Dentro do OneFlow, é possível você configurar para que o sistema busca as notas fiscais eletrônicas autorizadas de saída que seu cliente emitiu de forma automática!
Como funciona a busca das NF-e autorizadas de saída dentro do OneFlow?
De uma forma em geral, os arquivos XML possuem uma tag chamada <AutXML> onde são informados todas as pessoas físicas e pessoas jurídicas que estão autorizadas a visualizar ou fazer o download dos documentos emitidos por uma empresa.
Através desta tag, o OneFlow conseguirá buscar todas as notas fiscais emitidas pelas empresas em que autorizaram o CNPJ do seu escritório para terem acesso.
Como faço para meu cliente autorizar as notas fiscais emitidas por ele?
A autorização é possível através de uma configuração que é realizada dentro do ERP em que seu cliente emite os documentos fiscais.
Dentro do ERP de seu cliente, basta vincular o CNPJ do seu escritório como autorizado e aguardar para que o OneFlow importe as notas fiscais e faça a escrituração de forma automática!
Sabemos que cada ERP possui um local específico para poder realizar essa configuração, sendo assim sugerimos que seja entrado em contato com seu cliente para que seja realizado essa pequena configuração, ou se necessário, entrar em contato diretamente com a equipe de suporte do ERP do seu cliente.
Como configurar o OneFlow para buscar as NF-e de saída?
Para realizar a busca automática das NF-e de saída, basta seguir as seguintes etapas:
1. Dentro do OneFlow do cliente desejado, acesse a opção da “Configuração da empresa” (No canto superior da tela):
2 . Na tela que será aberta, acesse o botão de “Importações Automáticas” que fica dentro da coluna Fiscal.
3. Selecione a opção: Importação automática de NF-e de Saída.
4. Clique na opção “Desejo que as notas fiscais de saída sejam importadas pela autorização de acesso ao XML”
5. Ao clicar na opção acima, o OneFlow irá verificar se o Certificado Digital do escritório está vinculado, se não estiver, o sistema irá abrir uma opção para que você possa inserir o certificado ali mesmo.
6. Na tela em que abrir, clique na opção "Importar meu certificado Digital (Modelo A1)", selecione o certificado digital do seu escritório e insira a senha, feito isso basta clicar em "Concluir".
E pronto! Você acabou de ativar a busca automática das notas fiscais de saída do seu cliente! Agora é só conferir as notas fiscais entrando e sendo escrituradas de forma automática!
Visualizar as notas importadas automaticamente
Após realizar o vínculo do certificado digital e ativar a busca automática, basta acessar a aba de Etapas do OneFlow para verificar se alguma nota fiscal já foi importada.
Você verá que o card de “Importação NF-e Saída” indicará que o serviço de importação está ativo.
Esse card irá aparecer sempre que houver alguma nota fiscal já importada, seja de forma manual ou pela busca automática.
Ao dar um duplo clique o sistema irá trazer a tela do Painel de Documentos escriturados filtrando todas as notas fiscais de saídas importadas.
Quanto tempo para trás o OneFlow buscará as notas Fiscais?
Caso você já possua autorização do acesso ao XML do seu cliente em períodos anteriores, o OneFlow buscará as notas fiscais partir do dia 01 da competência em que a busca foi ativada, ou 10 dias anteriores a data da ativação, o que ocorrer primeiro.
Por exemplo: Vamos supor que você ative a busca automática no dia 23/09/2022, desta forma o OneFlow irá buscar todas as notas fiscais do dia 12/09/2022 até 22/09/2022, fazendo com que o período de 01/09 até 11/09 precise ser importado manualmente.
Se você ativou a busca automática no dia 07/09/2022 será capturado as notas de 01/09/2022 até 06/09/2022.
Caso você não possua ainda a autorização de acesso ao XML do seu cliente, mesmo com a busca ativada, o OneFlow só irá capturar partir do momento em que seu cliente realizar essa autorização.
Após esse período, com a autorização de acesso e a busca ativada, conforme seus clientes emitirem as notas fiscais o OneFlow irá importar automaticamente! =)