No Omie, você poderá emitir boletos de cobrança aos seus clientes por diversas instituições bancárias, uma forma prática e eficiente para gestão financeira no dia a dia de sua empresa.
Entenda abaixo como gerar o documento e encaminhá-lo ao seu cliente.
Tópicos do Artigo:
Configurando a Conta-Corrente
Antes de emitir o boleto é necessário configurar a conta-corrente, preenchendo algumas informações bem importantes para a emissão, principalmente a carteira, tipo de remessa, dias para devolução e/ou protesto, e demais informações específicas da conta definida por cada Banco, para o arquivo remessa ser gerado corretamente.
Para saber mais sobre o processo de configuração da Conta-Corrente, separamos este artigo para te ajudar:
💡 Dicas
É de extrema importância que você confira junto ao seu banco todos os dados a serem preenchidos nas configurações da Conta-Corrente no Omie. Isso garantirá que os boletos serão emitidos de maneira precisa, evitando erros ou retrabalhos.
Antes de enviar os boletos para seus clientes, verifique com o seu banco a necessidade de realizar o processo de Homologação Bancária. É nesse momento em que todos os pontos são validados pelo banco para a emissão das cobranças. Confira mais detalhes, clicando aqui!
Nos boletos emitidos diretamente pelo Omie não é possível preencher o campo de Sacador/Avalista, pois a emissão é feita diretamente pelo próprio Cedente/Beneficiário.
Gerando boletos pelo faturamento
Nesse passo a passo, estamos demonstrando como gerar o boleto manualmente na Conta a Receber, mas no Omie você também tem a possibilidade de gerar boletos de forma automática, diretamente pelo faturamento da nota fiscal.
Confira os artigos abaixo conforme a sua operação:
Cadastrando Conta a Receber
1) Após ter a Conta-Corrente cadastrada no sistema e feito as configurações conforme o passo anterior, você poderá registrar as suas cobranças.
2) Agora, é preciso cadastrar uma Conta Receber no Omie, com todos os dados do seu cliente, para conseguir gerar o boleto e efetivar a cobrança.
🎓 Configura o treinamento exclusivo sobre o tema:
3) Com a Conta Receber cadastrada, é preciso gerar o boleto. Para isso, siga as instruções a seguir.
Gerando o boleto
1) Na tela inicial do seu Aplicativo Omie, clique para acessar o módulo de Finanças:
2) Clique sobre ícone do módulo de Finanças para abrir o menu suspenso, e visualizar mais opções:
3) No menu suspenso de Finanças, localize o grupo "Contas a Receber", clique na opção "Exibir todas":
4) Nesta tela, serão demonstradas as suas Contas a Receber cadastradas.
Busque pela conta desejada, utilizando os recursos de filtros, ou navegação entre as páginas. Ao encontrá-la, dê um duplo clique sobre ela:
💡 Informações adicionais
Uma forma de facilitar a busca, é utilizar filtros por alguma informação específica de fácil localização do título:
Sempre confira na parte inferior da tela, se há opção de limpar os filtros. Essa opção, indica que podem conter filtros ativos, e eles poderão dificultar a sua busca:
5) Ao abrir a Conta a Receber, confira se as informações estão corretas, como, por exemplo, Cliente (1), Data de Vencimento (2), Valor da Conta (3), Data de Previsão (4) e Conta-Corrente (5):
6) Ao validar os dados, para gerar o seu boleto clique em "Gerar Boleto" no menu esquerdo:
7) Ao clicar na opção acima sinalizada, você será direcionado para a tela de envio do boleto de cobrança.
Você poderá visualizar o PDF do boleto (1). E também, você terá a opção de enviar os dados do boleto por e-mail, basta informar os endereços de e-mail para envio (2):
6) Se necessário, você pode alterar o Assunto do e-mail (1), adicionar um texto complementar ao corpo de seu e-mail (2) e incluir um anexo ao e-mail (3). Depois, é só clicar em "Enviar Agora" (4):
Visualizando o boleto
1) Com o boleto já gerado, você possui a opção de visualizá-lo a qualquer momento. E com isso, realizar o mesmo procedimento do passo 7, da orientação acima.
2) Para visualizar o boleto, clique sobre ícone do módulo de Finanças para abrir o menu suspenso, e visualizar mais opções:
3) No menu suspenso de Finanças, localize o grupo "Contas a Receber", clique na opção "Exibir todas":
4) Nesta tela, serão demonstradas as suas Contas a Receber cadastradas.
Busque pela conta desejada, utilizando os recursos de filtros, ou navegação entre as páginas. Ao encontrá-la, dê um duplo clique sobre ela:
5) No menu lateral esquerdo da Conta a Receber, clique em "Visualizar Boleto":
📣 Agora, com o boleto gerado e encaminhado ao seu cliente, para que ele consiga realizar o pagamento, será necessário gerar uma Remessa de Cobrança, e encaminhá-la ao Banco.
Essa etapa é importante para o Banco poder validar o documento gerado. Caso esse procedimento não seja feito, poderão ocorrer erros no momento do pagamento do boleto.
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