Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Banco do Brasil e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária via BB
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Banco do Brasil já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta do BB, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta do BB no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:
(1) % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
(2) % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
(3) Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
(4) Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
(5) Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via Banco do Brasil.
(1) Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
(2) Conta Corrente: Confirme os dados completos da sua Conta Corrente.
(3) Carteira de Cobrança: Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.
💡 Recomendamos que você consulte o seu gerente bancário para verificar qual carteira pode ser utilizada.
(4) Tipo de Remessa: Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.
(5) Convênio (4, 6, 7 ou 8 dígitos): Insira o código fornecido pelo Banco do Brasil para identificar o convênio com sua empresa. Em caso de dúvida sobre o valor a ser preenchido neste campo, consulte seu gerente.
(6) Contrato: Insira o número do contrato estabelecido com o banco referente à cobrança bancária vinculada à sua conta corrente. Em caso de dúvida sobre o valor a ser preenchido neste campo, consulte seu gerente.
(7) Variação da Carteira: Indique a variação da carteira utilizada no contrato com o banco para cobranças bancárias. Em caso de dúvida sobre o valor a ser preenchido neste campo, consulte seu gerente.
(8) Modalidade: Indique a Modalidade definida pelo banco para cobranças bancárias. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.
(9) Dias para Cancelamento ou Devolução Automático: Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja cancelado ou devolvido automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
(10) Dias para Protesto ou Negativação Automático. Este campo refere-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado ou negativado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
⚠️ Informações sobre a Carteira de Cobrança de Débito Automático
⚠️ Informações sobre a Carteira de Cobrança de Débito Automático
A Carteira DEB - Débito Automático é um recurso exclusivo para pagamentos realizados via débito automático, sendo assim, funciona de maneira um pouco diferente dos boletos tradicionais. Aqui está como ela opera:
1. Sem geração de PDF do boleto no Omie
Nesta carteira, não é possível gerar Boletos de Cobrança diretamente no Omie, seja por meio de um Pedido de Venda, Ordem de Serviço ou Conta a Receber.
Nela, as cobranças serão processadas pelo Banco do Brasil, a partir do arquivo de Remessa da Cobrança gerado no Omie.
Para isso, basta cadastrar uma Conta a Receber ou emitir um faturamento utilizando esta Conta Corrente. Assim, o título poderá ser incluído no arquivo de Remessa de Cobrança e enviado para o banco.
2. Processo de pagamento:
Após você gerar a Conta a Receber e enviar a Remessa de Cobrança ao banco, o Itaú verifica e aprova a operação.
Na data de vencimento, o valor é debitado automaticamente da conta corrente do pagador (seu cliente) no Banco do Brasil.
3. Requisitos para utilizar:
Para utilizar o recurso de Débito Automático pelo Banco do Brasil, é necessário entrar em contato com seu gerente para habilitá-lo.
Após a ativação, o banco fornecerá um Arquivo de Retorno de Cobrança, que deve ser importado no Omie antes de gerar a primeira remessa. Esse arquivo contém o ID de Débito Automático, indispensável para o funcionamento do recurso.
A carteira só permite gerar cobranças para clientes que sejam correntistas do Banco do Brasil.
Além disso, é necessário que o Banco do Brasil esteja corretamente cadastrado nos dados bancários do cliente no Omie:
8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, de acordo com as orientações fornecidas pelo seu gerente:
(1) Espécie para Boletos. Preencha a Espécie para boletos, conforme orientação do seu gerente.
(2) Espécie para a Remessa CNAB. Preencha a Espécie para CNAB, conforme orientação do seu gerente.
(3) Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(4) Emitir comprovante de entrega na emissão do boleto. Ao preencher este campo, a próxima remessa de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
(5) Salvar e Fechar. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes. 🚀