Ainda não emitiu nenhuma nota pelo Omie? Então leia também o artigo "Como faço para começar a emitir Nota Fiscal de Venda (NF-e)?".

1. Acessando a Remessa de Produto

Clique no menu e selecione a opção "Exibir todas", no grupo Remessa de Produto.

2. Acessando a Remessa de Produto

  1. posicione na remessa.

Clique em "Editar", conforme indicado na figura acima.

3. Faturando a Remessa de Produto

Após uma análise na Remessa, clique no botão "Concluir Remessa de Produto", conforme indicado na figura acima.

4. Acompanhando o faturamento

Depois de solicitar o faturamento da remessa de produto, você pode (e deve...) acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

4.1. Acessando a lista de Remessa de Produto

Clique no menu e selecione a opção "Exibir todas", no grupo Remessa de Produto.

4.2. Analisando a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

O Omie demonstra através de uma representação em cores e símbolos, destacada em cada linha que representa a remessa de produto conforme indicado na figura acima, o que está acontecendo:

  1. ✓ Concluído. sucesso! a solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos.
  2. • Concluído (aguardando retorno da SEFAZ). a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Calma aí :)
  3. • Pendente. são pedidos de remessa que ainda não foram concluídos.
  4. • Concluído (NF-e rejeitada). a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada.
  5. × Cancelado. são notas fiscais que foram canceladas.

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos.

5. Entendendo e resolvendo "as Rejeições"

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você pode entrar novamente no pedido e clicar para Reenviar a NFe.
  2. alguma informação está errada no pedido de remessa e foi criticada pela SEFAZ. Aqui é com você: descubra e ajuste o que está errado. Para isso, acesse a aba "Mensagens SEFAZ" do pedido de remessa.

5.1. Verificando exatamente o que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) te falou:

  1. marque a opção "Exibir todas as mensagens de comunicação com a SEFAZ". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a SEFAZ retorna. Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados. De forma geral, as mensagens são auto-explicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar e reenviar o pedido de remessa, conforme a imagem acima.

Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo "Quais são as informações obrigatórias para emitir uma Nota Fiscal de Produto (NF-e)?". Pode ser muito útil :)

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