Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
Importação automática de NFS-e diretamente das prefeituras
Importação automática de NFS-e diretamente das prefeituras

Configuração do serviço de busca de notas fiscais eletrônicas de serviços nas prefeituras dentro do OneFlow

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

O OneFlow possui um serviço que verifica diariamente a existência de notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e) nos sites das prefeituras comparando-as com a escrituração do módulo Fiscal.

Basicamente, são dois tipos de verificação:

  • Nota de serviço prestado: existindo uma nota na prefeitura que foi emitida fora do sistema ERP (Omie) do cliente, o OneFlow irá capturar a nota, gerará a escrituração fiscal e enviará um alerta ao contador.

  • Nota de serviço tomado: nas prefeituras que disponibilizam as notas tomadas, caso exista alguma que não esteja no OneFlow, o sistema irá gerar a escrituração fiscal, mas também irá lançar o contas a pagar de serviço tomado.

Clique aqui para consultar a lista de cidades disponíveis.

Para habilitar esse serviço, siga os seguintes passos:

1. Habilite o serviço de busca

Dentro do OneFlow da empresa desejada, acesse a opção "Configuração" disponível no canto superior direito da tela:

Será aberta a tela de "Configuração da Empresa". Acesse a opção "Importações Automáticas" conforme indicado abaixo:

O sistema abrirá a tela de configuração dos serviços automáticos. Procure pela opção "Importação Automática de NFS-e" e dê um duplo clique:

Será aberta a tela para que você indique em qual prefeitura deseja habilitar o serviço de checagem. Clique na opção "INCLUIR":

O sistema abrirá então a tela para que você selecione a cidade que deseja monitorar (clique aqui para visualizar a lista de cidades disponíveis):

Após informar a cidade desejada, será solicitado que você complemente com os dados necessários para a busca (no exemplo acima, cidade de São Paulo, é necessário informar a senha de acesso ao site e a Inscrição Municipal.

Ao clicar em SALVAR, o sistema irá checar se o login informado é válido. Se estiver tudo correto, será executada a primeira consulta verificando as notas existentes nos últimos 3 dias.

2. Nota de serviços tomados

Se o OneFlow encontrar novas notas de serviços tomados, além de gerar o contas a pagar do cliente o sistema enviará o seguinte e-mail de alerta:

Esse e-mail será enviado a todos os usuários que tenham acesso ao módulo financeiro do cliente, com objetivo de alertá-los sobre a geração do contas a pagar do serviço tomado.

Além da geração do contas a pagar, as notas em questão serão automaticamente registradas na escrituração fiscal da empresa e serão identificadas como notas de origem "Importação da Prefeitura":

Alem disso, o sistema gerará um alerta para sinalizar ao contador que o documento veio de fora do Omie:

3. Notas de serviços prestados

Na existência de notas de serviços prestados, o OneFlow irá gerar automaticamente a escrituração da nota fiscal. Nesse caso, nenhuma movimentação será incluída no Omie do cliente.

Da mesma forma como ocorre com os serviços tomados, as notas serão identificadas com a origem "Importação da Prefeitura" e também será gerado um alerta no documento em questão.

4. Como desligar os alertas dos documentos fiscais?

Por padrão, o OneFlow gera o alerta "NFS-e escriturada via importação da prefeitura" (conforme vimos acima) em cada documento fiscal escriturado dessa origem.

Caso você não queira mais receber os alertas, é possível desabilitá-los. Para isso, acesse a rotina de configurações de empresa e acesse a opção "Fiscal Auditorias Automáticas".

Na tela que será aberta, localize a auditoria em questão:

Dê um duplo clique sobre a mesma. Será aberta a tela de configuração para que você indique que não deseja executar a auditoria:

Atenção: O objetivo dessa auditoria é alertar o contador sobre a existência de documentos emitidos fora do Omie do cliente. Ao desabilitar essa auditoria, o contador perderá essa visibilidade.

Respondeu à sua pergunta?