No mercado, é bastante comum emitirmos um boleto ou Pix com um valor específico, mas o cliente acabar pagando um valor inferior por meio de transferência ou pix.
Quando isso ocorre, a conciliação dos lançamentos não é realizada automaticamente, pois o registro não atende a um dos critérios de configurações para a conciliação automática da Omie.CASH: a correspondência exata do valor do documento.
No entanto, é possível ajustar o valor da Conta a Receber diretamente no Omie para que a conciliação seja feita com o valor efetivamente pago pelo cliente.
Conciliação de Recebimentos com Valores Divergentes
Dica Importante
Vamos demonstrar o processo usando um recebimento via Pix, mas o mesmo procedimento também se aplica a boletos.
1) O primeiro passo é cancelar, na Conta a Receber, o método de cobrança original.
Esse procedimento é necessário para ajustar o valor da Conta conforme o valor efetivamente enviado pelo cliente.
Para isso, acesse a Conta a Receber e selecione a opção "Cancelar Pix" ou "Cancelar Boleto", conforme ilustrado abaixo:
2) Com o meio de cobrança já cancelado, é preciso aplicar um desconto nesta Conta a Receber, para adequá-la ao valor pago pelo cliente.
Para isso, acesse agora a aba de "Recebimentos" e clique em "Registrar Recebimento":
3) Na Conta Omie.CASH não é possível aplicar descontos manuais, por isso, recomendamos que você altere a Conta Corrente para alguma outra opção e siga os seguintes procedimentos:
(1) Altere a Conta Corrente
(2) No campo "Desconto" insira a diferença entre o valor da cobrança original e o valor pago pelo cliente.
(3) Preencha o campo "Valor do Recebimento" com zero.
💡 Observe que ao lado do Valor do Recebimento, você verá a seguinte mensagem: "Restará XXXX a receber da conta".
O valor restante deve corresponder ao valor pago pelo cliente.
4) Com isso, o sistema registrará o valor recebido e o valor em aberto a receber:
5) Agora, você não precisa fazer mais nada! 🚀
Caso critérios de configurações para a conciliação automática da Omie.CASH estejam atendidos, a Omie.CASH atualizará o extrato automaticamente!
Com isso, o valor recebido pelo cliente será associado com a Conta a Receber.
6) Enquanto é feita a atualização, no seu extrato serão exibidos dois lançamentos, conforme o exemplo abaixo:
7) Em breve, a Omie.CASH consolidará ambos registros em um único lançamento:
Prontinho! Os valores já estão conciliados corretamente. 😉