Com a "mágica do faturamento" para a emissão de notas fiscais eletrônicas no Omie, você não precisa mais perder tempo navegando por diferentes sites de prefeituras para faturar suas ordens de serviço
Essa solução simplifica e agiliza o processo de faturamento, permitindo que você concentre seus esforços em atividades mais estratégicas e produtivas 🚀
O Omie possui o Painel de NFS-e, através dele você pode:
Vinculando e Confirmando a emissão de uma NFS-e
Ao faturar uma Ordem de Serviço (OS) através do Omie, todos os dados serão encaminhados à Prefeitura para a validação e emissão da NFS-e. No entanto, podem ocorrer situações pontuais na comunicação com a Prefeitura, resultando em retornos de status como "Rejeitada" ou "Pendente".
Esses status indicam que a nota fiscal ainda não foi emitida devido a alguma questão que requer atenção ou correção. Nestas situações, nossa equipe de suporte está à disposição para auxiliá-lo na identificação da causa e na devida correção, proporcionando o suporte necessário para solucionar qualquer problema que possa surgir. 🚑
Em casos emergenciais, você também tem a opção de emitir a nota fiscal diretamente pelo Portal da Prefeitura e vincular a NFS-e gerada a Ordem de Serviço rejeitada o u pendente.
Nesse cenário, você poderá atualizar essa OS no Omie, confirmando no sistema que a emissão já ocorreu externamente. Essa confirmação pode ser feita manualmente, a partir do Painel de NFS-e, ou diretamente pela Ordem de Serviço, a partir da Importação do XML da NFS-e gerada.
Saiba mais neste Artigo:
💡 Status da NFS-e
NFS-e Rejeitada: esse retorno indica a presença de algum dado incorreto no preenchimento da OS ou pode ser resultado de uma instabilidade geral no webservice da Prefeitura.
NFS-e Pendente: esse retorno pode ocorrer devido a um maior tempo de processamento dos dados pela Prefeitura e para o retorno das informações ao Omie. Em situações excepcionais, também pode ocorrer devido a problemas na comunicação entre os sistemas
Exemplo de ocorrência de instabilidade no webservice
O webservice é o ambiente de emissão de notas através de sistemas terceiros, os dados são enviados para a Prefeitura para ela realizar a validação e emissão da NFS-e
Caso haja alguma instabilidade no webservice, as emissões por sistemas terceiros, como o Omie, poderão apresentar erros. É por isso que você pode conseguir emitir uma nota pelo Portal da Prefeitura, mas no Omie ser apresentado alguma mensagem de erro
Revertendo a confirmação de uma NFS-e
Se por ventura você confirmou no sistema que uma nota foi emitida pelo Portal da Prefeitura, conforme indicado no tópico "Confirmando a emissão de uma NFS-e", mas notou que os dados foram inseridos incorretamente (como o código de verificação, por exemplo), não se preocupe!
Nosso Painel de NFS-e possui a opção "Reverter NFS-e", ela irá reabrir os campos de confirmação da nota, assim, você poderá corrigi-los no sistema:
1) No menu suspenso de Serviços e NFS-e clique em "Painel de NFS-e e Recibo":
2) Esse painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura e as confirmadas manualmente. Busque a OS de interesse (1), dê um clique na OS confirmada que você deseja realizar as correções (2), e clique em "Reverter NFS-e" (3):
3) Aparecerá a mensagem "Atenção! Essa opção é irreversível, confirma mesmo assim?", se estiver tudo certo, clique em "Sim":
4) Com isso, sua OS terá a confirmação revertida, e ficará com o status "Pendente":
Revertendo o cancelamento de uma NFS-e
A opção "Reverter Cancelamento" poderá ser utilizada para retroceder no sistema o status de uma OS, alterando a situação de "cancelada" para a situação anterior ao cancelamento
Essa opção é muito utilizada quando é efetuado o cancelamento da OS equivocadamente e você queira reverter o processo
⚠️ Importante: A reversão do cancelamento ocorre apenas no Omie, não havendo comunicação com a Prefeitura, ou seja, as notas canceladas no Portal da Prefeitura permanecerão inalteradas por lá
1) No menu suspenso de Serviços e NFS-e clique em "Painel de NFS-e e Recibo":
2) Esse painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura e as canceladas. Busque a OS de interesse (1), dê um clique na OS cancelada que você deseja reverter (2), e clique em "Reverter Cancelamento" (3):
3) Aparecerá a mensagem de confirmação, caso queira continuar, clique em "Sim":
4) Prontinho! O cancelamento da OS foi revertido no sistema e ela voltará para o status anterior ao cancelamento:
Substituindo uma NFS-e
Se você identificar a necessidade de ajustar ou corrigir alguma informação em uma NFS-e, é recomendado consultar o seu escritório contábil para verificar a possibilidade de emissão de uma Substituição de Nota Fiscal de Serviço eletrônica. Esse procedimento permitirá que você atualize os dados incorretos ou incompletos na nota fiscal emitida anteriormente, garantindo a conformidade e a precisão das informações fiscais.
💡 Lembrando que essa opção estará disponível apenas para as Prefeituras que liberam o processo de substituição via webservice |
Temos um artigo disponível que pode ser de grande auxílio caso você precise substituir uma NFS-e. Clique abaixo para acessá-lo e obter informações detalhadas sobre o processo de substituição:
📌 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo, consulte o seu contador |