Novidades OneFlow - 04/2020

Novas funcionalidades e recursos disponibilizados no OneFlow

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

Confira as últimas novidades liberadas no sistema OneFlow:

Módulo FISCAL

Geração de obrigações

  • ECD ICMS / IPI
    A partir de agora, o OneFlow está apto para gerar o SPED Fiscal para as empresas do Simples Nacional assim que a apuração é finalizada. Por padrão, a geração dessa obrigação está desabilitada, porém poderá ser habilitada para as empresas que tem essa obrigatoriedade.
    Clique aqui para ver como gerar essa obrigação no OneFlow.

  • Sintegra
    Liberado também a opção de geração do arquivo do Sintegra pelo OneFlow após o fechamento da apuração.
    Clique aqui para ver como gerar essa obrigação no OneFlow

  • DEFIS
    Seguindo o pacote de liberação de novas obrigações, a partir de agora é possível gerenciar os dados e fazer todo o processo de transmissão da DEFIS pelo OneFlow com controle de envio e protocolo de entrega armazenado automaticamente pelo sistema.
    Clique aqui para ver como gerar essa obrigação no OneFlow

  • Adequação do novo prazo da DEFIS
    O OneFlow também foi alterado para seguir a determinação da resolução nº 153/2020 que alterou estendeu o prazo de geração da DEFIS até o dia 30/06/2020. Desta forma, o card da obrigação (exibido no painel de etapas para empresas que possuem a apuração 12/2019 no OneFlow) será exibido até a competência 06/2020 ou até que a entrega seja realizada.

  • DeSTDA
    Agora, na geração automática da DeSTDA, caso a empresa não possua responsável legal e contador vinculado à mesma, o sistema irá gerar um alerta. Esses dados são necessários para que o arquivo seja validado e transmitido pelo SEDIF (aplicativo oficial do governo).

Escrituração

  • Modelo 1B
    Será possível após essa versão, escriturar no OneFlow documentos fiscais modelo 1B - Nota Fiscal Avulsa, incluídas manualmente (digitação) ou escrituradas automaticamente a partir do Omie.

  • Serviços tomados
    Agora, quando o cliente do escritório fizer o lançamento de um contas à pagar (no Financeiro do Omie) referente à serviços tomados, o OneFlow automaticamente irá gerar a escrituração da nota fiscal correspondente (conforme os dados indicados pelo cliente no financeiro). 

Apuração

  • ISS para atividades de locação
    Ao escriturar um documento fiscal que se enquadre em atividades de locação do Simples Nacional (atividade 5 - "Locação de bens móveis, exceto para o exterior) o sistema automaticamente irá deduzir o ISS da repartição dos impostos conforme determina a legislação. Não será necessário nenhuma configuração por parte do contador.

Relatórios

  • Relatório de faturamento
    No menu Fiscal, foi implementando o novo relatório "Simples Nacional / Faturamento por período". Com isso, caso a empresa precise detalhar suas receitas de um determinado período, poderá gerar esses dados pelo OneFlow.

  • Novo pacote de relatórios
    Foram desenvolvidos e liberados 3 novos relatórios que estão disponíveis no menu fiscal: "Total por CFOP" (tabela dinâmica que agrupa as informações da escrituração por código fiscal), "Total por NCM" (tabela dinamica que agrupa as informações da escrituração por NCM) e o relatório "Gráfico - CFOP x Simples" (que exibe de maneira visual, em quais CFOPs estão agrupadas as receitas e apurações da empresa)

Módulo Contábil

Nova funcionalidade

  • Lançamentos em lote
    Quando você possuir a necessidade de lançar todos os meses os mesmos tipos de lançamentos contábeis (ou seja, com as mesmas contas de débito e crédito) mudando apenas os valores, é possível fazer isso por meio da funcionalidade "Lançamentos em Lote" baseado em um plano de contabilização.
    Clique aqui e saiba mais sobre a nova funcionalidade

Plano de Contabilização

  • Inclusão de histórico por dentro do plano
    No Plano de Contabilização, ao incluir um novo lançamento (modelo ou não) agora será possível incluir um novo histórico contábil sem precisar sair da tela. Basta clicar no botão "Incluir novo histórico" (acima da combo correspondente) para ter acesso a tela de inclusão.

  • Ressincronizar lançamentos após alterar um plano
    Quando for alterado um plano de contabilização da integração fiscal ou da integração financeira, ao fechar a tela, o sistema irá questionar o usuário se ele deseja reprocessar os lançamento (para aplicar as alterações). Ao confirma, o sistema irá ajustar os lançamentos correspondentes.

  • Modelo para notas de entrada e saída
    Foram criados no plano de contabilização padrão (que já vem previamente cadastrado no sistema) os lançamentos para "Provisão de Saída de Mercadorias" e para "Provisão de Entrada de Mercadorias". Assim, caso você utilize o plano de contas próprio, ao iniciar a utilização do sistema bastará informar as contas contábeis correspondentes para a contabilização sem necessitar criar um novo modelo de lançamentos.

Geração de livros

  • Termo de abertura e encerramento
    Disponibilizado no sistema o "Termo de abertura Padrão OneFlow" o "Termo de Encerramento Padrão OneFlow". Assim, caso deseje, o usuário poderá utilizar esses modelos para a emissão dos livros, dispensando assim a necessidade de criar seus próprios termos.

  • Novas consistências na geração dos livros contábeis
    A partir de agora, o sistema não deixará mais emitir os livros se não estiver indicado (nas configurações) o número correspondente e qual será o número da primeira página.

  • Livro Razão
    Foi criado nas configurações do Livro Razão uma nova opção denominada "Gerar contas sem movimento" para que o usuário indique se deseja ou não gerar o razão com as contas que não tiverem movimento. 

Demonstrativos

  • Balancete
    Nas configurações da emissão do Balancete foi criada a opção "Gerar código reduzido" para que o usuário substitua o classificador por esse código na impressão deste demonstrativo.

Respondeu à sua pergunta?