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Compartilhamento de Cadastros entre Aplicativos
Compartilhamento de Cadastros entre Aplicativos

Neste artigo, descubra como compartilhar os cadastros de clientes e produtos entre os seus aplicativos, e também como remover o sincronismo

Ketilyn Vasconcelos avatar
Escrito por Ketilyn Vasconcelos
Atualizado há mais de 2 meses

Sabemos que hoje é necessário possuir um aplicativo Omie para cada CNPJ, mas se sua empresa faz parte de um grupo de empresas como, por exemplo, uma matriz e filiais, é possível otimizar o seu tempo com nossa ferramenta de compartilhamento de cadastros! 🎉 🎊

Com essa funcionalidade, ao invés de realizar os cadastros de produtos e cadastro de clientes em cada CNPJ e atualizá-los manualmente sempre que houver qualquer alteração, você consegue otimizar sua operação replicando os cadastros entre um aplicativo Origem e Destino, garantindo que as informações sejam automaticamente atualizadas. 😉

Nesse artigo, abordaremos quais cadastros poderão ser compartilhados, como ativar e configurar essa ferramenta e responderemos as principais dúvidas sobre o tema.

Tópicos do Artigo

🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:


Quais cadastros poderei compartilhar?

  • Cadastro de Cliente e Fornecedores: Se seu grupo de empresas trabalha com a mesma lista de Clientes e Fornecedores, essa ferramenta será perfeita para potencializar sua operação, evite o retrabalho de cadastrar todos esses CPFs e CNPJs em todos os aplicativos, ative agora o compartilhamento e tenha seus cadastros sincronizados! 🚀

    📌 Os clientes e fornecedores que não possuírem CNPJ/CPF no cadastro não serão sincronizados no processo de compartilhamento.

  • Cadastro de Produtos: Se seu grupo de empresas trabalha com os mesmos itens, otimize agora seu tempo sincronizando o cadastro de produtos. Desta forma, você não precisará replicar as atualizações produto a produto em todas as empresa.

    Em vez disso, basta atualizar o cadastro em uma empresa autorizada para edições, e a sincronização garantirá que os produtos nas outras empresas estejam sempre atualizados automaticamente.

    📌 O Saldo de Estoque e Tabelas de Preço não serão compartilhadas entre os aplicativos.


Ativando o Compartilhamento de Cadastros

⚠️ Dica: Verifique nas configurações das empresas se a validação de unicidade de cadastros está ativada:

image.png

Se os aplicativos DESTINO contiverem cadastros que são idênticos ou semelhantes aos do aplicativo ORIGEM, a configuração de validação de unicidade pode ajudar a evitar problemas de sobreposição e duplicação.

1) Após realizar o login no Omie, na página de "Meus Aplicativos", encontre a empresa Origem que possui os cadastros, clique na engrenagem ⚙️ (1), e depois em "Resumo do App" (2), conforme indicado na figura abaixo:


2) Na tela "Resumo do Aplicativo", localize na área "Grupo de Empresas", clique em "Editar grupo de empresas":


3) Clique em "Cadastros Compartilhados":

4) Aqui, você definirá alguns pontos sobre a empresa "Origem", sendo eles:

  1. O que deseja sincronizar?
    Nessa etapa, você irá indicar quais cadastros serão sincronizados entre as empresas.

  2. Permissões da empresa atual (Origem)
    Defina quais permissões essa empresa origem possuirá nesse compartilhamento:

⚠️ DICA: Certifique-se de que a empresa selecionada como Origem no passo (1) é realmente a que possui os produtos mais atualizados. Ao ativar o compartilhamento, os produtos serão atualizados com base nas informações da empresa Origem, e essa configuração não pode ser revertida.

