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Incluindo um Pedido de Venda via API
Incluindo um Pedido de Venda via API

Nesse artigo, descubra como fazer o cadastro de um pedido de venda no Omie, por API

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de uma semana

Antes que possa começar de fato os testes com a nossa API, é importante que conheça alguns processos básicos:

💡 #DicaDoBem: Atualmente, conseguimos testar as nossas API’s diretamente pelo site do Developer, porém, existem alguns programas que também podem realizar esse processo, como é o caso do Postman, Insomnia e o ThunderClient (uma extensão do VS Code)

Para o nosso teste, vamos utilizar diretamente o Developer. Assim como, vamos utilizar o APP KEY e o APP SECRET padrões, mas se preferir, pode alterar para o seu 😉

Para cadastrar o nosso pedido de venda, vamos utilizar o seguinte método:

E a seguinte requisição:

{
"cabecalho": {
"codigo_cliente": 5366578425,
"codigo_pedido_integracao": "API/XXXX1/Ped",
"data_previsao": "10/12/2022",
"etapa": "10",
"numero_pedido": "29996",
"codigo_parcela": "999",
"quantidade_itens": 1,
"codigo_cenario_impostos": 358070701
},
"det": [
{
"ide": {
"codigo_item_integracao": "789456132"
},
"produto": {
"codigo_produto": 5366578297,
"quantidade": 1,
"valor_unitario": 200
}
}
],
"frete": {
"modalidade": "9"
},
"informacoes_adicionais": {
"codigo_categoria": "1.01.03",
"codigo_conta_corrente": 5366579915,
"consumidor_final": "S",
"enviar_email": "N"
},
"lista_parcelas": {
"parcela": [
{
"data_vencimento": "29/07/2022",
"numero_parcela": 1,
"percentual": 50,
"valor": 100
},
{
"data_vencimento": "03/10/2022",
"numero_parcela": 2,
"percentual": 50,
"valor": 100
}
]
}
}

Nessa requisição, tem alguns pontos importantes a serem observados, e compreendidos

O primeiro deles, é que informamos quem é o cliente e o produto por meio do “código_cliente” e “código_produto”, o mesmo código retornado quando cadastramos ambos, e eles podem ser consultados por aqui:

Outro ponto, é que não informamos nenhum imposto, nem mesmo a CFOP. Mas isso não foi preciso, pois todas essas informações de impostos na API são opcionais, além disso, foi informada a tag “codigo_cenario_impostos”, que já tinha os impostos do produto cadastrado aqui no sistema. Para o seu processo, verifique se a configuração do cenário fiscal foi feita para usar a tag!

A etapa do pedido, se refere em qual etapa desejamos cadastrar o nosso pedido de venda, e cada sistema vai ter a sua, por isso, é importante conferir qual a etapa do seu aplicativo:

A tag “numero_pedido”, é gerada automaticamente pelo sistema quando eu concluir a requisição. Observe que eu preenchi: 29996, mas o número do pedido retornado vai ser outro, pois a tag é preenchida automaticamente

As opções de frete são informadas na própria documentação:

Nesse caso, escolhemos a opção “sem frete”

Caso deseje utilizar um cenário fiscal, assim como as categorias, eles devem ser consultados pelos métodos de listagem:

Após executarmos a nossa requisição, esperamos obter o resultado abaixo:

{
"codigo_pedido": 5370314709,
"codigo_pedido_integracao": "API/XXXX1/Ped",
"codigo_status": "0",
"descricao_status": "Pedido cadastrado com sucesso!",
"numero_pedido": "000000000003508"
}

Observe que o número do pedido retornado, foi gerado automaticamente. E aqui está o nosso pedido no sistema:

E já aproveitando o embalo, que tal faturarmos o pedido?

Para isso, utilize o seguinte método:

E a requisição é bem simples:

{
"nCodPed": 5370314709
}

📌 Obs.: o faturamento do pedido vai depender das configurações feitas no seu sistema. Por isso, é bom verificar antes, para evitar erros


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