No Omie, você tem a opção de importar suas notas de compra de duas maneiras: manualmente ou através da API.
No entanto, oferecemos dois recursos que permitem o download automático das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e dos Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e) emitidos contra o seu CNPJ.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o Agente da NF-e, como você pode ativá-lo e também como é possível capturar os documentos pelo E-mail da NF-e.
💡 Dica
Não é necessário ativar o Agente da NF-e para utilizar o E-mail da NF-e, elas são funcionalidades independentes. 😉
Tópicos do Artigo:
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:
Conheça o Agente da NF-e
O Agente de NF-e é um recurso que, a partir da sua ativação, realiza consultas no Ambiente Nacional do site da SEFAZ (SEFAZ AN).
Assim, sempre que o sistema detectar uma NF-e (Modelo 55) ou um CT-e (Modelo 57) associado ao CNPJ/IE configurado no Omie e ao Certificado Digital incluído no sistema, a nota será importada automaticamente para o Módulo de Compras.
É importante ressaltar que a captura acontece a partir da data de ativação deste recurso, ou seja, todas as notas emitidas anteriormente a sua ativação, não serão capturadas.
As NF-es e CT-es importados pelo Agente de NF-e serão direcionados para o Passo 3 - Kanban de Compras, na coluna “Faturado pelo Fornecedor”, e serão identificados pelos ícones exibidos abaixo, respectivamente:
Então, será necessário apenas realizar o recebimento da NF-e ou do CT-e. 🚀
Conheça o E-mail de NF-e
Além do Agente da NF-e, o Omie possui um mecanismo de correio eletrônico para captura das Notas Fiscais e Conhecimentos de Transporte.
Esse mecanismo consiste em um endereço exclusivo atribuído à sua empresa. Assim, todas as NF-es e CT-es emitidas informando esse endereço ou enviadas para ele por e-mail, e que estejam relacionadas ao seu CNPJ, serão importadas automaticamente no Omie.
⚠️ Atenção
É importante ressaltar que o E-mail de NF-e não é um webmail, onde é possível acessar, enviar e gerenciar mensagens como em uma caixa de correio eletrônico convencional.
Em vez disso, pense nele como o seu endereço exclusivo designado para o "E-mail da NF-e", cuja função é direcionar automaticamente as notas fiscais recebidas para o módulo de compras do Omie.
Nesse contexto, você pode personalizar apenas o "apelido" desse endereço de e-mail, ou seja, a parte que vem antes do "@" (arroba), conforme exemplificado abaixo:
Para a captura das notas, é necessário apenas que os documentos sejam emitidos informando esse endereço, ou que os arquivos XML das notas sejam enviados por e-mail para esse endereço, e que o CNPJ do destinatário coincida com o informado nos "Dados da Minha Empresa".
Dessa forma, esses documentos serão automaticamente capturados e exibidos no Passo 3 - Kanban de Compras, como mostrado no exemplo a seguir:
Então, será necessário apenas realizar o recebimento da NF-e ou do CT-e.
Ativando o Agente da NF-e
1) Para acessar as configurações do sistema, clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:
2) Nas configurações, selecione a opção "6. Importação da NF-e do Fornecedor":
3) Clique em "Ativar o Agente da NF-e", e em seguida, em "Confirmar":
4) Excelente! Seu Agente já está ativo para realizar o download automático de todas as notas fiscais faturadas para a sua empresa a partir deste momento. 🎉
💡 Lembrete
É necessário atender a todos os pré-requisitos para a captura das notas;
Se desejar, você pode configurar o e-mail da NF-e.
Configurando o E-mail de NF-e
1) Para acessar as configurações do sistema, clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:
2) Nas configurações, selecione a opção "6. Importação da NF-e do Fornecedor":
3) Aqui, você poderá preencher o "apelido" do endereço que será usado para capturar automaticamente as NF-es recebidas. Preencha o "nome de usuário" do E-mail da NF-e (1) e, em seguida, clique em "Confirmar" (2):
💡 Exemplo de nome de utilizador: NomeDaSuaEmpresa@nfe.omie.com.br |
4) Tudo pronto! Seu E-mail de NF-e já está configurado e você pode compartilhar este endereço com seus fornecedores. 🎉
💡 Lembrete
É necessário atender a todos os pré-requisitos para a captura;
Não é necessário ativar o Agente da NF-e para utilizar o E-mail da NF-e, elas são funcionalidades independentes.
FAQ sobre a Importação Automática de NF-e
Organizamos as respostas para as perguntas mais comuns sobre o Agente de NF-e e o E-mail de NF-e. 🤗
1) Quais tipos de nota são capturadas?
1) Quais tipos de nota são capturadas?
O Agente e o E-mail da NF-e realizarão a captura dos seguintes documentos eletrônicos, desde que eles sejam relacionados à mesma Inscrição Estadual (IE) e CNPJ informados no certificado digital importado no Omie:
Notas Fiscais de Produto (NF-e Modelo 55) emitidos contra o seu CNPJ.
Conhecimentos de Transporte (CT-e Modelo 57) emitidos contra o seu CNPJ.
⚠️ Atenção
As notas em que o "tipo de operação" for classificado como entrada (tpNF = 0) não serão capturadas.
2) Quais são os pré-requisitos necessários para a importação das notas pelo Agente de NF-e?
2) Quais são os pré-requisitos necessários para a importação das notas pelo Agente de NF-e?
