O OneFlow possui um serviço que verifica diariamente a existência de notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e) nos sites das prefeituras comparando-as com a escrituração do módulo Fiscal.

Basicamente, são dois tipos de verificação:

  • Nota de serviço prestado: existindo uma nota na prefeitura que foi emitida fora do sistema ERP (Omie) do cliente, o OneFlow irá capturar a nota, gerará a escrituração fiscal e enviará um alerta ao contador.

  • Nota de serviço tomado: nas prefeituras que disponibilizam as notas tomadas, caso exista alguma que não esteja no OneFlow, o sistema irá gerar a escrituração fiscal, mas também irá lançar o contas a pagar de serviço tomado.

Clique aqui para consultar a lista de cidades disponíveis.

Para habilitar esse serviço, siga os seguintes passos:

1. Habilite o serviço de busca

Dentro do OneFlow da empresa desejada, acesse a opção "Configuração" disponível no canto superior direito da tela:

Será aberta a tela de "Configuração da Empresa". Acesse a opção "Monitorar Prefeituras":

Será aberta a tela para que você indique em qual prefeitura deseja habilitar o serviço de checagem. Clique na opção "INCLUIR":

O sistema abrirá então a tela para que você selecione a cidade que deseja monitorar (clique aqui para visualizar a lista de cidades disponíveis):

Após informar a cidade desejada, será solicitado que você complemente com os dados necessários para a busca (no exemplo acima, cidade de São Paulo, é necessário informar a senha de acesso ao site e a Inscrição Municipal.

Ao clicar em SALVAR, o sistema irá checar se o login informado é válido. Se estiver tudo correto, será executada a primeira consulta verificando as notas existentes nos últimos 3 dias.

2. Nota de serviços tomados

Se o OneFlow encontrar novas notas de serviços tomados, além de gerar o contas a pagar do cliente o sistema enviará o seguinte e-mail de alerta:

Esse e-mail será enviado a todos os usuários que tenham acesso ao módulo financeiro do cliente, com objetivo de alertá-los sobre a geração do contas a pagar do serviço tomado.

Além da geração do contas a pagar, as notas em questão serão automaticamente registradas na escrituração fiscal da empresa e serão identificadas como notas de origem "Importação da Prefeitura":

Alem disso, o sistema gerará um alerta para sinalizar ao contador que o documento veio de fora do Omie:

3. Notas de serviços prestados

Na existência de notas de serviços prestados, o OneFlow irá gerar automaticamente a escrituração da nota fiscal. Nesse caso, nenhuma movimentação será incluída no Omie do cliente.

Da mesma forma como ocorre com os serviços tomados, as notas serão identificadas com a origem "Importação da Prefeitura" e também será gerado um alerta no documento em questão.

4. Como desligar os alertas dos documentos fiscais?

Por padrão, o OneFlow gera o alerta "NFS-e escriturada via importação da prefeitura" (conforme vimos acima) em cada documento fiscal escriturado dessa origem.

Caso você não queira mais receber os alertas, é possível desabilitá-los. Para isso, acesse a rotina de configurações de empresa e acesse a opção "Fiscal Auditorias Automáticas".

Na tela que será aberta, localize a auditoria em questão:

Dê um duplo clique sobre a mesma. Será aberta a tela de configuração para que você indique que não deseja executar a auditoria:

Atenção: O objetivo dessa auditoria é alertar o contador sobre a existência de documentos emitidos fora do Omie do cliente. Ao desabilitar essa auditoria, o contador perderá essa visibilidade.

Encontrou sua resposta?