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Realizando alterações nas NFS's-e no Omie após o faturamento
Realizando alterações nas NFS's-e no Omie após o faturamento

Neste artigo, descubra como confirmar uma NFS-e emitida pelo Portal da Prefeitura, Reverter uma NFS-e ou Reverter um cancelamento

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Com a "mágica do faturamento" para a emissão de notas fiscais eletrônicas no Omie, você não precisa mais perder tempo navegando por diferentes sites de prefeituras para faturar suas ordens de serviço

Essa solução simplifica e agiliza o processo de faturamento, permitindo que você concentre seus esforços em atividades mais estratégicas e produtivas 🚀

O Omie possui o Painel de NFS-e, através dele você pode:


Confirmando a emissão de uma NFS-e

Ao faturar uma Ordem de Serviço (OS) através do Omie, todos os dados serão encaminhados à Prefeitura para a validação e emissão da NFS-e. No entanto, podem ocorrer situações pontuais na comunicação com a Prefeitura, resultando em retornos de status como "Rejeitada" ou "Pendente"

Esses status indicam que a nota fiscal ainda não foi emitida devido a alguma questão que requer atenção ou correção. Nestas situações, nossa equipe de suporte está à disposição para auxiliá-lo na identificação da causa e na devida correção, proporcionando o suporte necessário para solucionar qualquer problema que possa surgir. 🚑

Em casos emergenciais, você também tem a opção de emitir a nota fiscal diretamente pelo Portal da Prefeitura

É importante observar que, dependendo da sua Prefeitura, pode ser necessário confirmar manualmente a emissão da nota no Omie para manter o controle adequado do processo

Nesse cenário, você poderá atualizar essa OS no Omie, confirmando no sistema que a emissão já ocorreu externamente:

1) No menu suspenso de Serviços e NFS-e clique em "Painel de NFS-e e Recibo":

2) Esse painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura. Nele, busque a OS de interesse (1), dê um clique na OS "rejeitada" ou "pendente" (2) e clique em "Confirmar NFS-e" (3):

3) Agora, é só preencher no Omie as informações da NFS-e, conforme os dados do PDF da nota, obtido pelo Portal da Prefeitura, informando:

Lembrando que essa operação é irreversível, é possível alterar os dados de confirmação, mas não há como desfazê-la.

  1. Data de Emissão;

  2. Data de Confirmação;

  3. Número da NFS-e;

  4. Série da NFS-e;

  5. Código de Verificação. (Em geral, esse código está localizado no canto superior direito do PDF da NFS-e);

  6. Link da NFS-e;

  7. NFS-e sem RPS vinculado. Essa opção indica que a NFS-e é avulsa, ou seja, foi gerada diretamente na prefeitura sem vínculo a um RPS do Omie;

    Com tudo certo, clique em "Confirmar"!

4) Prontinho! Agora sua OS estará com os mesmos dados da NFS-e emitida na Prefeitura e com o status atualizado para "Gerada"🎉


💡 Status da NFS-e

  • NFS-e Rejeitada: esse retorno indica a presença de algum dado incorreto no preenchimento da OS ou pode ser resultado de uma instabilidade geral no webservice da Prefeitura.

  • NFS-e Pendente: esse retorno pode ocorrer devido a um maior tempo de processamento dos dados pela Prefeitura e para o retorno das informações ao Omie. Em situações excepcionais, também pode ocorrer devido a problemas na comunicação entre os sistemas

Exemplo de ocorrência de instabilidade no webservice

O webservice é o ambiente de emissão de notas através de sistemas terceiros, os dados são enviados para a Prefeitura para ela realizar a validação e emissão da NFS-e

Caso haja alguma instabilidade no webservice, as emissões por sistemas terceiros, como o Omie, poderão apresentar erros. É por isso que você pode conseguir emitir uma nota pelo Portal da Prefeitura, mas no Omie ser apresentado alguma mensagem de erro


Revertendo a confirmação de uma NFS-e

Se por ventura você confirmou no sistema que uma nota foi emitida pelo Portal da Prefeitura, conforme indicado no tópico "Confirmando a emissão de uma NFS-e", mas notou que os dados foram inseridos incorretamente (como o código de verificação, por exemplo), não se preocupe!

Nosso Painel de NFS-e possui a opção "Reverter NFS-e", ela irá reabrir os campos de confirmação da nota, assim, você poderá corrigi-los no sistema:

1) No menu suspenso de Serviços e NFS-e clique em "Painel de NFS-e e Recibo":

2) Esse painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura e as confirmadas manualmente. Busque a OS de interesse (1), dê um clique na OS confirmada que você deseja realizar as correções (2), e clique em "Reverter NFS-e" (3):

3) Aparecerá a mensagem "Atenção! Essa opção é irreversível, confirma mesmo assim?", se estiver tudo certo, clique em "Sim":


4) Com isso, sua OS terá a confirmação revertida, e ficará com o status "Pendente":


Revertendo o cancelamento de uma NFS-e

A opção "Reverter Cancelamento" poderá ser utilizada para retroceder no sistema o status de uma OS, alterando a situação de "cancelada" para a situação anterior ao cancelamento

Essa opção é muito utilizada quando é efetuado o cancelamento da OS equivocadamente e você queira reverter o processo

⚠️ Importante: A reversão do cancelamento ocorre apenas no Omie, não havendo comunicação com a Prefeitura, ou seja, as notas canceladas no Portal da Prefeitura permanecerão inalteradas por lá

1) No menu suspenso de Serviços e NFS-e clique em "Painel de NFS-e e Recibo":

2) Esse painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura e as canceladas. Busque a OS de interesse (1), dê um clique na OS cancelada que você deseja reverter (2), e clique em "Reverter Cancelamento" (3):

3) Aparecerá a mensagem de confirmação, caso queira continuar, clique em "Sim":

4) Prontinho! O cancelamento da OS foi revertido no sistema e ela voltará para o status anterior ao cancelamento:


Substituindo uma NFS-e

Se você identificar a necessidade de ajustar ou corrigir alguma informação em uma NFS-e, é recomendado consultar o seu escritório contábil para verificar a possibilidade de emissão de uma Substituição de Nota Fiscal de Serviço eletrônica. Esse procedimento permitirá que você atualize os dados incorretos ou incompletos na nota fiscal emitida anteriormente, garantindo a conformidade e a precisão das informações fiscais.

💡 Lembrando que essa opção estará disponível apenas para as Prefeituras que liberam o processo de substituição via webservice

Temos um artigo disponível que pode ser de grande auxílio caso você precise substituir uma NFS-e. Clique abaixo para acessá-lo e obter informações detalhadas sobre o processo de substituição:

📌 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo, consulte o seu contador

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