Sabemos que hoje é necessário possuir um aplicativo Omie para cada CNPJ, mas se sua empresa faz parte de um grupo de empresas como, por exemplo, uma matriz e filiais, é possível otimizar o seu tempo com nossa ferramenta de compartilhamento de cadastros! 🎉 🎊
Com essa funcionalidade, ao invés de realizar os cadastros de produtos e cadastro de clientes em cada CNPJ e atualizá-los manualmente sempre que houver qualquer alteração, você consegue otimizar sua operação replicando os cadastros entre um aplicativo Origem e Destino, garantindo que as informações sejam automaticamente atualizadas. 😉
Nesse artigo, abordaremos quais cadastros poderão ser compartilhados, como ativar e configurar essa ferramenta e responderemos as principais dúvidas sobre o tema.
Tópicos do Artigo
🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Quais cadastros poderei compartilhar?
Cadastro de Cliente e Fornecedores: Se seu grupo de empresas trabalha com a mesma lista de Clientes e Fornecedores, essa ferramenta será perfeita para potencializar sua operação, evite o retrabalho de cadastrar todos esses CPFs e CNPJs em todos os aplicativos, ative agora o compartilhamento e tenha seus cadastros sincronizados! 🚀
📌 Os clientes e fornecedores que não possuírem CNPJ/CPF no cadastro não serão sincronizados no processo de compartilhamento.
Cadastro de Produtos: Se seu grupo de empresas trabalha com os mesmos itens, otimize agora seu tempo sincronizando o cadastro de produtos. Desta forma, você não precisará replicar as atualizações produto a produto em todas as empresa.
Em vez disso, basta atualizar o cadastro em uma empresa autorizada para edições, e a sincronização garantirá que os produtos nas outras empresas estejam sempre atualizados automaticamente.📌 O Saldo de Estoque e Tabelas de Preço não serão compartilhadas entre os aplicativos.
Ativando o Compartilhamento de Cadastros
⚠️ Dica: Verifique nas configurações das empresas se a validação de unicidade de cadastros está ativada:
Se os aplicativos DESTINO contiverem cadastros que são idênticos ou semelhantes aos do aplicativo ORIGEM, a configuração de validação de unicidade pode ajudar a evitar problemas de sobreposição e duplicação.
1) Após realizar o login no Omie, na página de "Meus Aplicativos", encontre a empresa Origem que possui os cadastros, clique na engrenagem ⚙️ (1), e depois em "Resumo do App" (2), conforme indicado na figura abaixo:
2) Na tela "Resumo do Aplicativo", localize na área "Grupo de Empresas", clique em "Editar grupo de empresas":
3) Clique em "Cadastros Compartilhados":
4) Aqui, você definirá alguns pontos sobre a empresa "Origem", sendo eles:
O que deseja sincronizar?
Nessa etapa, você irá indicar quais cadastros serão sincronizados entre as empresas.Permissões da empresa atual (Origem)
Defina quais permissões essa empresa origem possuirá nesse compartilhamento:
⚠️ DICA: Certifique-se de que a empresa selecionada como Origem no passo (1) é realmente a que possui os produtos mais atualizados. Ao ativar o compartilhamento, os produtos serão atualizados com base nas informações da empresa Origem, e essa configuração não pode ser revertida.
5) Agora, vamos vincular as empresas "destino":
1. Clique em "Adicionar Empresas":
2. Será demonstrada a listagem de empresas que você possui acesso, selecione aquela(s) que deseja incluir no sincronismo:
3. E clique em "Adicionar":
💡 Caso haja algum problema ao ativar o Compartilhamento de cadastros, entre em contato com o nosso Suporte. 😄
4. Agora, você definirá as permissões das empresas "DESTINO". Escolha quais ações são permitidas: inclusão, edição e exclusão de cadastros.
⚠️ ESSA OPERAÇÃO É IRREVERSÍVEL
Todos os dados da empresa que você está configurando (origem) serão compartilhados com o(s) outro(s) aplicativo(s) (destino), conforme as configurações que você definiu.
6) O Omie demonstrará um aviso, é muito importante ler atentamente as informações:
7) Quando tudo estiver certo, clique em "Confirmar e ativar o sincronismo" e tudo estará sincronizado 😎:
Removendo o Compartilhamento de Cadastros
A qualquer momento, você pode optar por interromper o sincronismo de cadastros.
É importante ressaltar que, ao remover o compartilhamento, os cadastros previamente sincronizados serão mantidos no aplicativo destino, porém não haverá mais atualização automática a partir desse momento em diante.
1) Acesse os "Meus Aplicativos, clique na engrenagem, e depois em "Resumo do App", conforme indicado na figura abaixo:
2) Na tela "Resumo do Aplicativo", localize na área "Grupo de Empresas", clique em "Editar grupo de empresas":
3) Clique em "Editar":
4) Aqui, você poderá selecionar a empresa a ser retirada do sincronismo, e é só clicar em "Remover", e em seguida, "Salvar Alterações":
Pronto, sincronismo removido. 🚫
Perguntas Frequentes:
Quais informações de Produtos serão compartilhados?
Quais informações de Produtos serão compartilhados?
Descrição;
Código do Produto;
Unidade de Medida;
Código NCM;
Código EAN;
Preço unitário de venda;
Origem;
Tipo do Produto;
CEST;
Fornecedores;
Família de Produto;
Características;
Estruturas;
Imagens e anexos.
Quais informações de Clientes e Fornecedores serão compartilhados?
Quais informações de Clientes e Fornecedores serão compartilhados?
CNPJ/CPF;
Razão Social/ Nome Completo;
Nome Fantasia/ Nome Abreviado;
Endereço;
Telefone;
E-mail;
Características;
Vendedores;
Imagens e anexos.
A sequência de código do Produto mudou após o compartilhamento, por quê?
A sequência de código do Produto mudou após o compartilhamento, por quê?
Ao realizar o compartilhamento de cadastros, os códigos sugeridos na inclusão de novos produtos seguirão uma numeração sequencial distinta, definida internamente e segue um padrão aleatório. Exemplo: PRD09127656534.
Essa sequência é fixa e não pode ser alterada ou redefinida posteriormente.
No entanto, durante a inclusão dos novos produtos você pode personalizar os códigos manualmente, conforme suas preferências e necessidades.
O que é aplicativo "Origem" e "Destino"?
O que é aplicativo "Origem" e "Destino"?
O Aplicativo Origem é a empresa do ponto inicial do compartilhamento, iremos pegar os cadastros inseridos nessa empresa origem e migrar para outra empresa destino.
O Aplicativo Destino é a empresa que receberá os dados desses compartilhamento, todos os cadastros criados previamente nesse aplicativo destino serão substituídos pelos cadastros do aplicativo origem.
Vamos entender com um exemplo prático:
Na Empresa A, existem 5.000 cadastros. Na Empresa B, há uma quantidade menor de cadastros, resultando em uma diferença de cadastros entre elas:
Você pode optar por transformar a empresa A como Origem, desta forma os seus cadastros serão replicados para a empresa B, otimizando o tempo que você passaria cadastrando-os manualmente:
Após a confirmação do compartilhamento, os cadastros serão sincronizados, potencializando sua operação em relação à inclusão, atualização e exclusão de cadastros: