No mercado, é bastante comum emitirmos um boleto ou Pix com um valor específico, mas o cliente acabar pagando um valor inferior por meio de transferência ou pix.
Quando isso ocorre, a conciliação dos lançamentos não é realizada automaticamente, pois o registro não atende a um dos critérios de configurações para a conciliação automática da Omie.CASH: a correspondência exata do valor do documento.
No entanto, é possível ajustar o valor da Conta a Receber diretamente no Omie para que a conciliação seja feita com o valor efetivamente pago pelo cliente.
Tópicos do Artigo
1. Cancelando o meio de cobrança original
Dica Importante
Vamos demonstrar o processo usando um recebimento via Pix, mas o mesmo procedimento também se aplica a boletos.
1) O primeiro passo é cancelar, na Conta a Receber, o método de cobrança original. Esse procedimento é necessário para ajustar o valor da Conta conforme o valor efetivamente enviado pelo cliente.
Para isso, acesse a Conta a Receber e selecione a opção "Cancelar Pix" ou "Cancelar Boleto", conforme ilustrado abaixo:
2. Aplicando desconto na Conta a Receber
1) Com o meio de cobrança já cancelado, é preciso aplicar um desconto nesta Conta a Receber, para adequá-la ao valor pago pelo cliente.
Para isso, acesse agora a aba de "Recebimentos" e clique em "Registrar Recebimento":
2) Na Conta Omie.CASH não é possível aplicar descontos manuais, por isso, recomendamos que você altere a Conta Corrente para alguma outra opção, como por exemplo, uma Conta Caixinha:
3) Agora, siga os seguintes procedimentos:
(1) No campo "Desconto" insira a diferença entre o valor da cobrança original e o valor pago pelo cliente.
(2) Preencha o campo "Valor do Recebimento" com zero.
💡 Observe que ao lado do Valor do Recebimento, você verá a seguinte mensagem: "Restará XXXX a receber da conta".
O valor restante deve corresponder ao valor pago pelo cliente.
4) Com isso, o sistema registrará o valor recebido (1) e o valor em aberto a receber (2):
3. Visualizando o extrato e a conciliação
1) Agora, você não precisa fazer mais nada! 🚀
Caso critérios de configurações para a conciliação automática da Omie.CASH estejam atendidos, depois de alguns minutos, a Omie.CASH irá atualizar o extrato automaticamente!
Com isso, o valor recebido pelo cliente será associado com a Conta a Receber.
2) Enquanto é feita a atualização, no seu extrato serão exibidos dois lançamentos, conforme o exemplo abaixo:
3) Em breve, a Omie.CASH consolidará ambos registros em um único lançamento:
Prontinho! Os valores já estão conciliados corretamente 😉