Preparamos uma lista de perguntas frequentes, divididas por temas para facilitar sua busca!
Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta. 😄
FAQ Link de Pagamento (Justa)
Sobre as Tarifas
Sobre o Link de Pagamento
Sobre o recebimento de valores via Link de Pagamento
A Omie responde 😉
Sobre as Tarifas
1) Quais são as tarifas para utilização do Link de Pagamento?
2) Como funciona o cálculo da tarifa do Link de Pagamento?
Separamos um artigo que explica e demonstra o cálculo da tarifa do Link de Pagamento.
3) A tarifa pode ser repassada para o meu cliente?
Atualmente, o valor da tarifa é incluído no valor total da Conta a Receber. Desta forma, não é possível realizar um repasse automático ao seu cliente.
Caso seja necessário realizar o repasse, é possível criar a Conta a Receber com o valor adicional da tarifa.
4) Em que momento sou cobrado pela tarifa sobre o valor da transação?
A cobrança da tarifa acontecerá apenas na liquidação dos recebíveis, ou seja, no momento em que você recebe os valores na conta bancária escolhida.
Logo, se o Link de Pagamento não for pago, a tarifa não será aplicada.
Sobre o Link de Pagamento
5) Quais são os limites mínimos e máximos para as cobranças via Link de Pagamento?
Separamos um artigo detalhando os limites de cobrança e pagamento, e explica como aumentar os limites diários e mensais:
💡 Consultando seus limites
Você pode acompanhar os seus limites diário e mensal pelo extrato da conta corrente “Justa + Omie” pelo seu Omie.
6) Quais bandeiras são aceitas pelo Link de Pagamento?
Visa;
Mastercard;
Elo;
AmericanExpress (AmEx);
Hipercard;
Cabal
7) Em quantas parcelas o meu cliente pode pagar através do link?
O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes, e você tem a opção de configurar o número máximo de parcelas disponíveis para o seu cliente.
💡 Lembrando que:
Para vender parcelado você deve configurar na conta corrente Justa + Omie o número máximo de parcelas que o sacado pode pagar os seus links, e gerar apenas 1 link por Conta a Receber.
Para definir o limite máximo de parcelas que seus clientes podem escolher ao efetuarem o pagamento por meio dos links, acesse a Conta Corrente "Justa + Omie". Em seguida, clique na aba "Link de Pagamentos" (1) e preencha o campo "Parcelamento no Cartão" (2):
8) O meu cliente pode pagar o Link de Pagamento após a data de vencimento da Conta a Receber?
Não. O Link de Pagamento expira um dia após a data de Previsão de Recebimento da Conta a Receber associada a ele.
Ou seja, o Link fica inválido e não é possível mais possível acessá-lo ou pagá-lo.
💡 A tarifa só será cobrada caso o Link de Pagamento seja liquidado.
9) Esse produto está disponível para clientes do Itaú Meu Negócio?
Sim!
Sobre o recebimento de valores via Link de Pagamento
10) Quantos dias leva para eu receber na minha conta o valor pago pelo meu cliente?
Isso depende do seu plano e do número de parcelas que o seu cliente escolheu pagar.
💡 O repasse do valor acontecerá no prazo do plano adquirido, até às 14h.
No Plano Padrão
No caso de vendas pagas no crédito à vista (parcela única): O recebimento ocorre em 30 dias a partir da data do pagamento (D+30).
No caso de vendas parceladas: O recebimento é realizado a cada 30 dias, considerando cada parcela paga.
💡 Exemplo: Suponha que você tenha criado um link e seu cliente optou por efetuar o pagamento em 3 parcelas. Os valores correspondentes a cada parcela serão creditados em sua conta nos intervalos de 30, 60 e 90 dias, contados a partir da data em que o seu cliente realizou o pagamento do link.
No Plano Antecipado
A ativação desse Plano está sujeita a uma avaliação pela Justa.
Você receberá os valores de todas as parcelas em apenas 7 dias (D+7).
Gostou dessa oportunidade e quer saber mais? Entre em contato conosco através do Suporte Omie.
11) É possível antecipar o prazo de recebimento do valor?
Sim! Agora, além do Plano Padrão (D+30), temos o Plano Antecipado!
O Plano Antecipado do Link de Pagamento pode ser liberado após uma avaliação da Justa, e com ele, você receberá o valor de todas as parcelas em apenas 7 dias (D+7).
Conheça os benefícios do plano antecipado:
Venda mais oferecendo mais prazo para os seus clientes.
Mais fôlego para o seu fluxo de caixa.
Melhora da saúde financeira da sua empresa.
Gostou dessa oportunidade e quer saber mais? Entre em contato conosco através do Suporte Omie.
12) É possível acompanhar se houve algum erro no Pagamento via Link?
Para facilitar o acompanhamento do status das suas cobranças, agora é possível verificar no histórico da sua Conta a Receber se ocorreu algum problema no pagamento do Link.