Preencher todas as configurações do "Dados da Minha Empresa";
Ter um certificado digital importado e dentro da validade;
Ter NF-es emitidas contra o seu CNPJ após a ativação do agente
💡 Lembre-se de que a captura retroativa das notas não é possível.
O XML completo ser disponibilizado na SEFAZ AN.
⚠️ Atenção
Para que uma NF-e seja capturada, é necessário que o CNPJ do destinatário corresponda exatamente ao CNPJ do seu certificado digital importado no Omie, e que a Inscrição Estadual seja a mesma.
3) Quais são os pré-requisitos necessários para a importação das notas pelo E-mail da NF-e?
3) Quais são os pré-requisitos necessários para a importação das notas pelo E-mail da NF-e?
Um documento seja emitido informando esse endereço OU que o XML das notas/conhecimentos de transporte sejam enviados por e-mail para o endereço configurado.
Lembrando que não é preciso ativar o Agente de NF-e para utilizar o E-mail de NF-e, elas são funcionalidades independentes.
⚠️ Atenção
Para que uma NF-e ou um CT-e seja capturado, é fundamental que o CNPJ do tomador seja idêntico ao informado nos "Dados da Minha Empresa".
4) Existe um prazo para a captura das notas?
4) Existe um prazo para a captura das notas?
Prazo do Agente da NF-e
Prazo do Agente da NF-e
O Agente de NF-e conseguirá realizar a captura das notas assim que estiverem disponíveis com o arquivo completo na SEFAZ AN (Nacional), em um prazo de até 24 horas.
💡 Lembrete
Quando uma NF-e/CT-e é emitida, é inicialmente disponibilizado para a SEFAZ Nacional um "XML resumido" que contém apenas algumas informações da nota.
Se o Agente de NF-e consultar a SEFAZ AN e encontrar um arquivo resumido, ele não conseguirá realizar a captura. Saiba mais.
Prazo do E-mail da NF-e
Em relação ao E-mail de NF-e, é normal haver um intervalo de tempo entre o envio do e-mail e a captura e registro da nota/CT-e no Omie.
5) O que é a SEFAZ AN?
5) O que é a SEFAZ AN?
Conforme explicado no FAQ da SEFAZ, ela segue um modelo operacional que envolve o envio das Notas Fiscais pelos emissores para validação e emissão pela SEFAZ Local.
Após a autorização, as NF-es são transmitidas diretamente pela SEFAZ Local para a Receita Federal do Brasil, no Ambiente Nacional (SEFAZ AN). Inicialmente, é disponibilizado para SEFAZ Nacional um "XML resumido" contendo apenas algumas informações da nota. Posteriormente, o XML completo da nota é disponibilizado.
No entanto, às vezes podem surgir problemas técnicos que atrasem a transmissão, fazendo com que a NF-e não apareça imediatamente no Ambiente Nacional após ser autorizada.
O Agente de NF-e conseguirá realizar a captura das notas assim que estiverem disponíveis com o arquivo completo na SEFAZ AN (Nacional), em um prazo de até 24 horas.
7) Minha NF-e/CT-e ainda não foram importados, e agora?
7) Minha NF-e/CT-e ainda não foram importados, e agora?
Existem certos fatores que podem impedir a importação da NF-e/CT-e, como detalharemos a seguir.
No entanto, se você estiver com urgência para registrar esses documentos no Omie, recomendamos que faça a importação manual:
Sobre o Agente de NF-e, o que devo analisar?
O Agente de NF-e está ativo?
Caso esteja ativo, a nota foi emitida em uma data posterior a última ativação do agente?
O Certificado Digital está importado e na validade?
O destinatário da NF-e/CT-e possui o mesmo CNPJ e IE dos "Dados da Minha Empresa" e do Certificado Digital importado?
A NF-e ou o CT-e já está disponível na SEFAZ AN?
Sobre o E-mail de NF-e o que devo analisar?
A NF-e ou o CT-e foi emitido mencionando o endereço do E-mail da NF-e?
A NF-e ou o CT-e foi enviado para o endereço correto?
O XML do documento está anexado no e-mail?
O destinatário da NF-e possui o mesmo CNPJ dos "Dados da Minha Empresa"?
📣 Caso esteja tudo certo, e ainda assim, a nota não foi importada, não se preocupe!
Entre em contato com o nosso suporte. Nosso time está pronto para te ajudar, identificaremos o erro e iremos te auxiliar na resolução. 😉 🚑
8) Os dados do certificado divergem da sua empresa, com isto, não será possível executar a captura dos seus documentos.
8) Os dados do certificado divergem da sua empresa, com isto, não será possível executar a captura dos seus documentos.
Conforme detalhado neste artigo, quando o Agente de NF-e identifica uma NF-e ou um CTE-e vinculado ao mesmo CNPJ e à mesma Inscrição Estadual configurados no Omie, e também ao Certificado Digital importado no sistema, a nota é importada automaticamente para o Módulo de Compras.
Por isso, ao ativar o Agente de NF-e o sistema avaliará se o CNPJ informado nos Dados da Minha Empresa é idêntico ao CNPJ do Certificado Digital Importado no sistema.
Se o CNPJ do certificado for diferente do CNPJ registrado nos Dados da Minha Empresa, a captura dos documentos não será realizada e uma mensagem será exibida na tela para te notificar sobre esta situação:
📌 Lembrete
Para corrigir o funcionamento do Agente de NF-e, é preciso importar um Certificado Digital que possua o mesmo CNPJ e IE preenchidos na configuração do sistema:
Acesse outros treinamentos disponíveis clicando no botão abaixo:
📚 Artigos Relacionados