5) Agora, vamos vincular as empresas "destino":

  • 1. Clique em "Adicionar Empresas":

  • 2. Será demonstrada a listagem de empresas que você possui acesso, selecione aquela(s) que deseja incluir no sincronismo:

  • 3. E clique em "Adicionar":

💡 Caso haja algum problema ao ativar o Compartilhamento de cadastros, entre em contato com o nosso Suporte. 😄

  • 4. Agora, você definirá as permissões das empresas "DESTINO". Escolha quais ações são permitidas: inclusão, edição e exclusão de cadastros.

  • 5. Então, é só clicar em "Salvar Alterações", no canto inferior direito, conforme exemplo:

⚠️ ESSA OPERAÇÃO É IRREVERSÍVEL

Todos os dados da empresa que você está configurando (origem) serão compartilhados com o(s) outro(s) aplicativo(s) (destino), conforme as configurações que você definiu.

6) O Omie demonstrará um aviso, é muito importante ler atentamente as informações:

7) Quando tudo estiver certo, clique em "Confirmar e ativar o sincronismo" e tudo estará sincronizado 😎:


Removendo o Compartilhamento de Cadastros

A qualquer momento, você pode optar por interromper o sincronismo de cadastros.

É importante ressaltar que, ao remover o compartilhamento, os cadastros previamente sincronizados serão mantidos no aplicativo destino, porém não haverá mais atualização automática a partir desse momento em diante.

1) Acesse os "Meus Aplicativos, clique na engrenagem, e depois em "Resumo do App", conforme indicado na figura abaixo:

2) Na tela "Resumo do Aplicativo", localize na área "Grupo de Empresas", clique em "Editar grupo de empresas":

3) Clique em "Editar":

4) Aqui, você poderá selecionar a empresa a ser retirada do sincronismo, e é só clicar em "Remover", e em seguida, "Salvar Alterações":

Pronto, sincronismo removido. 🚫


Perguntas Frequentes:

Quais informações de Produtos serão compartilhados?

  • Descrição;

  • Código do Produto;

  • Unidade de Medida;

  • Código NCM;

  • Código EAN;

  • Preço unitário de venda;

  • Origem;

  • Tipo do Produto;

  • CEST;

  • Fornecedores;

  • Família de Produto;

  • Características;

  • Estruturas;

  • Imagens e anexos.

Quais informações de Clientes e Fornecedores serão compartilhados?

  • CNPJ/CPF;

  • Razão Social/ Nome Completo;

  • Nome Fantasia/ Nome Abreviado;

  • Endereço;

  • Telefone;

  • E-mail;

  • Características;

  • Vendedores;

  • Imagens e anexos.

A sequência de código do Produto mudou após o compartilhamento, por quê?

Ao realizar o compartilhamento de cadastros, os códigos sugeridos na inclusão de novos produtos seguirão uma numeração sequencial distinta, definida internamente e segue um padrão aleatório. Exemplo: PRD09127656534.

Essa sequência é fixa e não pode ser alterada ou redefinida posteriormente.

No entanto, durante a inclusão dos novos produtos você pode personalizar os códigos manualmente, conforme suas preferências e necessidades.

O que é aplicativo "Origem" e "Destino"?

O Aplicativo Origem é a empresa do ponto inicial do compartilhamento, iremos pegar os cadastros inseridos nessa empresa origem e migrar para outra empresa destino.

O Aplicativo Destino é a empresa que receberá os dados desses compartilhamento, todos os cadastros criados previamente nesse aplicativo destino serão substituídos pelos cadastros do aplicativo origem.

Vamos entender com um exemplo prático:

Na Empresa A, existem 5.000 cadastros. Na Empresa B, há uma quantidade menor de cadastros, resultando em uma diferença de cadastros entre elas:

Você pode optar por transformar a empresa A como Origem, desta forma os seus cadastros serão replicados para a empresa B, otimizando o tempo que você passaria cadastrando-os manualmente:

Após a confirmação do compartilhamento, os cadastros serão sincronizados, potencializando sua operação em relação à inclusão, atualização e exclusão de cadastros:


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