Departamentos, ou Centros de Custo, são usados na gestão como acumuladores secundários de receitas e despesas, normalmente para saber o custo ou o resultado de um determinado departamento ou área da empresa
💡 #DicaDoBem: Você pode conhecer os Departamentos como Centros de Custo, aqui no Omie eles são a mesma coisa
Para isso ser possível, Omie permite que você rateie/distribua receitas e despesas por diversos centros de custo, principalmente as despesas administrativas, quando gera uma conta a receber ou conta a pagar
Todos os relatórios demonstram a distribuição realizada, seja em um pedido de venda, ordem de serviço ou conta a pagar / receber, permitindo assim que você faça uma análise precisa do resultado de cada departamento
O Omie vem carregado com uma estrutura de departamentos a título de exemplo. Você pode (e deve...) alterar essa estrutura definindo os departamentos e/ou áreas que existem na sua empresa 😁
📚 Separamos alguns artigos importantes, que podem te ajudar:
Configuração:
Vendas:
Pedidos de Venda: Como distribuo a receita entre meus departamentos?"
Remessa de Produto: Como aproprio e distribuo o valor da remessa entre meus departamentos"
Serviços:
Ordens de Serviço: Como distribuo a receita entre meus departamentos?"
Contratos de Serviço: Como distribuo a receita entre meus departamentos?"
Finanças
Contas a Receber: Distribuindo as receitas por departamentos
Painel do Contador: