Sabemos que no dia a dia da sua empresa ocorrerão diversas negociações entre você e seus Clientes/Fornecedores, e pode ser necessário definir que um valor ficará pendente como crédito para futuras transações.
Por exemplo: Por exemplo, imagine que um cliente comprou um produto no seu estabelecimento e pagou R$ 100,00. No entanto, ao receber o produto, ele percebeu que estava danificado. Em vez de devolver o valor, foi acordado que o montante ficará como crédito para a próxima compra.
Manter o controle desse crédito pode ser um desafio, mas não se preocupe! Vamos mostrar como controlar o saldo de clientes e fornecedores na Omie de maneira super simples e eficiente. 🚀
Tópicos do Artigo
Como controlar os Créditos de Clientes
Para garantir um melhor controle e visibilidade no Omie dos valores de crédito de seus Clientes, você pode cadastrar uma Conta Corrente designada como "Créditos de Clientes" e definir Categorias dedicadas para o registro desses valores.
Com estas configurações, você poderá gerar "Lançamentos em Conta Corrente" que registram os créditos atribuídos a cada cliente, bem como quaisquer abatimentos realizados.
1) Configurações Necessárias
1) Configurações Necessárias
1) Cadastre uma Conta Corrente do tipo "Caixinha", e utilize um nome que demonstre que ela é específica para controle de Crédito de Clientes, por exemplo, "Créditos de Clientes".
💡 Dica. Para que esses valores não sejam considerados no seu Resumo, Fluxo de Caixa e Orçamento de Caixa, marque a opção demonstrada abaixo:
2) Para um maior controle, você poderá cadastrar uma nova Categoria de Despesa, específica para registrar a existência dos créditos de Clientes, e também, uma nova Categoria de Receita, específica para registrar o abatimento dos créditos:
2) Registrando um Crédito de Cliente
2) Registrando um Crédito de Cliente
Após realizar as configurações necessárias, para registrar o valor de crédito de um Cliente, você deverá incluir um "Lançamento em Conta Corrente".
1) Inclua um Lançamento de Conta Corrente, e preencha os campos seguindo o exemplo abaixo:
(1) Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Cliente;
(2) Data do Movimento. A data em que o crédito foi concedido;
(3) Valor do Lançamento. Informe o Valor do Crédito (no nosso exemplo, o crédito foi de R$ 100,00);
(4) Categoria. Selecione a Categoria de Despesa criada para controle dos créditos de Clientes;
(5) Tipo de Documento. Para maior controle, informe o Tipo deste Documento;
(6) Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do Cliente que possui um crédito com você;
(7) Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre esse crédito, como a sua origem, por exemplo;
(8) Salvar. Clique em "Salvar".
2) Com isso, ao acessar o Extrato das Contas no Omie, você poderá filtrar a
Conta de "Crédito de Clientes", onde haverá o registro do crédito e a qual cliente ele pertence:
3) Abatendo o Crédito de um Cliente
3) Abatendo o Crédito de um Cliente
No momento em que o Cliente utilizar este crédito, você poderá abatê-lo da Conta de Crédito de Clientes. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:
1) Inclua um Lançamento de Conta Corrente, e preencha os campos conforme o exemplo abaixo:
(1) Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Cliente;
(2) Data do Movimento. A data em que o crédito foi utilizado;
(3) Valor do Lançamento. Informe o Valor do Crédito utilizado;
(4) Categoria. Selecione a Categoria de Receita criada para controle dos abatimentos de créditos de Clientes;
(5) Tipo de Documento. Para maior controle, informe o Tipo deste Documento;
(6) Favorecido/Cliente. Escolha o cadastro do Cliente que utilizou o crédito;
(7) Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre o uso desse crédito, como a sua origem, por exemplo;
(8) Salvar. Caso tenha interesse, você poderá preencher os demais campos, do contrário, é só clicar em "Salvar":
2) Com isso, ao acessar o Extrato das Contas do Omie, você poderá filtrar a Conta de Crédito de Clientes. Nela, haverá o registro do crédito adquirido pelo cliente e também do seu respectivo abatimento:
Como controlar os Créditos de Fornecedores
Para garantir um melhor controle e visibilidade no Omie dos valores de crédito de seus Clientes, você pode cadastrar uma Conta Corrente designada como "Créditos de Fornecedores" e definir Categorias dedicadas para o registro desses valores.
Com estas configurações, você poderá gerar "Lançamentos em Conta Corrente" que registram os débitos atribuídos a cada Fornecedor, bem como quaisquer abatimentos realizados.
1) Configurações Necessárias
1) Configurações Necessárias
1) Cadastre uma Conta Corrente do tipo "Caixinha", e utilize um nome que demonstre que ela é específica para Controle de Crédito de Fornecedor, por exemplo, "Créditos de Fornecedores".
💡 Dica. Para que esses valores não sejam considerados no seu Resumo, Fluxo de Caixa e Orçamento de Caixa, marque a opção demonstrada abaixo:
2) Para um maior controle, você poderá cadastrar uma nova Categoria de Receita, específica para registrar a existência dos créditos dos Fornecedores, e também, uma nova Categoria de Despesa, específica para registrar o abatimento dos créditos:
2) Registrando um Crédito de Fornecedor
2) Registrando um Crédito de Fornecedor
Após realizar as configurações necessárias, para registrar o valor de crédito de um Fornecedor, você deverá incluir um "Lançamento em Conta Corrente".
1) Inclua um Lançamento de Conta Corrente, e preencha os campos seguindo o exemplo abaixo:
(1) Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Fornecedores.
(2) Data do Movimento. A data em que o crédito foi concedido.
(3) Valor do Lançamento. Informe o Valor do Crédito (no exemplo, R$ 100,00).
(4) Categoria. Selecione a Categoria de Receita criada para controle dos créditos de Fornecedores.
(5) Tipo de Documento. Para maior controle, informe o Tipo deste Documento.
(6) Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do Fornecedor o qual você possui um crédito.
(7) Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre esse crédito, como a sua origem, por exemplo.
(8) Salvar. Clique em "Salvar".
2) Com isso, ao acessar a "Movimentação da Conta Corrente", você poderá filtrar a conta de "Crédito de Clientes", haverá o registro do crédito e a qual cliente ele pertence:
3) Abatendo o Crédito de um Fornecedor
3) Abatendo o Crédito de um Fornecedor
No momento em que você utilizar esse crédito, você poderá abatê-lo da Conta Corrente de Crédito de Fornecedor. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:
1) Inclua um Lançamento de Conta Corrente, e preencha os campos conforme o exemplo abaixo:
(1) Conta Corrente. Utilize a Conta Corrente específica de Crédito de Fornecedores.
(2) Data do Movimento. A data em que o crédito foi utilizado.
(3) Valor do Lançamento. Informe o valor do Crédito utilizado.
(4) Categoria. Selecione a Categoria de Despesa criada para controle dos abatimentos de créditos de fornecedores;
(5) Tipo de Documento. Para maior controle, informe o Tipo deste Documento.
(6) Favorecido/Cliente. Selecione o cadastro do Fornecedor relativo ao crédito.
(7) Observações. Para maior controle e rastreio das informações, você poderá preencher observações sobre o uso desse crédito, como a sua origem, por exemplo.
(8) Salvar. Clique em em "Salvar".
2) Com isso, ao acessar o Extrato das Contas do Omie, você poderá filtrar a Conta de Crédito de Fornecedores. Nela, haverá o registro do crédito adquirido pelo Fornecedor e também do seu respectivo abatimento: