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Vinculando a NFS-e emitida fora do Omie a Ordem de Serviço Rejeitada ou Pendente
Vinculando a NFS-e emitida fora do Omie a Ordem de Serviço Rejeitada ou Pendente

Neste artigo, descubra como confirmar uma NFS-e emitida pelo Portal da Prefeitura, vinculando ela a OS Rejeitada ou Pendente.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 3 meses

Ao faturar uma Ordem de Serviço (OS) através do Omie, todos os dados serão encaminhados à Prefeitura para a validação e emissão da NFS-e. No entanto, podem ocorrer situações pontuais na comunicação com a Prefeitura, resultando em retornos de status como "Rejeitada" ou "Pendente". Essas situações indicam que a nota fiscal ainda não foi emitida devido a alguma questão que requer atenção ou correção.

Nestes casos, nossa equipe de suporte está à disposição para auxiliar você na identificação da causa e na devida correção, proporcionando o suporte necessário para solucionar qualquer problema que possa surgir. Porém, em casos emergenciais, você também tem a opção de emitir a nota fiscal diretamente pelo Portal da Prefeitura e vincular a OS com o status em questão.

Descubra como registrar esse vínculo nos passos abaixo!

💡 Status da NFS-e

  • NFS-e Rejeitada: esse retorno indica a presença de algum dado incorreto no preenchimento da OS ou pode ser resultado de uma instabilidade geral no webservice da Prefeitura.

  • NFS-e Pendente: esse retorno pode ocorrer devido a um maior tempo de processamento dos dados pela Prefeitura e para o retorno das informações ao Omie. Em situações excepcionais, também pode ocorrer devido a problemas na comunicação entre os sistemas



    Exemplo de ocorrência de instabilidade no webservice:

    O webservice é o ambiente de emissão de notas através de sistemas terceiros, os dados são enviados para a Prefeitura para ela realizar a validação e emissão da NFS-e.

    Caso haja alguma instabilidade no webservice, as emissões por sistemas terceiros, como o Omie, poderão apresentar erros. É por isso que você pode conseguir emitir uma nota pelo Portal da Prefeitura, mas no Omie ser apresentado alguma mensagem de erro.

    Deseja conhecer mais sobre os tipos de Comunicação com a Prefeitura?
    Veja também: Entendendo os dois tipos de Comunicação com as Prefeituras

Tópicos do Artigo:


Importando a NFS-e a partir da Ordem de Serviço

📌 Atenção

  • Se a sua Prefeitura ainda não dispõe do recurso de importação de XML de NFS-e no Omie, entre em contato conosco. Encaminhe um arquivo XML de exemplo e avaliaremos a possibilidade de implementação. Faremos o possível para disponibilizar essa funcionalidade em alguns dias.

  • Não é possível realizar este processo caso o Tipo de Integração de sua Prefeitura seja TXT. Para prosseguir com a emissão via TXT, confira este Artigo:

1) Acesse a Ordem de Serviço com NFS-e Rejeitada ou Pendente.

💡 É possível acompanhar a situação da emissão da NFS-e, bem como os retornos dados pela Prefeitura durante o processo de emissão, na aba "Comunicação com a Prefeitura":

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2) No menu lateral direito, clique em "Importar NFS-e":


3) Realize a importação do Arquivo XML da NFS-e emitida na Prefeitura:


4) Após a importação do XML, será realizado uma validação de dados para a operação poder ser confirmada. Na validação os seguintes blocos de informações são analisados, sendo fatores que podem impedir a importação ou não:

Pontos que impedem a importação

  • CNPJ do Emissor diferente do CNPJ do Aplicativo Omie;

  • CPF/CNPJ do Tomador (Cliente) diferente;

  • Inscrição Municipal do Emissor diferente da IM definida no App Omie;

  • Alíquota do ISS diferente;

  • Retenção do ISS diferente;

  • Valor da NFS-e diferente.

Pontos de atenção, que não impedem a importação:

  • Código de Serviço LC diferente.

  • Data de Emissão/Competência diferente;

  • RPS diferente.

  • (1) Dados do Prestador.

  • (2) Dados do Tomador.

  • (3) Dados da NFS-e.

5) Em tela, serão mostrados os dados validados na NFS-e gerada pela Prefeitura e comparados com a OS registrada, bem como as possibilidades:
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Quando possuir divergências


Caso hajam divergências que impeçam a importação do XML, para efetivação do vínculo da NFS-e com a OS, serão apresentadas opções para revisão e importação de novo arquivo.

Confira aqui os pontos que impedem a importação do XML.


Realize a análise dos dados validados (1), e prossiga conforme opção que melhor o atende:

  • (2) Revisar dados da NFS-e: Retorna para a Ordem de Serviço, para fazer as alterações necessárias antes de realizar a importação.

  • (3) Selecionar outro XML: Permite outro XML seja importado para nova validação.

Quando não houver divergências


Caso não sejam validadas divergências que impeçam a importação, serão apresentadas opções para confirmar a operação ou cancelar.

Os dados indicados em amarelo são pontos de atenção, ou seja: dados diferentes na NFS-e, em relação à Ordem de Serviço, mas que não impedem a importação.

Confira aqui os pontos de atenção.


Realize a análise dos dados validados (1), e prossiga conforme opção que melhor o atende:

  • (2) Confirmar: Realiza a importação do XML da NFS-e e vincula ela a OS selecionada.

  • (3) Cancelar: Cancela a operação sem realizar nenhuma alteração na OS.


​6) Com a importação e validação realizadas e confirmadas, agora sua OS estará com os mesmos dados da NFS-e emitida na Prefeitura e sua situação será atualizada:

📌 Precisa desfazer a confirmação ou vínculo feito? Veja sobre reverter a operação aqui:



Confirmando a emissão da NFS-e pelo Painel de NFS-e

1) Passe o mouse no ícone e nome do módulo de Serviços e NFS-e para ver mais opções. Assim, será aberto o menu suspenso do módulo:
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2) No menu suspenso, clique em "Painel de NFS-e e Recibo":
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3) Esse Painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura. Nele, aplique filtros para facilitar a busca pela OS de interesse (1). Ao localizar a OS, dê um clique na Ordem de Serviço "Rejeitada" ou "Pendente" (2) e clique em "Confirmar NFS-e" (3):



4) Agora, é só preencher no Omie as informações da NFS-e, conforme os dados do PDF da nota, obtido pelo Portal da Prefeitura, informando:

  • (1) Data de Emissão: Data em que a NFS-e foi gerada.

  • (2) Número do RPS: RPS é o recibo provisório de serviços, um documento emitido antes da emissão da NFS-e no ambiente webservice. Será indicado o número de RPS conforme sequência definida em seu App.

  • (3) Série RPS: Será indicada Série da RPS parametrizada em seu App.

  • (4) Data de Confirmação: Data em que está realizando a confirmação em Sistema.

  • (5) Número da NFS-e: Número da Nota Fiscal de Serviço gerada.

  • (6) Série da NFS-e: O número de série é um controle interno da prefeitura. Pode variar de prefeitura para prefeitura, podendo incluir números e/ou letras (preenchimento opcional).

  • (7) Código de Verificação: Código de validação da NFS-e gerada. Em geral, esse código está localizado no canto superior direito do PDF da NFS-e.

  • (8) Link da NFS-e: Link de acesso para a NFS-e gerada (preenchimento opcional).

  • (9) NFS-e sem RPS vinculado: Essa opção indica que a NFS-e é avulsa, ou seja, foi gerada diretamente na prefeitura sem vínculo a um RPS do Omie.

5) Com tudo certo, clique em "Confirmar":

6) E pronto! Agora sua OS estará com os mesmos dados da NFS-e emitida na Prefeitura e com o status atualizado para "Gerada"!🎉

📌 Precisa desfazer a confirmação ou vínculo feito? Veja sobre reverter a operação aqui:


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