Todas as coleções
Configurações Básicas
Configurações Diversas
Entendendo a Geração de Relatórios no Omie e configurando as suas Notificações
Entendendo a Geração de Relatórios no Omie e configurando as suas Notificações

Neste artigo, descubra detalhes sobre como os relatórios são gerados no Omie e como configurar as Notificações de Relatório Gerado.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Uma atualização foi implementada no Omie com o objetivo de aprimorar a sua experiência na geração de relatórios pelo sistema, oferecer transparência e controle durante este procedimento, especialmente ao lidar com grandes volumes de dados.

Agora, ao solicitar a geração de um relatório, você poderá acompanhar o progresso em tempo real, mantendo a sua liberdade de continuar utilizando o Omie para outras tarefas enquanto o relatório é gerado.

Além disso, você será prontamente notificado assim que o relatório estiver disponível para acesso, e terá a flexibilidade de escolher os meios pelos quais deseja receber a notificação.

Tópicos do Artigo


Entendendo a Geração dos Relatórios

1) Uma vez que um Relatório é solicitado no Omie, o sistema imediatamente inicia a preparação das informações necessárias.

Como primeiro passo, o Omie verificará se os Relatórios Consolidados estão habilitados para esta empresa. Se não estiverem habilitados, o sistema seguirá para o próximo passo automaticamente.

Caso estejam, uma mensagem será exibida, oferecendo a opção de gerar as informações apenas deste aplicativo OU consolidando os dados todos os demais aplicativos com o relatório consolidado configurado.

  • (1) Somente com dados deste aplicativo: ao clicar nesta opção, o relatório será gerado apenas com as informações deste aplicativo.

  • (2) Consolidado com demais aplicativos: ao clicar nesta opção, o relatório será gerado consolidando os dados de todos os demais aplicativos configurados:


💡 A opção selecionada na geração do primeiro relatório da sessão de acesso ativa será guardada pelo sistema e os próximos relatórios gerados na mesma sessão serão processados com base nesta configuração.

Se desejar gerar um relatório com uma opção de consolidação diferente, recarregue a página para encerrar a sessão ativa e iniciar uma nova, dessa maneira a mensagem com as opções voltará a ser exibida.

Exemplo: caso emita o relatório de "Posição de Estoque" somente com os dados do Aplicativo em que está gerando, ao gerar ele novamente ou outro relatório de outro módulo, a mensagem contendo as opções não será exibida, pois o sistema considerará a configuração do primeiro relatório. Para gerar este ou outro relatório de maneira consolidada com outros aplicativos, será necessário atualizar a página, para tornar a ver as opções de geração.

2) A geração do relatório será iniciada. Uma nova tela será exibida, permitindo que você acompanhe em tempo real o progresso da emissão do relatório:

3) Se preferir, você pode fechar esta tela ou aba do navegador sem preocupações, pois o relatório continuará sendo gerado em segundo plano. 🚀


Além disso, ao clicar em "Fechar", você tem a opção de abrir o Omie.Drive para acompanhar o processo:

⚠️ Dica Importante

Se todas as notificações de relatório gerado estiverem desativadas, recomendamos que você não feche a tela ou aba do navegador, pois sem notificações ativas, você não será informado quando o relatório estiver pronto, e consequentemente, não conseguirá acessá-lo.

Entretanto, se for necessário fechar a tela, recomenda-se acompanhar o processo através do Omie.Drive para garantir o acesso ao relatório quando estiver pronto.

4) Ao clicar em "Fechar", uma mensagem será exibida para informar que o relatório está sendo gerado em segundo plano. Para acompanhar o processo pelo Omie.Drive, basta clicar em "Acompanhar a geração do relatório":

5) No Omie.Drive, você também pode acompanhar o progresso da geração do relatório. Quando o relatório estiver concluído, você terá três opções:

  1. Visualizar o relatório diretamente no Omie.

  2. Baixar os arquivos disponíveis individualmente.

  3. Baixar os arquivos disponíveis em lote, conforme sua preferência.

💡 Informações sobre o Omie.Drive

  • Os arquivos permanecerão disponíveis por um período de até 3 dias.

  • Pode acontecer de o mesmo relatório estar disponível em diferentes formatos, como .CSV e .XLSX, dando a você a opção de escolher aquele que melhor atende às suas preferências.

6) No Omie, assim que a geração do relatório é concluída, de acordo com as configurações predefinidas, você poderá ser notificado.

Isso porque o Omie oferece um sofisticado sistema de notificações em que cada usuário poderá personalizar suas preferências, optando por receber notificações sobre relatórios gerados não apenas no navegador, mas também por e-mail.

  • Notificação no Navegador:

  • Notificação por E-mail:


Configurando as Notificações de Relatórios Gerados

No Omie, você pode ativar as notificações do sistema para estar sempre atualizado, em tempo real, sobre algumas atividades do sistema, como, por exemplo, ser notificado quando a geração de um relatório foi concluída.

Cada usuário pode personalizar suas notificações, especificando para quais ações deseja receber notificações e escolhendo o método de alerta preferido.

1) Para configurar as notificações de relatórios gerados, primeiro, é necessário permitir as notificações em seu navegador. Para isso, siga estes passos:

2) Após realizar permitir as notificações no navegador, você poderá acessar o Omie e configurar quais notificações deseja receber.

Ao acessar a tela inicial do Omie, clique no ícone de sino 🔔 , no canto superior direito:

3) Ao acessar as Notificações do Omie (1), clique na opção "⚙️ Configuração" (2):

4) Nesta área, localize o tópico "Relatórios: Geração Concluída" (1) e marque os métodos de notificação de interesse (2):

Os tipos de dispositivos para receber notificações são:

  • 💻 - Notificações no navegador

  • ✉️ - Notificações por e-mail

  • 📲 - Notificações pelo App Omie

E em breve, também teremos:

  • 📱 - Notificações por SMS

  • 📱 - Notificações por WhatsApp


4) Tudo configurado! Agora você estará sempre atualizado em tempo real sobre a geração dos Relatórios no Omie. 🚀


Desabilitando as Notificações de Relatórios Gerados

Caso você não queira mais receber as Notificações sobre os Relatórios Gerados, é possível desabilitá-las em alguns passos simples.

⚠️ Dica Importante

Se todas as notificações de relatório gerado estiverem desativadas, recomendamos que você não feche a tela ou aba do navegador durante a geração do relatório, pois sem notificações ativas, você não será informado quando o relatório estiver pronto, e consequentemente, não conseguirá acessá-lo.

Entretanto, se for necessário fechar a tela, recomenda-se acompanhar o processo através do Omie.Drive para garantir o acesso ao relatório quando estiver pronto.



📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?