Com o Omie.PDV Pré-Venda, você pode cadastrar os Pedidos dos Clientes de forma prática e decidir posteriormente como deseja concluir a venda, seja através da emissão de NF-e no Omie.ERP ou da finalização no Omie.PDV Varejo Desktop com Cupom Fiscal.
Confira o passo a passo para registrar e gerenciar seus Pedidos!🚀
Tópicos do Artigo:
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Gerando um Pedido no Pré-Venda
⚠️ Atenção
Os cadastros de Produtos, Impostos, Clientes e Formas de Pagamento, deverão ser feitos diretamente no seu ERP. Para isso, confira o checklist abaixo:
1) Após acessar o Omie Pré-Venda e selecionar o aplicativo desejado, diretamente na tela inicial será possível iniciar o seu Pedido no Pré-venda.
Para isso, localize o campo “Cliente” e insira o Cliente desejado, realizando a busca pelo nome, CPF ou CNPJ:
2) Ao iniciar o Pedido, será gerado automaticamente um número de Pré-Venda, utilizado como controle interno do registro. Na tela de inclusão de itens, você poderá preencher as seguintes informações:
(1) Nome do Produto: pesquise o item que deseja adicionar à Pré-Venda. A busca pode ser realizada pela descrição do Produto, código interno ou código de barras (EAN/GTIN).
(2) Quantidade: informe a quantidade do item que será adicionada ao Pedido.
(3) Valor unitário: defina ou ajuste o valor unitário do Produto, se necessário.
(4) Tabela de Preço: utilize a seta para visualizar as Tabelas de Preço vinculadas ao item.
(5) Desconto: informe o valor de desconto que será aplicado ao Produto.
(6) Número da Pré-Venda: exibido no canto superior direito da tela, esse número será utilizado como identificação e controle interno do Pedido.
💡 Só é possível alterar o preço de venda do Produto caso haja configuração específica ativada no Pré-venda: Configurando o Omie Pré-Venda
3) Se desejar adicionar um desconto ou um aumento ao valor total do Pedido, assim como um vendedor associado ao Pedido, role a barra de navegação do menu lateral esquerdo (1) até o final:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Aplicando um Desconto/Acréscimo
Aplicando um Desconto/Acréscimo
1) Para aplicação de Desconto ou Acréscimo, clique na opção "Desconto/Acréscimo":
2) Na listagem, clique na seta para baixo para expandir (1) e escolha a opção de desconto ou acréscimo desejada. Em seguida, insira o valor ou percentual desejado (2).
Por fim, clique em "Confirma" (3):
4) Após informar os dados do Pedido, para finalizar, clique em "Encerrar Pré-Venda" no menu à esquerda:
💡 Caso precise somente gerar e imprimir um Orçamento para o Cliente, selecione diretamente a opção "Imprimir Pré-Venda", sem a necessidade de encerrar a Pré-Venda.
5) Nos próximos passos, demonstramos como você pode encerrar a venda como Pedido NF-e ou como Cupom Fiscal.
Encerrando a pré-venda para Pedido NF-e
1) Para encerrar a Pré-Venda e enviar o Pedido diretamente ao Omie.ERP para emissão da NF-e, além da identificação do Cliente, é necessário preencher algumas informações importantes:
(1) Conta Corrente: selecione a forma de pagamento que será utilizada na venda.
(2) Número de Parcelas: defina a quantidade de parcelas vinculadas ao pagamento.
(3) Lembrar última forma de pagamento utilizada: ao habilitar essa opção, o Pré-Venda manterá automaticamente a última forma de pagamento utilizada nas próximas vendas.
(4) Observação: utilize esse campo para adicionar informações complementares relacionadas ao Pedido, caso necessário.
(5) Enviar p/ Pedido NF-e: após revisar as informações preenchidas, clique nessa opção para concluir a Pré-Venda e enviar o Pedido para emissão da NF-e no Omie.ERP.
💡 Dica: Imprimindo a pré-venda
Ao habilitar a opção “Imprimir Pré-venda”, o sistema exibirá automaticamente a visualização da Pré-Venda ao concluir o processo:
Além disso, essa opção permanecerá habilitada nas próximas Pré-Vendas, pois o Pré-Venda memoriza a última configuração utilizada.
2) Pronto! Depois de clicar em "Enviar p/ Pedido NF-e", o Pedido é encaminhado para o Omie.ERP, e você já pode faturar a NF-e!
Encerrando a pré-venda para Cupom
💡Nesta alternativa, não é preciso fornecer detalhes como Conta Corrente, Número de Parcelas ou Observações, uma vez que essas informações serão fornecidas posteriormente durante o processo de recuperação e conclusão da venda no PDV Desktop.
1) Caso deseje apenas encaminhar a Pré-Venda para emissão posterior de Cupom Fiscal no Omie.PDV Varejo Desktop, também é possível concluir o processo diretamente pela opção "Encerrar p/ Cupom":
💡 Dica: Imprimindo a pré-venda
Ao habilitar a opção “Imprimir Pré-venda”, o sistema exibirá automaticamente a visualização da Pré-Venda ao concluir o processo:
Além disso, essa opção permanecerá habilitada nas próximas Pré-Vendas, pois o Pré-Venda memoriza a última configuração utilizada.
2) E pronto! É possível recuperar o cupom fiscal no PDV Desktop usando o número da pré-venda.
Faturando o Pedido de Venda
1) Após realizar o login no Omie ERP, acesse o módulo de Vendas e NF-e:
2) Clique no Passo 3 - "Cadastrar Pedidos e Faturar":
3) Os Pedidos cadastrados serão exibidos em cards, em um kanban. O Pedido gerado pelo Pré-Venda aparecerá na coluna de "Faturar".
Para acessá-lo, dê um duplo clique sobre o card:
4) Para faturar o Pedido de Venda, confira o artigo abaixo:
















