A depender da organização de estoque e do espaço físico disponível na Empresa, é comum adotar a prática de preparação ou antecipação do faturamento. Nesse processo, as Notas Fiscais são emitidas para a separação, preparo e embalagem dos Produtos, mesmo que a entrega ocorra em um momento posterior.
Por exemplo, suponha que o transporte esteja agendado para Segunda-feira pela manhã, mas você deseja emitir as Notas Fiscais e separar os Produtos na Sexta-feira anterior.
Nesse contexto, uma informação crucial presente na NF-e e no DANFE é a "data e hora da saída" da mercadoria. Ao realizar esse procedimento de antecipação, você tem a possibilidade de indicar no Pedido a data planejada para o transporte da Nota Fiscal.
Essa informação é valiosa para o controle e o registro adequado da movimentação dos Produtos, permitindo que você gerencie de forma eficiente o fluxo de entrega e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
📌 Informação importante
Há situações onde a legislação prevê e permite a emissão de NF-e com data de saída retroativa. Consulte a sua contabilidade e a legislação vigente para confirmar o enquadramento de sua operação nessa condição.
Caso haja a necessidade de emissão com data de saída retroativa, confira este tópico.
Em casos do não cumprimento das configurações para emissão com data de saída retroativa, se a data e hora de saída estiverem preenchidas com uma data anterior à atual, ao faturar sua NF-e, elas serão atualizadas automaticamente para a data e hora de emissão.
Tópicos do Artigo:
Informando a data e hora da saída da NF-e / DANFE
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse o registro de seu interesse. Abaixo demonstraremos com um Pedido de Venda.
2) Acesse a aba "Informações Adicionais" (1) e clique em "Alterar outros detalhes da NF-e" (2):
3) Informe a data e hora da saída nos campos próprios (1) e clique em "Salvar" (2):
Configurando a data de saída retroativa
💡 Consulte a sua contabilidade e a legislação vigente para confirmar o enquadramento de sua operação nessa condição.
Caso a operação esteja fora da circunstância de uso de data de saída retroativa, a NF-e poderá ser rejeitada pela SEFAZ.
Existem situações em que a legislação permite a emissão de NF-e com data e hora de saída retroativa.
Após configurar a sua data de saída, para garantir o registro da informação em sua Nota Fiscal, configure as Informações de Interesse do Fisco:
1) Acesse a aba "Informações Adicionais" (1) e clique em "Clique aqui para Alterar as informações adicionais de interesse do fisco" (2):
2) Habilite a opção de "Regime Especial" (1) e, se necessário, configure a "Observação para uso exclusivo do SPED (Registro C110) (2). Após isso, clique em "Confirmar" (3):
Visualizando a data e hora da saída na NF-e / DANFE
A informação de data e hora será destacada no campo "Data/Hora da Saída" do DANFE:
E também no respectivo campo do arquivo XML da NF-e, na Tag <dhSaiEnt>:
Não apareceu a opção de data e hora da saída. E agora?
Caso a opção para preenchimento de data e hora de saída não seja exibida, é necessário confirmar as configurações realizadas para Emissão do DANFE e NF-e.
Para isso, siga o processo abaixo:
1) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e e clique em "Configurar Impostos":
💡 Para abrir o menu suspenso, passe o mouse pelo nome do Módulo.
2) Será exibida a listagem de Cenários Fiscais cadastrados em seu Aplicativo.
Clique na aba de "Preço Tabelado (Pauta), Regras de Cálculo por Estado e Outras Recomendações.", disponível no canto lateral à esquerda:
3) Na tela apresentada, clique em "Outras Recomendações: Emissão do DANFE e NF-e":
4) Desmarque a opção "Não preencher Data e Hora de Saída (ou de Entrada)":
Com a frase em laranja, a opção está marcada.
Com a frase em azul, a opção está desmarcada.
5) E pronto! Configuração realizada. Agora, é só acessar o seu registro novamente e a opção estará disponível! 😉