudar. Ele pode te dizer como preencher cada campo, já que isso depende do tipo de empresa, do produto que você está devolvendo e da operação que está fazendo.
4) Após o preenchimento, lembre-se de salvar:
Concluindo a Devolução
1) Após salvar as informações do Item, volte para a tela inicial da devolução:
2) Na tela inicial da devolução, clique no botão "Conferir" para revisar as informações:
3) Se tudo estiver correto, você pode gerar uma pré-nota clicando em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)":
4) Quando estiver tudo certo, finalize clicando em "Concluir Agora":
Visualizando a Pré-Nota
Como indicado no tópico acima, quando você clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)", o sistema irá gerar o PDF com a Pré-Nota neste modelo:
Acompanhando a SEFAZ
Após solicitar a Devolução ao Fornecedor você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
1) Acesse o menu de "Compras, Estoque e Produção" e no grupo de "Devolução ao Fornecedor" clique em "Exibir todas":
2) Na coluna "Situação" o Omie te mostrará o status da sua solicitação:
Podendo ser:
(1) ✓ Concluído: A devolução foi autorizada e a conta a receber foi gerada.
(2) Aguardando retorno da SEFAZ: A solicitação está sendo analisada.
(3) Pendente: A devolução ainda não foi concluída.
(4) Rejeitada: A devolução foi negada pela SEFAZ.
(5) × Cancelado: A nota fiscal foi cancelada.
O sistema atualiza automaticamente a situação a cada 10 segundos.
💡 Dicas
Acompanhando a Emissão da NF-e:
Você também pode acompanhar a emissão pelo Painel de NF-e:
Acompanhando a Conta a Receber gerada:
No módulo de “Finanças” você pode visualizar a Conta a Receber gerada pela devolução, para isso no meu suspenso localize o tópico de Contas a Receber e clique em “Exibir Todas":
📌 Rejeição SEFAZ
Quando a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) rejeita sua solicitação de nota fiscal, isso pode acontecer por dois motivos principais:
1) A SEFAZ está fora do ar: Às vezes, a SEFAZ fica fora do ar, e nesse caso, você não precisa se preocupar. O sistema Omie reconhece isso e tenta enviar sua solicitação novamente automaticamente.
2) Informação errada: Se alguma informação na sua devolução estiver incorreta, a SEFAZ vai rejeitar. Para te ajudar, preparamos um artigo que explica as rejeições mais comuns e como você pode resolver cada uma delas.