Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRelatóriosCompras, Estoque e Produção
Curva ABC: Como emitir, entender e analisar
Curva ABC: Como emitir, entender e analisar

Nesse artigo, descubra como emitir e analisar o relatório de Curva ABC.

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de uma semana

Na dinâmica atual do mercado, onde a exigência dos clientes aumenta e os fornecedores se ajustam a novos modelos de negócios, é muito importante manter controle preciso do seu estoque, e entender o quanto ele impacta na sua receita.

Afinal, produtos parados nas prateleiras representam prejuízos para a empresa.

Por isso é necessário explorar os indicadores relevantes para o seu negócio e, a partir deles, implementar estratégias que te torne mais competitivos nesse ambiente em constante evolução.

No Omie, temos um relatório que poderá ser de grande ajuda: O Curva ABC.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


O que é a Curva ABC

A Curva ABC é uma ferramenta valiosa que nos permite avaliar o grau de relevância de cada produto dentro da nossa operação, classificando-os em três categorias:

A) Carro-chefe:

  • O produto enquadrado na categoria A representa o produto de maior valor substancial, seja em termos de receita ou quantidade, frequentemente incluído nos 20% mais relevantes em nosso estoque.

  • Tratado como o carro-chefe, esses itens desempenham um papel relevante no equilíbrio financeiro da operação.

B) Categoria Intermediária:

  • Compondo cerca de 60% da curva, os produtos nessa categoria não são o carro-chefe, mas ainda assim contribuem significativamente para a receita da empresa.

  • Embora não sejam os produtos principais, estes itens desempenham um papel relevante no equilíbrio financeiro da operação.

C) Produtos de Menor Valor Agregado:

  • Essa categoria abrange produtos com menor valor agregado no estoque.

  • São itens que, embora preencham as prateleiras, têm impacto reduzido nas vendas e na receita global.


Como gerar o Curva ABC no Omie

1) No Omie, é possível gerar o relatório de Curva ABC tanto pelo menu suspenso dos módulos "Vendas e NF-e", quanto pelo menu de "Compras, Estoque e Produção".

Para gerar o relatório, escolha se deseja visualizar as informações por valor faturado ou por quantidade faturada:

2) Após selecionar a opção de interesse, informe o período para emissão do relatório (1) e clique em "Executar" (2):

3) Com isso, o relatório será gerado, demonstrando as seguintes informações:

  • 1) Quantidade ou Valor Faturado. Esta coluna destaca o valor ou a quantidade faturada dentro do período definido para o relatório.

  • 2) % Participação. Esta coluna demonstra o percentual de participação que o produto apresenta em relação ao total do faturado no período

    💡 Para chegar nesse valor, é feita a seguinte conta:

    • (Valor Faturado / Valor Total Faturado) * 100

  • 3) Quantidade Acumulada

    • Ao gerar o relatório por quantidade, a fórmula utilizada é a seguinte:

      Quantidade Faturada do Produto Anterior + Quantidade Faturada do Produto Atual

    • Ao gerar o relatório por valor, a fórmula utilizada é a seguinte:

      Valor Faturado do Produto Anterior + Valor Faturado do Produto Atual

  • 4) % Acumulado

    • Ao gerar o relatório por quantidade, a fórmula utilizada é a seguinte:

      (Quantidade Acumulada / Quantidade Total Faturada) * 100

    • Ao gerar o relatório por valor, a fórmula utilizada é a seguinte:

      (Valor Acumulado / Valor Total Faturado) * 100


Interpretando na Prática:
Como ler e definir estratégias a partir deste relatório

Vamos aprofundar nossa compreensão deste relatório por meio de um exemplo prático. Considere os seguintes dados de um relatório de Curva ABC:

Observando o exemplo, notamos que a força de vendas da empresa está concentrada em um único produto, classificado como categoria A, representando 13,32% da receita do período.

Esse cenário demanda atenção, pois, com as flutuações do mercado, é crucial considerar toda a cadeia de reposição de estoque. Qualquer imprevisto no ressuprimento desse único produto pode resultar em uma significativa queda na receita, abrindo espaço para a concorrência conquistar seus clientes.

Dessa forma, surge a necessidade de explorar a oferta e foco em outras marcas/modelos desse produto ou até mesmo em diferentes tipos de produtos, para que a operação não esteja focada em um único ponto.

🚀 Dica Omie:

Vale a pena dar uma olhada na funcionalidade de Sugestão de Compra para calcular de forma eficiente o ressuprimento dos seus produtos:

Respondeu à sua pergunta?