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Cadastrando uma Requisição de Compra
Cadastrando uma Requisição de Compra

Nesse artigo, descubra como cadastrar uma requisição de produtos para compra

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de um mês

Na rotina diária de uma empresa, é necessário adquirir produtos necessários para comercialização e utilização.

O processo de compra tende a ser complexo, envolvendo diversas etapas, como: requisição, cotação, seleção do fornecedor e condições de compra mais vantajosos, entre outras. Visando facilitar todas essas etapas e garantir uma operação bem estabelecida, a Omie garante o gerenciamento do processo de compra de modo simplificado, possibilitando a visualização das informações de forma visual a partir de um Kanban de compras.


Essa operação é iniciada através da Requisição de Compra, um documento que detalha os itens que a empresa precisa adquirir, formalizando essa necessidade. A partir da Remessa, o setor responsável pode iniciar todos os processos de aquisição, enviando o documento para os fornecedores emitirem orçamentos e futuramente ela pode ser convertida em um pedido de compra!

Vamos aprender como fazer esse processo no Omie! 😉🚀


Tópicos do Artigo:


Cadastrando uma Requisição de Compra

1) Após realizar o login no Omie, você precisará acessar o seu módulo de "Compras, Estoque e Produção":

2) O sistema te direcionará a uma tela com alguns passos. Clique no Passo 3 - Cadastrar Compras a Receber:

2) Na primeira coluna do kanban de compra, clique em "Nova Requisição":

3) Agora vamos preencher os dados da sua Requisição de Compra. Primeiramente, preencha os campos numerados:

  • (1) Categoria da Compra

  • (2) Projeto: projeto em que essa operação estará inserida (preenchimento opcional).

  • (3) Data de sugestão de Entrega

  • (4) Novo item: Inclua todos os itens que a empresa necessita.

  • (5) Observações: Você pode informar observações internas, demonstradas apenas no Omie, e, também, observações que serão impressas na carta de cotação para o fornecedor.

4) Ao clicar em "Novo Item", preencha os campos numerados:

  • (1) Produto: Inclua o item desejado na Requisição, pesquisando ele a partir do ícone de Lupa 🔍. Caso o produto não esteja previamente cadastrado, realize seu cadastro clicando no ícone de Clipe de papel azul 🔗, localizado acima do nome do campo.

  • (2) Quantidade: Quantidade desejada do produto.

  • (3) Preço Unitário Sugerido: Indique o valor sugerido por unidade.

  • (4) Observações: Caso precise informar dados adicionais sobre o item na carta de cotação que será gerada (preenchimento opcional).

💡 Ao preencher o produto e a quantidade, automaticamente o sistema irá preencher os seguintes campos:

  • Estoque Disponível. Com base na quantidade do produto em estoque;

  • Unidade. Conforme preenchido no cadastro do produto;

  • Valor Total do Item. Preenchido com o cálculo do Preço Unitário Sugerido X Q Quantidade.


5) Após clicar em "Salvar" a sua requisição de produtos está pronta! 🎉


Imprimindo uma Requisição de Compra

Agora é hora de enviar a carta de cotação aos seus fornecedores!

1) No menu lateral esquerdo, clique em "Imprimir":


2) Com isso, você será direcionado para a tela de impressão. Você poderá visualizar o PDF da Requisição de Compra (1). E também, você terá a opção de enviar os dados da Nota por e-mail, basta informar os endereços de e-mail para envio (2):

3) Se necessário, você pode alterar o Assunto do e-mail (1), adicionar um texto complementar ao corpo de seu e-mail (2) e incluir um anexo ao e-mail (3). Depois, é só clicar em "Enviar Agora" (4):

4) Após transmitir a impressão da carta de cotação por e-mail, seus fornecedores receberão um e-mail super elegante no formato .PDF, com essa carinha:


Transformando uma Requisição em um Pedido de Compra

Após todo o processo de cotação dos seus produtos, você pode transformar a sua requisição em um pedido de compra. Basta seguir os passos abaixo:

1) Acesse o Passo 3 do módulo de Compras, Estoque e Produção:

2) Na coluna "Requisição" selecione o card de interesse e o arraste para a coluna "Pedido de Compra":

📌 Para uma requisição ser convertida em um pedido de compra, é obrigatório que ela contenha pelo menos um item. Se não houver itens na requisição, a tentativa de criar um pedido de compra a partir dela será bloqueada pelo sistema e uma mensagem de erro será apresentada:

image.png


3) Para criar o Pedido de Compra, preencha o Fornecedor (1) e a Previsão de Entrega da Mercadoria (2):

💡 Dica: Caso seu Fornecedor não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente na tela acima.

Para isso, basta clicar no 🔗 Clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão do cliente/fornecedor será acionada.

4) Você também pode preencher a Categoria de Compra de sua preferência (1), a Conta Corrente onde o valor de compra será pago (2), o Local de Estoque em que o item será armazenado (3) e o Número de Parcelas acordado com seu Fornecedor (4):

5) O Omie também permite que você preencha o Comprador responsável (1), o Projeto associado a essa despesa (2) e Contato com a empresa fornecedora (3):


💡 Os campos: Comprador (1), Projeto (2) e Contato (3), são de preenchimento opcional.

​​

6) Finalizando o preenchimento, clique em "Concluir":

7) Prontinho! Seu Pedido de Compra foi criado, e você poderá gerenciá-lo!

💡 Dicas importantes

  • Se você quiser automatizar o seu processo de compra, temos uma ferramenta poderosa e que poderá te ajudar!


    A "Sugestão de Compra" é uma funcionalidade que utiliza períodos passados para analisar o comportamento de consumo na sua empresa para estimar a quantidade a comprar ou a produzir:

  • Você também poderá criar requisições de compra por API:


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