Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOneFlowFolha
Como processar desligamentos no OneFlow
Como processar desligamentos no OneFlow

Entenda como deve ser informado no OneFlow, para que o sistema calcule o recibo de desligamento e processe as obrigações correspondentes.

Alizete Alves avatar
Escrito por Alizete Alves
Atualizado há mais de um ano

Ao realizar o desligamento de um trabalhador no sistema Oneflow, todas as obrigações vinculadas a esse processo serão realizadas de forma automática .

O processo inicia com o registro dos dados do desligamento. Esse registro pode ser feito pelo Portal ou pode ser inserido direto no módulo folha

A partir da confirmação da efetivação do desligamento, O sistema vai gerar a TRCT e o aviso prévio, fazer o lançamento no contas a pagar caso você tenha o Omie financeiro integrado e também gerar as obrigações legais, FGTS rescisório e seguro desemprego se o motivo de desligamento exigir essas obrigações.

1) PROCESSAR RECIBOS DE DESLIGAMENTO

1.1 - Processar recibos

No menu da Folha, acesse a opção "Desligamentos" e clique na opção 'Incluir"

Aqui você terá as opções: Desligamentos individuais e coletivos

1.2 - Desligamento Individual

1 - Selecione o trabalhador, caso desejar consultar detalhes do contrato do trabalhador clique no botão de consulta.

2 - Motivo do desligamento, Ao clicar na opção de pesquisa ,  para empregados em geral, será apresentado as opções de desligamentos disponíveis no sistemas para a respectiva categoria.  O cálculo do recibo será realizado de forma automática, de acordo com o motivo de desligamento escolhido.

3 - Aviso previo: O campo: Aviso prévio, será habilitado apenas para os motivos de desligamento que se aplica. Serão apresentadas as opções:

  • Indenizado

  • Trabalhado

  • Dispensado

  • Não se aplica

Porém, para cada motivo de desligamento, só será apresentado as opções que sejam possíveis para o tipo de desligamento escolhido. Exemplo:
Rescisão sem justa causa, por iniciativa do empregador, serão apresentadas apenas as opções:  Trabalhado e Indenizado

Informe a data de comunicação do aviso prévio.

4 - Redução da jornada: Quando o aviso prévio é trabalhado e a iniciativa do desligamento é do empregador, pode ser selecionado uma das opções : 02 horas diárias ou 07 dias. 

O sistema irá calcular o último dia trabalhado de forma automática.

5 - Data de projeção: Nesse campo, será considerado a data contando o período do aviso prévio, mesmo que indenizado + 03 dias adicionais que o trabalhador tem direito a cada ano trabalhado. Os 07 dias de redução de jornada do aviso prévio também são computados no campo de data de projeção. 

6 - Data de pagamento: O sistema irá sugerir 10 dias após o último dia trabalhado.

7 - Saldo do FGTS: Informe o valor do saldo rescisório para fins do pagamento de 40% ou 20% da multa rescisória. Esse campo será habilitado apenas para os motivos de desligamento em que essa indenização se aplica e deve ser obtido por meio do sistema da Caixa Econômica Federal

8 - Salvar:  Ao clicar em "Salvar", o sistema apresenta as opções: "Ver recibo" e "Efetivar desligamentos"

9 - Ver recibos: É recomendado que você clique na opção “Ver recibos”, para visualizar todos os valores calculados conforme o motivo de desligamento antes da efetivação.

10 - Status do recibos: O sistema apresentará incialmente o status do recibo em “Simulação” Apenas após a efetivação o recibo será processado e as obrigações serão geradas. Na tela de consulta do recibo tem a opção para efetivar e o status será alterado para "Processado"

11 - Variáveis da Folha: O cálculo das verbas padrões de acordo com o motivo de desligamento são realizados automaticamente, porém, caso seja necessário informar algum pagamento ou desconto no recibo de desligamento, clique na opção de variáveis de folha.

12 - Etapas dos processos: Observe na Aba resumo, o status das obrigações geradas.

13 - Ver obrigações: Logo após a efetivação do recibo, observe que as obrigações estão disponíveis.

Caso você utilize o Omie Financeiro, o lançamento do contas a pagar será realizado automaticamente. Veja o lançamento clicando na opção: Desligamento ou " Ver contas a pagar".

A guia de GRRF, ou FGTS rescisório apartir de 01/2024. Apenas para as situações que se aplicam. 

No caso do arquivo GRRF, é necessário realizar o processo de validação e geração da guia no aplicativo Conectividade social

Seguro desemprego - O arquivo do Seguro desemprego será gerado apenas para as situações aplicáveis, fica disponível para que seja feito o processo de validação e transmissão ao Ministério do trabalho. https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf

A partir de Maio/2023, o valor de recolhimento do IRRF foi centralizada com os valores previdenciários e será impressa pela DCTF WEB.

14 - Ver documentos gerados: Ao efetivar o recibo de desligamento, os documentos relacionados serão enviados para o portal do cliente ou no e-mail do responsável .

Os documentos também ficarão disponíveis caso seja necessário visualizar ou reenviar.

Quais documentos?

Aviso prévio, Termo de rescisão de contrato e o relatório contendo quais as verbas e os detalhes sobre regras aplicadas para compor a remuneração no cálculo das verbas no recibo de desligamento.

Clique duplo sobre os itens para ter acesso aos documentos.

1.3 - Desligamento em lote

No menu da Folha, acesse a opção "Desligamentos" e clique na opção 'Incluir"

e clique ma opção: Em lote

Essa opção será utilizada para fazer simulações para a situação de desligamentos de um grupo de trabalhadores ou todos os trabalhadores da empresa, porém não é o valor exato em função do valor da multa rescisória que não será considerada nesse cálculo em lote.

1 - Informe o motivo de desligamento. Clique na lupa para escolher uma opção.

2 - Comunicação do aviso: Informe sim ou não no campo Aviso e a data de comunicação.

Clique na opção "Incluir" para vincular os trabalhadores que farão parte do processo de simulação do desligamento.

3 - Selecionar os trabalhadores: Marque quem são os trabalhadores e clique na opção: "Vincular"

4 - Salvar: Após vincular os trabalhadores e clique na opção: "Salvar"para simular os valores.

5 - Ver recibos: A opção ver recibos será detalhada no tópico abaixo, pois é a mesma opção para os tipos de desligamento individual e em lote

1.4 - Ver recibos

Ao clicar na opção ver recibos, será apresentado todas as rubricas calculadas conforme o motivo do desligamento.

Variáveis folha: Se desejar poderá incluir variáveis e depois reprocesse os recibos para que os valores e impostos sejam atualizados.

Para inibir algum cálculo automático, digite em variáveis a rubrica com valor "zero".

Para consultar a memória de cálculo, clique duplo sobre a rubrica.

Se desejar alterar o valor da composição da remuneração clique no lápis conforme sinalização acima, e o sistema irá considerar o valor informado para calcular Férias, 13º salário ou aviso prévio, conforme o valor informado. 

Para consultar os valores da composição de base de cálculo apurados pelo sistema de forma automática, clique na lupa e serão apresentadas as verbas .

Ao clicar sobre cada remuneração, o sistema apresentará o detalhe de como a média de salários foi realizada e quais as regras adotadas.

Integração de Médias Salariais

Mais detalhes sobre a integração de médias, consulte o Artigo:
http://ajuda.omie.com.br/pt-BR/articles/6704758-como-e-feita-a-composicao-de-medias-salariais

Respondeu à sua pergunta?