A Remessa de Produto é um documento que formaliza o envio de mercadorias sem cobrança ao Destinatário. Este tipo de nota é muito comum em situações em que as movimentações de mercadoria não possuem finalidade comercial, como remessas para conserto, demonstração, bonificação ou retorno ao fornecedor.
O cadastro de Remessas pode ocorrer de duas formas:
Manualmente, conforme demonstraremos abaixo.
Tópicos do Artigo:
Cadastrando uma Remessa de Produto
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:
2) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e e clique em “Incluir” no grupo "Remessa de Produto":
💡 Para abrir o menu suspenso, passe o mouse pelo nome do Módulo.
3) Assim, será criado um registro de Remessa de Produto.
Agora será necessário preencher os Dados Principais da Remessa.
Informando os Dados Principais da Remessa
Após incluir o registro da Remessa de Produto, será apresentada a tela inicial, e você poderá preencher os dados principais de sua Remessa. Ao fim do preenchimento, clique em "Salvar":
(1) Cliente: Selecione o Cliente/Destinatário vinculado a operação.
Caso ele não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente nesta tela. Para isso, basta clicar no 🔗 clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão do Cliente/Fornecedor será acionada:
Confira o artigo “Cadastrando meus Clientes e Fornecedores”
(2) Previsão: Data de previsão para emissão da NF-e de Remessa.
(3) Vendedor: Pessoa responsável pela operação.
(4) Tipo do Frete: Tipo de frete utilizado para entrega dos itens em sua empresa.
(5) Valor do Frete: Caso haja frete, informe o valor neste campo.
(6) Cenário Fiscal: Defina o Cenário Fiscal que teve os impostos configurados para seus produtos movimentados nas operações de Remessa de Produto.
Leia também: “Criando um Cenário Fiscal para Remessas de Produtos”
Incluindo os Produtos da Remessa
1) Ao fim do preenchimento dos Dados Principais e cadastro de sua Remessa, é hora de adicionar os Itens!
Para isso, clique no botão "Novo Item":
2) Assim, será apresentado a tela de “Novo Item da Nota de Remessa”.
Siga as orientações abaixo para realizar os principais preenchimentos:
(1) Produto: Preencha qual Produto está sendo enviado. Ele deve estar previamente cadastrado.
Caso ele não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente nesta tela. Para isso, basta clicar no 🔗 clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão de Produto será acionada:Veja mais: “Cadastrando os Produtos que Compro, Estoco e Revendo”
(2) CFOP: O CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo.
Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar.
(3) Quantidade: Quantidade que está sendo enviada do produto. É essa quantidade que vai ser baixada do estoque quando a Remessa for faturada e a Nota Fiscal Eletrônica for gerada.
(4) Local de Estoque: Definição do Local de Estoque que será baixado quando a Remessa for concluída e a NF-e for gerada.
Leia também: Cadastrando Locais de Estoque
(5) Valor Unitário do Item: Defina o valor equivalente a cada unidade do Produto. Este valor será destacado na Nota Fiscal.
(6) Código EAN (GTIN): Código de Barras do Produto, ele é preenchido automaticamente a partir da informação do Cadastro do Produto.
(7) % do Desconto: Houve desconto em relação ao valor original do Produto? Informe o percentual ou valor de desconto aqui.
Para alterar de % percentual para R$ valor, clique no ícone de setas acima do campo:
💡 Informações importantes
O campo “Valor da Mercadoria” será preenchido automaticamente para você! Ele é equivalente à multiplicação do campo “Quantidade” pelo campo “Valor Unitário do Item”.
O Código NCM é preenchido automaticamente a partir do Cadastro do Produto. NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul” e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. Ele também indica qual a “alíquota do IBPT”.
Similar ao campo de Valor da Mercadoria, o Omie já realiza o cálculo automático do “Valor Total do Item”! Este valor é referente a multiplicação do campo “Quantidade” pelo campo “Valor Unitário do Item”, já acrescentando o valor do IPI e Substituição Tributária (caso tenha sido informado) e já subtraindo o Desconto (quando informado).
Definindo as informações e Impostos do Produto
No Item adicionado, é possível preencher informações de Impostos e outros detalhes, através das abas próprias. Confira abaixo mais informações sobre as abas apresentadas:
1) Abas ICMS, ICMS Substituição Tributária, IPI, PIS e COFINS: Para o cálculo dos Impostos, realize o preenchimento das informações de tributação (situação tributária, alíquotas, etc), seguindo as orientações de sua equipe contábil:
📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está enviando x o tipo de operação que está sendo realizada.
2) Aba Observações: Precisa registrar observações internas sobre o Item? Esses dados podem ser preenchidos no campo específico. Essas informações não serão levadas a NF-e, podendo ser vistas somente internamente e/ou na Impressão da Remessa de Produto.
3) Aba Informações Adicionais: A adição de informações dos campos dessa Aba são opcionais. Aqui você poderá preencher:
(1) Peso Líquido (Kg)
(2) Peso Bruto (Kg)
(3) Número do Pedido de Compra: Equivalente ao xPed do XML da NF-e, referente ao número do pedido de compra.
(4) Item do Pedido de Compra: Número do item do pedido de compra na nota, informação da Tag nItemped no XML.
(5) Cenário Fiscal: Caso o item utilize um cenário fiscal diferente do Cenário configurado para a Remessa, é possível atualizar a informação diretamente nos dados adicionais do Produto.
(6) Código do Benefício Fiscal: Consulte a sua contabilidade e a Tabela de código de benefício fiscal para confirmar a incidência de benefício fiscal.
(7) Número da FCI (Ficha de Conteúdo da Importação): A FCI, ou Ficha de Conteúdo de Importação, é um documento para empresas que utilizam produtos contendo insumos importados em sua composição.
(8) Local de Estoque de Entrada: Caso o Local de Estoque de terceiros esteja cadastrado, é possível informá-lo como Local de Entrada. Assim, ao concluir sua Remessa de Produto, o sistema poderá criar automaticamente a entrada de estoque neste local (além de criar a saída de estoque do local informado para a Remessa/Produto).
(9) Informações para a Nota Fiscal: Informações adicionais para o item, essa informação será apresentada abaixo do item no DANFE.
(10) Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e
(11) Não somar esse item no total da NF-e
Preenchendo as Informações Adicionais
Além de informar a “Categoria” e o “Projeto”, você pode indicar mais uma série de informações referentes a Remessa de Produto!
Confira mais informações no Artigo:
Concluindo e emitindo sua Remessa de Produto
1) O Omie possibilita a pré-visualização do DANFE antes de sua emissão.
Com todos os dados preenchidos, você pode realizar a visualização de sua Pré-Nota!
Para isso, basta clicar em “Conferir”, opção disponível no menu lateral esquerdo de sua Remessa de Produto:
2) Na tela de Conferência, selecione a opção “Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)”:
3) Caso tudo esteja em conformidade, para se comunicar com a SEFAZ e gerar a sua NF-e, clique em “Concluir Agora”:
4) Pronto! A comunicação com a SEFAZ será iniciada para que a geração de sua NF-e ocorra após validação da SEFAZ.
📌 Para acompanhar a emissão de sua NF-e de Remessa e prosseguir em casos de rejeições, leia também:
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