A Requisição de Compra é a formalização da necessidade de adquirir um produto e pode futuramente ser convertida em um Pedido de Compra.
Por sua vez, o Pedido de Compra é a formalização da autorização de compra por parte da sua empresa em relação ao fornecedor escolhido.
Após aprovar seu Pedido de Compra e enviá-lo ao Fornecedor, assim que ele emitir a Nota Fiscal para sua empresa, você deve importá-la Omie, e realizar o recebimento desta nota, verificando se tudo está de acordo, além de registrar as Contas a Pagar, e gerenciar a movimentação de estoque referentes a essa compra.
Durante o processo de recebimento, você pode vincular a Nota de Compra recebida com um Pedido de Compra cadastrado no Omie, assim, ambos os registros ficarão atrelados.
Associando a NF-e com um Pedido de Compra
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Compras, Estoque e Produção:
2) Acesse o Passo 3 do Módulo de Compras, Estoque e Produção:
3) Assim, você acessará o kanban de compras. Nesta tela, localize a Nota de Compra pendente de interesse e dê um duplo clique sobre ela:
💡 A associação com o Pedido de Compra só pode ser feita enquanto a NF estiver pendente. Se a NF já tiver sido recebida, será necessário reverter o recebimento para realizar essa associação.
4) Ao acessar a Nota de Compra, na coluna "descrição dos produtos", estarão listados os itens da NF-e.
Aqui, você deverá escolher cada um dos itens para associá-los aos itens do Pedido de Compra. Para isso, selecione um produto de interesse e clique em "Associar a um produto existente":
5) Clique na opção "Exibir todos os produtos não recebidos". Com isso, o Omie mostrará todos os Pedidos de Compra para este mesmo Fornecedor, que estão aprovados e ainda não foram recebidos.
6) Na listagem apresentada, encontre e selecione o produto do Pedido de Compra que corresponde ao item da Nota Fiscal que você está configurando (1). Após selecionar o produto correto, clique em "Confirmar" (2):
7) Desta forma, o produto da Nota de Compra estará associado ao Pedido de Compra.
Conforme demonstrado abaixo, a associação será refletida na NF-e, mostrando que o item da Nota de Compra corresponde ao item do Pedido de Compra, facilitando a conferência e o controle dos produtos recebidos:
8) Consequentemente, o Pedido de Compra ficará com o status "Faturado Parcialmente" até que todos os itens tenham sido recebidos.
9) Uma vez que todos os itens da Nota Recebida tenham sido completamente associados às exatas quantidades do Pedido de Compra, o status do Pedido será atualizado para "Faturado pelo Fornecedor".
10) Ao acessar os itens do Pedido de Compra, na aba "Recebimentos deste item", você poderá verificar o status da NF-e associada (1), o número da NF-e em que o item está associado (2) e acessar diretamente a NF-e de compra (3):
11) Quando você finalizar a associação de todos os itens da Nota com o Pedido de Compra, ao receber a NF-e, o Pedido de Compra ficará com o status "Recebido".