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Controlando valores de crédito de clientes e de fornecedores
Controlando valores de crédito de clientes e de fornecedores

Neste artigo, descubra como gerenciar os valores de crédito de clientes e dos fornecedores.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que no dia a dia da sua empresa ocorrerão diversas negociações entre você e seus clientes/fornecedores, e pode ser que em algum momento vocês definam que um determinado valor ficará pendente em forma de crédito, para consumo no futuro.

Por exemplo: Vamos imaginar que um cliente realizou uma compra no seu estabelecimento, e pagou o valor de R$ 100,00. Ao receber o produto, seu cliente percebeu que ele estava quebrado. Na negociação, foi determinado que o valor do produto não será devolvido, mas ficará como um crédito para a próxima compra.

Manter o controle desse crédito pode ser um grande desafio, por isso, para te ajudar com este processo, aqui apresentaremos como você pode controlar o seu Saldo de Clientes/Fornecedores na Omie, de um jeito super simples 🚀

Neste artigo, temos:


Como controlar os Créditos de Clientes

Para garantir um melhor controle e visibilidade no Omie dos valores de crédito de seus clientes, é possível criar uma Conta Corrente designada para "Créditos de Clientes" e categorias específicas para o registro desses valores.

Isso permite gerar "Lançamentos em Conta Corrente" que contabilizam os créditos por cliente, incluindo seus respectivos abatimentos.

Configurações Necessárias

1) Cadastre uma Conta Corrente do tipo "Caixinha", e utilize um nome que demonstre que ela é específica para controle de crédito, por exemplo: "Créditos de Clientes"

💡 Dica. Para que esses valores não sejam considerados no seu resumo, fluxo de caixa e orçamento de caixa, marque a opção demonstrada abaixo:

2) Para um maior controle, você poderá cadastrar uma nova categoria de despesa, específica para registrar a existência dos créditos dos clientes, e também, uma nova categoria de receita, específica para registrar o abatimento dos créditos:


Registrando um Crédito de Cliente

Agora, para registrar o valor de crédito de um cliente, você deverá incluir um "Lançamento em Conta Corrente". Vamos demonstrar como registrá-lo, utilizando os dados do exemplo inicia. 😉

  1. Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Cliente;

  2. Data do Movimento. A data em que o crédito foi concedido;

  3. Valor do Lançamento. Informe o Valor do Crédito (no nosso exemplo, R$ 100,00);

  4. Categoria. Selecione a categoria de despesa criada para controle dos créditos de clientes;

  5. Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do cliente que possui um crédito com você;

  6. Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre esse crédito, como a sua origem, por exemplo;

  7. Salvar. Caso tenha interesse, você poderá preencher os demais campos, do contrário, é só clicar em "Salvar":

2) Com isso, ao acessar a "Movimentação da Conta Corrente", você poderá filtrar a conta de "Crédito de Clientes", haverá o registro do crédito e a qual cliente ele pertence:


Abatendo o Crédito de um Cliente

No momento em que o cliente utilizar esse crédito, você poderá abatê-lo da conta corrente de Crédito de Clientes. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Cliente;

  2. Data do Movimento. A data em que o crédito foi utilizado;

  3. Valor do Lançamento. Informe o Valor do Crédito utilizado;

  4. Categoria. Selecione a categoria de receita criada para controle dos abatimentos de créditos de clientes;

  5. Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do cliente utilizou o crédito que possuía;

  6. Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre o uso desse crédito, como a sua origem, por exemplo;

  7. Salvar. Caso tenha interesse, você poderá preencher os demais campos, do contrário, é só clicar em "Salvar":

2) Com isso, ao acessar a "Movimentação da Conta Corrente", você poderá filtrar a conta de Crédito de Clientes. Nela, haverá o registro do crédito adquirido pelo cliente e também do seu respectivo abatimento:


Como controlar os Créditos de Fornecedores

Para garantir um controle e visibilidade aprimorados no Omie dos valores de crédito de seus fornecedores, é possível criar uma Conta Corrente dedicada aos "Créditos de Fornecedores" e estabelecer categorias específicas.

Dessa forma, é possível gerar "Lançamentos em Conta Corrente" para registrar os valores de crédito por fornecedor, bem como os respectivos abatimentos.

Configurações Necessárias

1) Cadastre uma Conta Corrente do tipo "Caixinha", e utilize um nome que demonstre que ela é específica para controle de crédito, por exemplo: "Créditos de Fornecedores"

💡 Dica. Para que esses valores não sejam considerados no seu resumo, fluxo de caixa e orçamento de caixa, marque a opção demonstrada abaixo:

2) Para um maior controle, você poderá cadastrar uma nova categoria de receita, específica para registrar a existência dos créditos dos fornecedores, e também, uma nova categoria de despesa, específica para registrar o abatimento dos créditos:


Registrando um Crédito de Fornecedor

Agora, para registrar o valor de crédito de um fornecedor, você deverá incluir um "Lançamento em Conta Corrente". Vamos demonstrar como registrá-lo:

  1. Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Fornecedores;

  2. Data do Movimento. A data em que o crédito foi concedido;

  3. Valor do Lançamento. Informe o Valor do Crédito (no exemplo, R$ 50,00);

  4. Categoria. Selecione a categoria de receita criada para controle dos créditos de fornecedores;

  5. Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do fornecedor o qual você possui um crédito;

  6. Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre esse crédito, como a sua origem, por exemplo;

  7. Salvar. Caso tenha interesse, você poderá preencher os demais campos, do contrário, é só clicar em "Salvar":

2) Com isso, ao acessar a "Movimentação da Conta Corrente", você poderá filtrar a conta de "Crédito de Clientes", haverá o registro do crédito e a qual cliente ele pertence:


Abatendo o Crédito de um Fornecedor

No momento em que você utilizar esse crédito, você poderá abatê-lo da conta corrente de Crédito de Fornecedor, para isso, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Fornecedores;

  2. Data do Movimento. A data em que o crédito foi utilizado;

  3. Valor do Lançamento. Informe o valor do Crédito utilizado;

  4. Categoria. Selecione a categoria de despesa criada para controle dos abatimentos de créditos de fornecedores;

  5. Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do fornecedor relativo ao crédito;

  6. Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre o uso desse crédito, como a sua origem, por exemplo;

  7. Salvar. Caso tenha interesse, você poderá preencher os demais campos, do contrário, é só clicar em "Salvar":

2) Com isso, ao acessar a "Movimentação da Conta Corrente", você poderá filtrar a conta de Crédito de Clientes, haverá o registro do crédito adquirido pelo cliente e também do seu respectivo abatimento:


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