Passar para o conteúdo principal

Gerando um Relatório de Ticket Médio das Vendas por Produto

Nesse artigo, descubra como gerar um relatório do Ticket Médio das suas Vendas de Produto.

Nathalia Pereira avatar
Escrito por Nathalia Pereira
Atualizado há mais de 2 meses

O Ticket Médio é um indicador que mostra o valor médio das vendas em um determinado período, considerando tanto o faturamento quanto o número de vendas realizadas.

É uma métrica poderosa que ajuda você a entender melhor o desempenho do seu negócio e identificar oportunidades para aumentar os resultados!

Tradicionalmente, o cálculo é feito da seguinte forma:

Ticket Médio = Faturamento do Período / Número de clientes no período

Descubra como gerar e personalizar o relatório de ticket médio no Omie.😉

Tópicos do Artigo


Gerando o Relatório

1) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, e clique em "Faturamento por Cliente":

2) Selecione o período desejado e clique em "Executar":

3) Para tirar o ticket, vamos precisar adicionar alguns campos:

💡 Dica

Caso queira remover algum filtro, selecione o filtro desejado e arraste-o para fora do campo, conforme exemplificado abaixo:

4) Selecione o filtro de "Pedido", para ser aplicado em "Linhas":

5) Aplique o mesmo filtro "Pedido", clique sobre ele e arraste para o campo "Valores".

💡 Então, altere o tipo de contagem para "Contagem Distinta":

6) Feito isso, clique em "Aplicar":


Adicionando a Fórmula de Ticket Médio

1) Agora, adicione a fórmula do Ticket. Para isso, clique em "Campos" novamente, e depois em "Adicionar valor calculado":

2) Na tela a seguir:

  • 1) Defina um nome para o campo.

  • 2) Adicione a seguinte fórmula no campo destacado e clique em "Aplicar":

    sum("Total da Nota Fiscal") / distinctcount("Pedido")

3) Agora, a fórmula já estará na listagem. Clique em "Aplicar":

4) A sua fórmula estará demonstrada no relatório:

💡 Dica

Caso queira visualizar o relatório por Vendedor ou Categoria, selecione os filtros desejados e clique em "Aplicar":

5) Para melhor visualização do relatório, recomendamos que você utilize os seguintes filtros:

  • Linhas: Vendedor, Categoria, Cliente (Razão Social), Data de Emissão (Completa), Pedido.

  • Valores: Soma do Total da Nota Fiscal, Contagem Distinta do Pedido e o novo campo de Ticket Médio

Assim, visualizando o Ticket Médio por Vendedor, Categoria, Cliente e Pedido:


Formatando a Coluna

1) Clique com o botão direito do mouse em cima da coluna "Ticket Médio", e depois na opção "Formatar células":

2) Indicamos alguns campos importantes para a formatação, mas você pode editar quaisquer outros que desejar:

3) Pronto, a coluna está formatada:


📚 Artigos Relacionados:

gerar relatório, dúvida relatório, baixar relatório, exportar relatório
Respondeu à sua pergunta?