Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do QI Tech e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária via QI Tech
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do QI Tech já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do QI Tech no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá inserir algumas informações, incluindo:
% de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
% de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique na frase indicada abaixo do quadro amarelo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança, e por fim, clique em "Confirmar".
(1) Agência: Confirme o número da agência.
(2) Conta Corrente: Confirme o número da conta corrente.
(3) Carteira de Cobrança: Indique a Carteira de Cobrança que deseja utilizar.
💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.
(4) Tipo de Remessa: Tipo de remessa para você enviar seus títulos para o banco via CNAB.
(5) Código do Convênio: Código que identifica sua empresa no banco para as operações de cobrança. Isso você também consulta com seu amigo gerente.
(6) Dias para Protesto Automático. Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
8) Ao final da configuração de informações obrigatórias, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, de acordo com as orientações fornecidas pelo seu gerente:
(1) Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.
(2) Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.
(3) Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(4) Última Remessa Enviada. Ao preencher este campo, o próximo arquivo da remessa de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(5) Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) E pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 😉