Você comprou a mercadoria, mas ao receber, um desses produtos veio quebrado ou em desacordo comercial? Não se preocupe, você pode criar uma nota fiscal de devolução para o fornecedor!
⚠️ Importante
A devolução ao fornecedor, gera automaticamente uma conta a receber com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor gerado na compra.
Ou seja, se você fez uma compra de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00. O sistema vai gerar uma conta a receber de R$ 25,00 referente a devolução.
No extrato final, será apresentado:
R$ 100,00 (Compra)
R$ 25,00 (Devolução)
Total do extrato: R$ 75,00
A conta a pagar não será modificada, apenas o resultado do seu extrato!
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Criando a devolução de compra
Acessando o Menu de Compras, Estoque e Produção, clique na opção "Etapas das Compras" no grupo Compra de Produto:
Na tela de kanban apresentada:
1) Utilize esse campo para pesquisar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota;
2) Dê dois cliques no card para abrir a nota:
Ao acessar a nota, clique no botão "Devolver":
Clique no botão "Sim" para confirmar a devolução:
Preenchendo os dados da devolução
Será apresentada a seguinte tela:
1) Motivo da Devolução: motivo pela desistência da compra. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo e o melhor de tudo, é no próprio campo
O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE
2) Editar os itens que compõem a Devolução: selecione o item e clique no botão "Editar Item", para abrir as características do produto
3) Excluir item: clique aqui caso o item não faça parte da devolução ao fornecedor
Ajustando as informações dos itens
Para realizar a devolução total do pedido, basta informar as seguintes informações:
1) Quantidade: quantidade que está sendo devolvida do produto
2) CFOP: o CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo.
Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar!
Além disso, você pode conferir os impostos envolvidos na devolução:
Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos.
📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento fiscal de sua empresa x o produto que você está devolvendo x o tipo de operação que está sendo realizada. |
Concluindo a Devolução
Clique no botão "Conferir" para verificar se todas as informações estão corretas:
Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver correto, clique no botão "Concluir Agora":
Pré-nota
Ao clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)", o sistema irá gerar o PDF com a pré-nota:
Acompanhando a SEFAZ
Após solicitar a devolução ao fornecedor você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Acesse o menu de "Compras, Estoque e Produção" e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução ao Fornecedor:
Na coluna "Situação" o Omie demonstrará o que está acontecendo com essa nota, conforme indicado na figura abaixo:
✓ Concluído: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a conta a receber será gerada no módulo "Finanças", assim como serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos devolvidos
• Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
• Pendente: são pedidos de devoluções que ainda não foram concluídos (faturados)
• Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada!
× Cancelado: são notas fiscais canceladas
A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos.
💡 #DicasDoBem
📌 Rejeição SEFAZ
Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:
A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a SEFAZ está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente
Alguma informação está errada na devolução e foi criticada pela SEFAZ, e para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉
📌 Separamos alguns artigos que podem te ajudar bastante:
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