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Devolução de Vendas
Emitindo uma Devolução Parcial de Venda
Emitindo uma Devolução Parcial de Venda

Nesse artigo, descubra como criar e emitir uma devolução parcial a partir do Pedido de Venda

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Faturou o Pedido de Venda para o seu cliente, mas por algum motivo, você precisa fazer a devolução de parte dessa mercadoria? Veja como realizar esse processo aqui no Omie!

Atenção: Separamos um tópico sobre um detalhe importante das devoluções: a criação automática de uma conta a pagar com o valor devolvido. Para saber mais, vale dar uma olhadinha aqui 😉


Criando a devolução de venda

1) No menu de Vendas e NF-e, localize o tópico "Venda de Produto", clique em "Exibir todas" e localize o Pedido de Venda de interesse:

  • 💡 Se preferir, você pode acessar o Pedido através do kanban de vendas

2) No menu lateral esquerdo, clique em "Devolver":

3) Clique no botão "Sim" para confirmar a devolução:

4) Serão apresentadas duas opções:

  • Se o seu cliente gerou uma nota fiscal retornando as mercadorias, você pode digitar a chave de acesso ou selecionar o XML da nota;

  • Mas caso queira emitir a nota através do Omie, clique na opção demonstrada abaixo:


Preenchendo os Dados da Devolução

1) Informando o Motivo da Devolução

  • Primeiramente, informe o motivo da devolução no campo indicado abaixo:


2) Editando os itens que compõem a devolução:

  • Caso você não precise devolver algum item, basta selecioná-lo e clicar em "Excluir Item", desta maneira, ele será retirado da Devolução:

Confirme se realmente deseja excluir este item:

  • Caso você precise editar as quantidades a serem devolvidas, selecione o item de interesse e clique em "Editar Item":

    Altere a quantidade e clique em "Salvar":

    3) Informando os Impostos da Devolução

  • Confirme com sua contabilidade os impostos envolvidos na devolução, e em cada item da devolução preencha o CFOP da operação e as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS":

📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está devolvendo x o tipo de operação que está sendo realizada


4) Preenchendo mais informações na devolução

Na devolução você também poderá preencher as seguintes abas:

  • Frete e Outras Despesas. Informe a transportadora, tipo de frete, entre outras informações;

  • Informações Adicionais. Informe a Categoria, Conta Corrente, Informações Adicionais para a NF-e, se a nota é para Consumidor Final, entre outras informações;

  • E-mail para o Cliente. Informe os endereços de e-mail que receberão o DANFE;

  • Observações. Preencha observações desta devolução (elas não serão exibidas na Nota Fiscal)



Concluindo a devolução

Clique no botão "Conferir" para verificar se todas as informações estão corretas:

Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver correto, clique no botão "Concluir Agora":

A Pré-nota será apresentada conforme exemplo abaixo:



Acompanhando a emissão - SEFAZ

Após concluir a devolução de venda você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

1) Acesse o Menu de Vendas e NF-e, e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução de Venda:

2) Na coluna "Situação" a Omie demonstrará o pedido de devolução de venda e demonstrará o status da emissão da NF-e:

  • A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal é feita de forma automática pela Omie a cada 10 segundos

  • ✓ Concluído: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos

  • Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

  • Pendente: são pedidos de remessa que ainda não foram concluídos (faturados)

  • Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada!

  • × Cancelado: são notas fiscais canceladas

💡 #DicasDoBem

  • Você pode acompanhar as emissões pelo Painel de NF-e:

  • E na Conta a Pagar será demonstrado qual a devolução origem:



Rejeição SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  • A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. A Omie entende que a SEFAZ está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente;

  • Alguma informação está errada no pedido de venda e a emissão foi criticada pela SEFAZ. Para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉



Informação Importante

A devolução de venda gera automaticamente uma conta a pagar com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor que foi recebido na venda

Ou seja, se você fez uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00. O sistema vai gerar uma conta a pagar de R$ 25,00 referente a devolução. A conta a receber não será modificada, apenas o resultado do seu extrato!

No extrato final, será apresentado:

+ R$ 100,00

- R$ 25,00

Total: + R$ 75,00


Caso você queira desconsiderar a conta a pagar gerada pela devolução, você poderá liquidá-la com 100% de desconto:



Separamos um artigo que pode ser de grande ajuda:

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