Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do J. P. Morgan e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária via J. P. Morgan
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do J. P. Morgan já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do J. P. Morgan no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá inserir algumas informações, incluindo:
% de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
% de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique na frase indicada abaixo do quadro amarelo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança, e por fim, clique em "Confirmar".
(1) Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
(2) Conta Corrente: Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.
(3) Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.
💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.
(4) Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.
(5) Dias para Cancelamento ou Devolução Automático: Este campo refere-se ao número de dias para haver o cancelamento ou devolução. Código que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Isso você também consulta com seu amigo gerente.
(6) Dias para Protesto ou Negativação Automática: Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
(7) Código do Flash: O Código Flash é uma sequência de números que identifica dados importantes para a instituição financeira para a geração dos boletos bancários. Consulte o seu gerente.
📌 Informações importantes da Carteira de Cobrança 21
8) Ao final da configuração de informações obrigatórias, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente:
(1) Espécie para Boletos: Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.
(2) Espécie para a Remessa CNAB: Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.
(3) Último "Nosso Número" Gerado: Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(4) Salvar e Fechar: Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) E pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 😉