Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
Como alterar o anexo do Simples Nacional em um produto?
Como alterar o anexo do Simples Nacional em um produto?

Altere o vinculo entre as atividades econômicas do Simples Nacional e um produto da empresa

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

No OneFlow você não precisa ficar configurando os anexos dos Simples Nacional de cada produto comercializado pela empresa. O sistema já vem devidamente configurado para você usar.

Mas como o sistema sabe qual é o anexo do produto?
O OneFlow possui uma estrutura interna que permite vincular a um determinado produto, NCM ou CFOP quais atividades do Simples Nacional eles pertencem. 

Uma vez determinada a atividade (que segue a lista oficial disponibilizada pelo PGDAS) o sistema determinará o anexo do Simples Nacional e por consequência as demais informações (como faixa e alíquota) para calculo do imposto.

Em resumo, quando um item de um documento fiscal é escriturado no OneFlow (sim!!! o sistema faz a apuração item-a-item) o OneFlow automaticamente vai verificar as informações do Simples Nacional que estão indicados para o produto. Se não houver uma indicação no produto, ele irá verificar no NCM. Se também não houver no NCM, ele finalmente irá verificar se existe tal vinculo no CFOP.

Quer dizer que preciso configurar as atividades por produto, por NCM e por CFOP?
Não. O OneFlow já está configurado por CFOP para que você possa iniciar a utilização do sistema sem ter que fazer "n" configurações. Todavia, podem ser necessárias exceções para um determinado produto (aí sim podemos alterar um produto específico) ou para um conjunto deles (que podemos fazer por NCM).

Ok. Então como alterar o vínculo por CFOP?

1. Dentro do fiscal da empresa desejada, acesse as "Tabelas Fiscais" clicando no menu "Fiscal" (1) e depois na opção "Tabelas / Exibir todas":

2. Você será direcionado para a rotina de Tabelas Fiscais. Clique na opção "CFOPs":

4. Na tela que será aberta, selecione os CFOPs (1) desejados (você pode alterar mais de um por vez) e clique na opção de alteração das configurações (2):

5. Será aberta a tela de configuração indicando os CFOPs que serão alterados e a opção para indicar a atividade econômica (conforme tabela oficial do Simples Nacional) correspondente na aba "Simples Nacional":

Após alterar, basta clicar no botão "Confirmar". O sistema então irá aplicar a alteração realizada nos CFOPs indicados. 


Preciso alterar o vínculo por NCM. Como faço?
O processo é bem semelhante à alteração por CFOP. Siga os seguintes passos:

1. Dentro do fiscal da empresa desejada, acesse as "Tabelas Fiscais" clicando no menu "Fiscal" (1) e depois na opção "Tabelas / Exibir todas":

2. Você será direcionado para a rotina de Tabelas Fiscais. Clique na opção "NCMs":

3. Será aberta a lista oficial de NCMs. Selecione o código desejado (1) e clique na opção "Selecione as NCMs desejadas e clique aqui para alterar as configurações" (2):

4. O sistema irá exibir uma janela contendo as atividades econômicas (conforme tabela oficial do PGDAS) que estão vinculadas ao código NCM em questão. Você deverá acessar a aba "Simples Nacional" (1) para altear a "Atividade Econômica" (2):

Preciso alterar o vinculo de um produto específico. Como faço?
Caso você precise especificar as atividades do Simples Nacional por produto, siga os seguintes passos:

1. Acesse o "Cadastro de Produtos" por meio do menu "Fiscal / Produtos / Exibir todos":

2. Localize o produto desejado e dê um duplo clique para abrir os detalhes. Na tela que será aberta com os detalhes do produto, vá até a aba "Simples Nacional":

3. Nessa aba, marque a opção "Usar configurações específicas para esse produto" (1) e então selecione a atividade econômica desejada (2): 

4. Feito isso, é só clicar em "Salvar" para o sistema aplicar as alterações ao produto indicado.

Já alterei. Preciso fazer mais alguma coisa?
Depende. Sabendo que o OneFlow escritura e calcula automaticamente os impostos dos documentos, caso já exista documentos escriturados com a configuração "antiga", será necessário recalculá-los.
Para fazer isso, acesse a opção "Fiscal / Escriturações / Exibir escriturados" para ter acesso aos documentos fiscais:

Será aberta a tela de consulta dos documentos fiscais. Certifique-se que está visualizando todos os documentos de saída (1), selecione todos os documentos (2) e (3), e depois clique em "Reprocessar" (4):

Após o processamento dos documentos, se todos forem processados corretamente, será exibida a seguinte mensagem:

Pronto! Você alterou a configuração do sistema e reprocessou os documentos da competência. A partir da alteração, os próximos documentos que forem escriturados seguirão a nova configuração.

Importante: os produtos, CFOPs, NCMs e as atividades utilizadas nesse documento são apenas exemplos. Em cada alteração de vinculo de atividade, o contador deverá analisar quais são os itens correspondentes a necessidade do cliente.

Respondeu à sua pergunta?