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Configurando a cobrança bancária do Uniprime - 099

Neste artigo, descubra como configurar e emitir boletos no Omie utilizando o Uniprime.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de uma semana

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Uniprime e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.

Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.

💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.


Configurando a cobrança bancária via Uniprime

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:

3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Uniprime já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Se você ainda não cadastrou sua conta, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Uniprime no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Para dar início à configuração, você poderá inserir algumas informações, incluindo:

  • % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  • % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  • Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.

  • Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.

  • Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".

6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique na frase indicada abaixo do quadro amarelo:

7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança, e por fim, clique em "Confirmar".

  • (1) Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  • (2) Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.

  • (3) Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.

💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.

  • (4) Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.

  • (5) Nome da Unicred Singular: Nomenclatura do Arquivo do banco com relação a cobrança bancária para sua conta corrente. Esse nem o Papa sabe, só seu gerente mesmo.

  • (6) Dias para Protesto Automático (a partir do vencimento): Os "Dias para Protesto Automático" referem-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.

​8) Ao final da configuração de informações obrigatórias, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":

9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente:

  • (1) Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.

  • (2) Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.

  • (3) Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.

  • (4) Última Remessa Enviada. Ao preencher este campo, o próximo arquivo da remessa de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.

  • (5) Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".

10) E pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.

Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 😉

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