Passar para o conteúdo principal

Configurando a integração com o Itaú | Pix via API

Nesse artigo, descubra como configurar no Omie a geração do PIX pelo Itaú.

Kessy Silva avatar
Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de uma semana

Se você tem uma conta corrente no Itaú, agora é possível realizar as operações de PIX na cobrança!

A geração de seus documentos de cobrança de forma ficou ainda mais prática! No Omie, você pode enviar um QR Code/Pix Copia e Cola para o cliente realizar o pagamento de uma cobrança, e, em instantes, a Conta a Receber será atualizada, registrando o recebimento! Tudo isso sem complicações e de forma facilitada! 🚀

Vamos aprender como realizar esse processo aqui no Omie!

Tópicos do Artigo:


Configuração no Itaú

⚠️ Importante

  • Primeiro, será necessário realizar a criação da Chave Pix que será usada para emitir o instrumento de cobrança PIX QR Code;

  • Para a criação do vínculo, é preciso seguir o procedimento pelo seu bankline no Itaú. Para isso, confira o passo a passo abaixo;

  • Lembrando que a configuração no bankline só pode ser realizada por um representante legal.

1) Acesse o site do Itaú, e faça o login no bankline:


2) Ao acessar, selecione a aba "Cobrança" (1) e, em seguida, clique em "Ir para a página de cobrança" (2):

3) Será apresentada a seguinte tela, onde você deverá clicar em "Integradores Pix":

4) Depois, clique em "Utilize uma chave Pix existente":

💡 Dica

Caso ainda não tenha uma chave PIX, clique em "Cadastrar uma chave Pix":

5) Você será direcionado para a tela "Minhas chaves".

Nela, clique no lápis disponível na coluna "Ação" da chave PIX que deseja vincular com o Omie:


6) Na tela apresentada com os detalhes da chave selecionada, clique em "Conectar com integrador Pix":


7) Na lista de parceiros, selecione "Parceria Omie" no integrador e coloque "Acesso Completo" no tipo de acesso:


8) Dessa forma, você terá a sua chave Pix associada com o integrador Pix Omie. Agora, clique em "confirmar":


9) Para confirmar a operação, é exigida uma autenticação que pode ser feita por um dispositivo de segurança cadastrado:

📣 Lembrete

Caso tenha alguma dúvida sobre esse processo, consulte seu gerente!

10) Depois que a solicitação for confirmada, será exibida a seguinte mensagem:


11) Prontinho! Agora, você deve realizar as configurações no Omie.


Configuração no Omie

1) Após realizar o login no Omie e acessar seu Aplicativo, acesse o menu suspenso do módulo de Finanças (1) e clique em “Exibir todas” no grupo "Contas Corrente" (2):

2) Localize o cadastro da sua Conta Corrente do Itaú (1) e clique em "Editar" (2):

💡 Dica

Caso você não tenha cadastrado ainda uma Conta Corrente aqui no Omie para o Itaú, confira o artigo abaixo:

3) Ao acessar o cadastro da conta, acesse a aba "Integração com o Banco (API)" (1) e marque a opção "Registrar automaticamente o PIX de cobrança" (2):


4) Após isso, clique em "É necessário informar uma chave Pix":

5) Na tela a seguir, será necessário configurar a Chave Pix cadastrada.

Para isso, informe a Chave PIX no campo destinado (1) e, em seguida, clique em "Incluir Chave" (2):

⚠️ Importante! Essa chave Pix pode ser:

  • Chave Aleatória;

  • Telefone;

  • E-mail;

  • CNPJ.

Desde que a chave Pix esteja associada a Conta Corrente com o mesmo CNPJ do seu sistema Omie.

6) Após inserir a chave Pix, é necessário aguardar alguns minutos para aparecer a mensagem de que a integração está ativa.

E pronto! Integração ativada. Agora, é só iniciar a geração de seu Pix de Cobrança! 🚀



Gerando o PIX

Com tudo configurado, chegou a hora de utilizar o Pix! Escolha a opção de interesse:

Após o cliente realizar o pagamento do PIX, a Conta a Receber gerada será baixada automaticamente aqui no Omie!


Taxas e Limites

  • Valor Mínimo: R$ 0,01

  • Valor Máximo: R$ 10.000.000,00

  • As tarifas serão cobradas somente na liquidação. A taxa cobrada na liquidação varia conforme o plano contratado diretamente com o Itaú. Recomendamos que você verifique com o seu gerente os detalhes sobre a cobrança da taxa do Pix.


📚 Artigos Relacionados

configuração/ primeiro acesso/ contratei/ início/ sou novo/ novo cliente/ o que fazer/ onde começar
Respondeu à sua pergunta?