Além disso, você terá acesso a detalhes adicionais sobre o erro.
Para saber mais, acesse:
13) É possível saber se meu cliente pagou o link e quando vou receber na minha conta bancária?
Sim! Existem algumas formas de saber que o Link foi pago pelo sacado.
Através da Conta a Receber, ao acessar o Link de Pagamento gerado, você verá a confirmação de que o pagamento foi efetuado com sucesso.
Após o pagamento, Conta a Receber vinculada ao Link adquire o status de "Recebido" e é liquidada automaticamente.
Para verificar quando você receberá o valor em sua conta, basta consultar o extrato da conta corrente "Justa + Omie" ou da conta corrente que você escolheu para receber os valores.
Na tela do extrato, aplique os seguintes filtros:
Coluna de Situação = "Previsto"
Coluna de Cliente ou Fornecedor = "Transf. Justa + Omie"
Para visualizar os totais, clique com o botão direito do mouse em cima da listagem apresentada e depois em "Exibir Totais":
Prontinho, com os totais exibidos, é possível verificar o valor que irá receber 😉
14) É possível saber em quantas vezes o meu cliente pagou um link?
Sim! A visualização das informações está disponível no registro de recebimento da Conta a Receber ou Extrato da conta "Justa + Omie", conforme exemplificado abaixo:
Através da Conta a Receber.
Na conta a receber de interesse, acesse a aba "Recebimentos" e dê um duplo clique no registro de recebimento, conforme exemplo:
No Extrato da Conta Justa + Omie
Acesse o Extrato da Omie + Justa. Então, localize o lançamento de interesse e clique em "Abrir Lançamento":
15) O que é o valor de R$ 0,01 que aparece no meu extrato?
Na abertura da conta, esse valor é enviado para confirmação dos dados bancários, sendo esta informação destacada na observação do lançamento.
16) É possível alterar a conta para a qual os recebimentos são transferidos automaticamente?
Sim! Após a abertura da conta, caso necessário, você poderá alterar qual será a conta corrente de mesma titularidade da sua empresa que receberá todos os valores recebidos na Justa.
Para isso, acesse o extrato da Conta Justa + Omie e clique em "Consultar Resumo e Limites"
Então, selecione outra conta corrente previamente cadastrada no Omie, que tenha a mesma titularidade da sua empresa, para qual serão transferidos os recebimentos automaticamente:
💡 Dicas Omie:
Para que a conta corrente cadastrada seja exibida como opção neste campo, é necessário preencher os campos "Agência" e "Conta" no seu cadastro.
Se você é um cliente Omie.CASH, terá a possibilidade de receber os valores por meio dele.
17) Disputa de chargeback: como defender e comprovar a venda
Vendas contestadas, conhecidas como chargebacks, ocorrem quando o cliente que realizou a compra solicita ao emissor do cartão o cancelamento da transação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como o não reconhecimento da compra ou a não entrega do produto adquirido.
Quando ocorrer um chargeback em uma cobrança feita via Link de Pagamento Omie, é fundamental, para seguir com a defesa, apresentar documentos que comprovem a legitimidade da venda. Esses comprovantes devem demonstrar que a transação foi realizada de forma correta e que os motivos apresentados pelo cliente ou pelo banco são improcedentes.
Solicitamos o envio da documentação listada abaixo para análise, no prazo de até 2 dias corridos após o recebimento da notificação por e-mail:
Documento pessoal do titular do cartão (RG ou CNH frente e verso);
Nota Fiscal emitida pelo estabelecimento;
Contrato de Prestação de Serviço e/ou Contrato de Compra e Venda;
Recibo ou declaração.
É necessário que estes contenham:
Descrição detalhada de todos os produtos vendidos ou serviços prestados;
Todos os detalhes do acordo firmado entre o estabelecimento e o titular do cartão, inclusive com data ou previsão de entrega, além das demais informações pertinentes aos serviços prestados;
Assinatura do responsável do estabelecimento e do titular do cartão – as assinaturas devem ser as mesmas dos documentos pessoais de cada um;
O valor dos comprovantes deverá ser igual ao valor da transacionado via Link de Pagamento.
Lembrando que:
Exceções não serão permitidas para casos de assinaturas divergentes ou abreviadas;
Todos os documentos deverão ser enviados em formato PDF para o email linkdepagamento@omie.com.br, sempre com o CPF ou CNPJ do estabelecimento;
Não serão aceitas fotos ou documentos recebidos por qualquer outro meio que não seja o e-mail acima;
Temos a obrigatoriedade de manter a guarda e segurança de dados confidenciais dos estabelecimentos e titulares dos cartões, portanto, nenhuma exceção será permitida;
Não serão aceitos documentos pessoais em mau estado conservação, ou fora do prazo permitido: RG com mais de 10 anos desde a expedição ou CNH fora da validade;
Não serão aceitos documentos, comprovantes e assinaturas em nome de terceiros.