Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
SPED ECF - Geração e Conferência
SPED ECF - Geração e Conferência

Como gerar e conferir o SPED ECF no OneFlow

Marcos Hermes avatar
Escrito por Marcos Hermes
Atualizado há mais de uma semana

Para gerar o arquivo do SPED ECF dentro do OneFlow basta seguir as seguintes etapas:

Configuração da Obrigação

  1. Dentro do OneFlow do cliente desejado, acesse a opção da “Configuração da empresa” (No canto superior da tela):

2. Na tela que será aberta, acesse o botão de “Obrigações” que fica dentro da coluna Fiscal para poder inserir uma nova obrigação fiscal para essa empresa.

3. Na tela que será aberta, clique na opção Incluir:

4. Na Inclusão de Obrigações, indique no campo “Obrigações” (1) a opção: “SPED ECF Contábil Fiscal”

Ao selecionar essa opção, o sistema irá demonstrar duas abas logo abaixo: Configuração da ECF (2) e Signatários (3).

5. Na aba de Configuração da ECF você deverá selecionar o tipo de escrituração conforme o enquadramento da empresa, onde:

  • A opção “Obrigada a entregar a ECF ou entrega facultativa” deverá ser selecionada caso você tenha gerado o SPED ECD da empresa (por dentro do OneFlow, ou não) para aquele exercício. Essa opção fará com que o sistema gere o arquivo ECF, e dentro do validador será exigido a recuperação da ECD entregue para complemento dos registros contábeis necessários.

  • A opção “Não obrigada a entregar a ECD/Livro caixa” deverá ser selecionada caso a empresa selecionada não tenha realizado a entrega do SPED ECD, porém esteja obrigada a entrega do SPED ECF.

    Essa opção fará com que o sistema gere todos os registros necessários como: Balanço, DRE e Livro Caixa, sendo que:

  • A opção de “Natureza Jurídica” você deverá selecionar qual a melhor opção se enquadra para a empresa selecionada.

6. Na aba de Signatários deverá ser selecionado todos os signatários responsáveis pelas informações contidas no arquivo do SPED ECF.

Para o preenchimento dessas informações, o OneFlow segue as mesmas regras aplicadas aos signatários do SPED ECD, sendo assim caso possua alguma dúvida quanto a parametrização e origem das informações verifique o Artigo: https://ajuda.omie.com.br/pt-BR/articles/6106106-signatarios-do-sped-contabil-ecd

Geração do Arquivo

Após realizada a configuração da obrigação devemos fazer com que o sistema gere o arquivo conforme os parâmetros informados na “Obrigação” SPED ECF Fiscal Contábil. Veja:

  1. No menu principal, acesse a opção “Gerar Anuais”

  2. Irá abrir uma tela onde deverá ser selecionada a opção que se refere ao SPED ECF, e logo depois o ano calendário que deseja gerar o arquivo:

Ao clicar em “Gerar” o sistema irá apresentar um card “SPED ECF Contábil Fiscal” dentro da coluna de “Obrigações” da tela de etapas

Registros que serão gerados:

Sendo que:

  • Bloco 0 - Abertura e Dados de Identificação da Empresa e dos Signatários: será gerado a partir dos dados cadastrais da empresa e da configuração da obrigação.

  • Bloco P

    • Lucro Presumido: será gerado à partir da apuração do IRPJ e da CSLL.

    • Balanço e DRE (P100 e P150): obrigatórios e gerados quando o tipo de escrituração for Livro Caixa E o regime de apuração do Presumido for igual à 'Competência'.

  • Bloco Q - Livro Caixa

  • Bloco Y - Informações Gerais: impostos retidos e dados de identificação dos Sócios.

Conferência e download do arquivo.

Sobre o download:

Ao acessar o card do SPED ECF Contábil Fiscal, dentro da aba “Documentos e Comprovantes”, o OneFlow irá possibilitar fazer o download do arquivo para realizar a importação dentro do PVA da ECF.

Sobre a conferência:

Para realizar a conferência, basta você acessar a apuração do IRPJ e CSLL:

E selecionar os trimestres que deseja consultar dentro do campo “Competência”: 03/20XX, 06/20XX, 09/20XX e 12/20XX.

Para facilitar, você pode ir alternando as os trimestres que deseja consultar e ir clicando no botão de “Atualizar”, isso fará com que o OneFlow atualize as informações da apuração do IRPJ e CSLL conforme o trimestre selecionado sem a necessidade de precisar ficar fechando e abrindo novas janelas.

Recomendamos sempre que seja selecionado os trimestres, pois é demonstrado a coluna “Total” e será por essa coluna que deverá ser conferido os valores dentro da ECF.

Ao abrir a apuração do IRPJ e CSLL, é possível ver que possuímos 4 abas principais: “Base de Cálculo IRPJ”, “Apuração IRPJ”, “Base de Cálculo CSLL”, “Apuração CSLL”, essas 4 abas representam os registros P200, P300, P400 e P500 dentro da ECF.

Com a apuração em tela, fica muito fácil fazer a conferência dentro da ECF, basta acessar o registro desejado e conferir com o OneFlow:

No OneFlow:

Na ECF:

Entrega e Retificação da ECF.

Sobre a atualização de um arquivo já gerado:

Caso você já tenha realizado a Geração de um arquivo da ECF dentro do OneFlow, e precisa gerar um arquivo novo com os valores atualizados basta clicar no botão “Gerar Novamente” localizado no toolbar.

Sobre a entrega da ECF:

Após você ter realizado o envio da ECF pelo seu respectivo Programa Validador, dentro do OneFlow basta você acessar a obrigação e clicar na opção de: Informar entrega.

Nesse momento você poderá informar a data em que foi entregue a ECF e vincular o Recibo de entrega através de um arquivo PDF (Ou qualquer outro tipo de arquivo) junto com o número do Recibo.

Após esse processo você notará que a declaração será informada na coluna de Entregas dentro da aba de Etapas do OneFlow.

Retificando a ECF

Caso seja necessário retificar a ECF que já foi informado como “entregue”, basta você acessar o card da obrigação e clicar no botão “Reabrir Declaração” localizado na toolbar.

Atenção! Ao clicar nessa opção o sistema irá eliminar o arquivo e o recibo informados anteriormente, e irá gerar um novo arquivo com os dados atualizados. Após o envio do arquivo retificador será necessário informar a entrega novamente.

Respondeu à sua pergunta?