Passar para o conteúdo principal
Atualizando um cliente via API

Nesse artigo, descubra como fazer um upsert no cadastro do cliente via API

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de uma semana

Antes que possa começar de fato os testes com a nossa API, é importante que conheça alguns processos básicos:

💡 #DicaDoBem: Atualmente, conseguimos testar as nossas API’s diretamente pelo site do Developer, porém, existem alguns programas que também podem realizar esse processo, como é o caso do Postman, Insomnia e o ThunderClient (uma extensão do VS Code)

Para o nosso teste, vamos utilizar diretamente o Developer. Assim como, vamos utilizar o APP KEY e o APP SECRET padrões, mas se preferir, pode alterar para o seu 😉

Acontece de, muitas vezes, precisarmos alterar alguma informação no cadastro do nosso cliente, e por API, é bem simples de fazer!

Para fazer alterações, podemos utilizar o método abaixo:

Nesse caso, nós vamos fazer as seguintes alterações:

1- Cep do cliente: 00837-905

2- Razão Social: API/XXXX1

3- Nome Fantasia: API/XXXX1

4- Tipo de atividade: Comercial (Varejista)

5- Optante do simples nacional: Sim

E utilizaremos a seguinte requisição:

  {
"codigo_cliente_integracao": "CodigoAPI/XXXX1",
"razao_social": "API/XXXX1",
"nome_fantasia": "API/XXXX1",
"cep": "00837-905",
"tipo_atividade": 1,
"optante_simples_nacional": "S"
}

O “codigo_cliente_integracao”, é o código do cliente que desejamos alterar, e que informamos na hora de fazer o cadastro do nosso cliente

Caso não saiba o tipo de atividade, tem como consultar por aqui:

📌 Se o seu cliente vai ser usado para faturamento, seja para teste ou produção, não é possível faturar clientes em que o primeiro nome dele (seja fantasia, ou razão social) é: “Cliente”

Depois que executarmos a nossa requisição, o nosso cliente é atualizado:


📌 Separamos alguns artigos interessantes para você

Respondeu à sua pergunta?