Todas as coleções
OneFlow
Configurações Gerais
Como habilitar matriz e filial no OneFlow
Como habilitar matriz e filial no OneFlow

Entenda como é possível trabalhar com empresas de múltiplos estabelecimentos

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

Para habilitar a escrituração contábil e fiscal de empresas matriz e filiais no OneFlow, siga as seguintes etapas, começando sempre pela matriz:

Configurações da matriz

Em empresas novas no OneFlow

Caso você ainda não tenha iniciado a utilização do OneFlow, ao acessar o sistema na competência inicial indicada no momento de habilitar a empresa, o sistema irá exibir o "Assistente de Configuração do OneFlow". Na opção "Configurações da Empresa", indique "Matriz" no campo "Tipo de Estabelecimento":

Ao clicar em "Próximo", no caso de empresas do Simples Nacional, o sistema irá solicitar os valores de faturamento e de folha de pagamento. Obrigatoriamente, nesse caso, informe os valores totais já considerando a MATRIZ + TODAS AS FILIAIS. É fundamental que isso seja feito desta forma para que o sistema apure corretamente os impostos.

Ao clicar em "Próximo", o assistente continuará com as demais configurações.

Empresas já iniciadas no OneFlow

No caso de já ter executado o assistente de configuração do OneFlow, você poderá acessar a opção "Configurações" no canto superior direito do sistema:

Acesse então a opção "Configurações da empresa":

O sistema irá abrir a tela de configurações adicionais da empresa. Nela, indique no campo "Tipo de estabelecimento" a opção "Matriz":

Revise também o faturamento e a folha de pagamento dos últimos 12 meses. Lembre-se: na matriz, deverá estar informado os valores considerando a matriz + todas as filiais. Para isso, acesse a opção "Passo a Passo" e clique no botão "Informar Últimos 12 meses":

Será aberta então a tela para que você ajuste os valores de faturamento e folha de pagamento.

Importante: o sistema irá permitir a edição apenas das competências que não tenham sido apuradas no OneFlow.

Configurações da Filial

Em empresas novas no OneFlow

Ao acessar o OneFlow a primeira vez o sistema irá exibir o "Assistente de Configuração do OneFlow". Na opção "Configurações da Empresa" indique no campo "Tipo de Estabelecimento" a opção "Filial" e no campo "Matriz" indique a matriz correspondente:

Ao clicar em "Próximo", se a empresa for do Simples Nacional, o sistema irá fazer a seguinte pergunta:

Clique em "Sim", para que o sistema busque o RBT12 da matriz e atualize os dados da filial.

Empresas já iniciadas no OneFlow

No caso de já ter executado o assistente de configuração do OneFlow, você poderá acessar a opção "Configurações" no canto superior direito do sistema:

Acesse então a opção "Configurações da empresa":

O sistema irá abrir a tela de configurações adicionais da empresa. Nela, indique no campo "Tipo de estabelecimento" a opção "Filial" e no campo "Matriz" indique qual é a matriz:

Ao Salvar, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Clique em "Sim" para que o sistema busque os dados da matriz e grave na filial para o processamento das apurações.

Consolidação de movimentação

O sistema faz o seguinte tratamento para consolidação das informações das filiais na matriz:

No módulo Fiscal:

Ao finalizar as apurações que necessitam de consolidação, o sistema automaticamente enviará os dados das filiais para a matriz no fechamento da apuração. Desta forma, ao visualizar as apurações em andamento, o sistema sinalizará (após a finalização da apuração na filial) o valor apurado na matriz e também nas filiais:

Após finalizar também a apuração da matriz, o sistema passará a exibir as informações consolidadas:

Ao acessar os detalhes da apuração, você poderá visualizar as informações por estabelecimento (matriz e suas filiais) ou de forma consolidada:

No módulo Contábil

Ao finalizar o mês nas filiais, o sistema irá enviar para a matriz todos os lançamentos contábeis existentes na competência. Desta forma, a partir da matriz, é possível visualizar toda a movimentação dos estabelecimentos aplicando o filtro empresas:

O mesmo vale para os demonstrativos. Nas telas de geração dos relatórios, há também a opção de filtrar pelos demais estabelecimentos:

Respondeu à sua pergunta?