Os Relatórios são essenciais na administração de uma empresa, sendo considerados uma ferramenta importante para que gestores e colaboradores obtenham uma visão profunda sobre cada processo e setor, para analisar a saúde da empresa de forma mais eficiente.
No Omie, os Relatórios são gerados em uma Tabela Dinâmica, ou seja, uma tabela interativa que permite que você personalize seu layout, as linhas e as colunas, determinando as informações que deseja analisar.
💡 Saiba mais sobre as possibilidades de personalização nos Relatórios do ERP no Artigo abaixo:
Tópicos do Artigo:
Localizando os Relatórios
Os Relatórios podem ser localizados no canto direito do menu suspenso de cada módulo do Omie.
Para acessar o menu suspenso e encontrar os relatórios disponíveis, passe o Mouse pelo nome do módulo que contém o tipo de informação que deseja analisar.
Abaixo demonstramos um exemplo: ao acessar o menu suspenso do módulo de CRM, há uma coluna denominada "Relatórios". As opções de relatórios disponíveis estão ordenadas seguidamente nesta mesma coluna e, também, na coluna ao lado direito, separadas por seções com os temas principais desse módulo: "Contas", "Contato", "Oportunidade" e "Funil".
Gerando o Relatório
1) Ao identificar o relatório desejado, basta clicar em seu nome para iniciar a solicitação de geração:
2) Caso o seu Aplicativo Omie possua a configuração para geração de Relatórios Consolidados com outras empresas/aplicativos Omie que seu usuário possui acesso, a depender do relatório gerado por você será apresentado uma mensagem contendo as opções para a criação do relatório, como na imagem abaixo:
(1) Somente com dados deste aplicativo: ao clicar nesta opção, o relatório será gerado apenas com as informações deste aplicativo.
(2) Consolidado com demais aplicativos: ao clicar nesta opção, o relatório será gerado com dados consolidados desse aplicativo e dos demais aplicativos configurados.
3) Para a geração da maioria dos relatórios disponibilizados no Omie, você precisará aplicar o filtro inicial de Período para apresentação das informações:
Informe o período: neste campo você determina as datas relativas aos dados que deseja.
💡 Informações úteis
Através da opção "Todos os períodos", você poderá gerar o relatório com todos os registros sobre o tema em questão no Omie:
Caso opte por datas específicas, utilize a opção "Período específico", para informar manualmente o intervalo de data inicial e data final de interesse:
Se o relatório a ser gerado apresentar também a opção de parâmetro de Data Base, o seu uso e preenchimento é opcional. Saiba mais sobre este recurso no Artigo abaixo:
4) Para os relatórios do módulo de Finanças, além do filtro de período, deve-se aplicar, também, o filtro de Tipo, voltado ao parâmetro de tipo de data no relatório:
Tipo: aqui você determina um filtro para o período de escolha, os registros poderão ser demonstrados a partir dessas opções: Por data de emissão, Por data de pagamento ou recebimento, Por data de vencimento, Por previsão de pagamento ou recebimento ou Por data de registro.
Por exemplo, ao gerar o relatório financeiro filtrando o período completo de Abril de 2024 por data de emissão, ao executar a geração do relatório será demonstrado todos os registros emitidos nesse período, independente da data de vencimento, data de registro, data de previsão e/ou recebimento/pagamento.
Exportando o Relatório
No Omie você também pode exportar o relatório gerado, basta seguir esses passos:
(1) No canto superior direito do relatório, passe o mouse pela opção "Exportar"
(2) Será demonstrado uma listagem com 7 opções de exportação, então é só clicar na opção desejada: Imprimir, HTML, Excel, Image, PDF, Office 365 ou Fonte de Dados.
E pronto! Seu relatório será gerado na extensão desejada e o download do arquivo será iniciado em sua máquina.
📌 Exportação em Fonte de Dados
Ao exportar dados em Fonte de Dados, o processamento dos arquivos consolidados em formatos XLSX e CSV é realizado de maneira assíncrona. Isso significa que a geração dos dois tipos de arquivo ocorre em segundo plano e de maneira simultânea.
Em alguns casos, o arquivo CSV terá a geração concluída antes do arquivo XLSX, sendo apresentado primeiro na listagem de arquivos do Omie.Drive. Isso ocorre porque o arquivo XLSX é derivado do arquivo CSV e requer que este esteja completamente formado antes de ser criado integralmente.
Caso apenas o arquivo CSV seja apresentado na listagem, basta aguardar alguns minutos e recarregar sua página do Omie.Drive, para ter acesso, também, ao arquivo em formato XLSX.