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Conciliação de Recebimentos com Valores Divergentes do Boleto ou Pix | Omie.CASH
Conciliação de Recebimentos com Valores Divergentes do Boleto ou Pix | Omie.CASH

Nesse artigo, descubra como conciliar o lançamento da Omie.CASH em que o cliente pagou um valor menor.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 3 meses

No mercado, é bastante comum emitirmos um boleto ou Pix com um valor específico, mas o cliente acabar pagando um valor inferior por meio de transferência ou pix.

Quando isso ocorre, a conciliação dos lançamentos não é realizada automaticamente, pois o registro não atende a um dos critérios de configurações para a conciliação automática da Omie.CASH: a correspondência exata do valor do documento.

No entanto, é possível ajustar o valor da Conta a Receber diretamente no Omie para que a conciliação seja feita com o valor efetivamente pago pelo cliente.

Tópicos do Artigo




1. Cancelando o meio de cobrança original

Dica Importante

Vamos demonstrar o processo usando um recebimento via Pix, mas o mesmo procedimento também se aplica a boletos.

1) O primeiro passo é cancelar, na Conta a Receber, o método de cobrança original. Esse procedimento é necessário para ajustar o valor da Conta conforme o valor efetivamente enviado pelo cliente.

Para isso, acesse a Conta a Receber e selecione a opção "Cancelar Pix" ou "Cancelar Boleto", conforme ilustrado abaixo:



2. Aplicando desconto na Conta a Receber

1) Com o meio de cobrança já cancelado, é preciso aplicar um desconto nesta Conta a Receber, para adequá-la ao valor pago pelo cliente.

Para isso, acesse agora a aba de "Recebimentos" e clique em "Registrar Recebimento":

2) Na Conta Omie.CASH não é possível aplicar descontos manuais, por isso, recomendamos que você altere a Conta Corrente para alguma outra opção, como por exemplo, uma Conta Caixinha:


3) Agora, siga os seguintes procedimentos:

  • (1) No campo "Desconto" insira a diferença entre o valor da cobrança original e o valor pago pelo cliente.

  • (2) Preencha o campo "Valor do Recebimento" com zero.

    💡 Observe que ao lado do Valor do Recebimento, você verá a seguinte mensagem: "Restará XXXX a receber da conta".

    O valor restante deve corresponder ao valor pago pelo cliente.

4) Com isso, o sistema registrará o valor recebido (1) e o valor em aberto a receber (2):


3. Visualizando o extrato e a conciliação

1) Agora, você não precisa fazer mais nada! 🚀

Caso critérios de configurações para a conciliação automática da Omie.CASH estejam atendidos, depois de alguns minutos, a Omie.CASH irá atualizar o extrato automaticamente!

Com isso, o valor recebido pelo cliente será associado com a Conta a Receber.

2) Enquanto é feita a atualização, no seu extrato serão exibidos dois lançamentos, conforme o exemplo abaixo:

3) Em breve, a Omie.CASH consolidará ambos registros em um único lançamento:

Prontinho! Os valores já estão conciliados corretamente 😉


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