Ao faturar uma Ordem de Serviço (OS) através do Omie, todos os dados serão encaminhados à Prefeitura para a validação e emissão da NFS-e. No entanto, podem ocorrer situações pontuais na comunicação com a Prefeitura, resultando em retornos de status como "Rejeitada" ou "Pendente". Essas situações indicam que a nota fiscal ainda não foi emitida devido a alguma questão que requer atenção ou correção.
Nestes casos, nossa equipe de suporte está à disposição para auxiliar você na identificação da causa e na devida correção, proporcionando o suporte necessário para solucionar qualquer problema que possa surgir. Porém, em casos emergenciais, você também tem a opção de emitir a nota fiscal diretamente pelo Portal da Prefeitura e vincular a OS com o status em questão.
Confira abaixo o caminho completo para vincular essas informações de forma prática e eficiente. 🚀
💡 Status da NFS-e
NFS-e Rejeitada: esse retorno indica a presença de algum dado incorreto no preenchimento da Ordem de Serviço ou pode ser resultado de uma instabilidade geral no webservice da Prefeitura;
NFS-e Pendente: esse retorno pode ocorrer devido a um maior tempo de processamento dos dados pela Prefeitura e para o retorno das informações ao Omie. Em situações excepcionais, também pode ocorrer devido a problemas na comunicação entre os sistemas.
💡 Ambiente Webservice
O webservice é o ambiente de emissão de notas através de sistemas terceiros, os dados são enviados para a Prefeitura para ela realizar a validação e emissão da NFS-e;
Caso haja alguma instabilidade no webservice, as emissões por sistemas terceiros, como o Omie, poderão apresentar erros. É por isso que você pode conseguir emitir uma nota pelo Portal da Prefeitura, mas no Omie ser apresentado alguma mensagem de erro;
Sua NFS-e foi rejeitada e gostaria de entender mais detalhes? Confira o artigo abaixo explicando mais sobre esse assunto:
Tópicos do Artigo:
Importando a NFS-e a partir da Ordem de Serviço
⚠️ Importante
Se a sua Prefeitura ainda não dispõe do recurso de importação de XML de NFS-e no Omie, entre em contato conosco. Encaminhe um arquivo XML de exemplo e avaliaremos a possibilidade de implementação. Faremos o possível para disponibilizar essa funcionalidade em alguns dias.
Não é possível realizar este processo caso o Tipo de Integração de sua Prefeitura seja TXT. Para prosseguir com a emissão via TXT, confira este Artigo:
1) Após realizar o acesso de login no Omie e acessar seu aplicativo, acesse a Ordem de Serviço com NFS-e Rejeitada ou Pendente.
💡Dica
É possível acompanhar a situação da emissão da NFS-e, bem como os retornos dados pela Prefeitura durante o processo de emissão, na aba "Comunicação com a Prefeitura":
2) No menu lateral direito, clique em "Importar NFS-e":
3) Realize a importação do Arquivo XML da NFS-e emitida na Prefeitura:
4) Após a importação do XML, será realizado uma validação de dados para a operação poder ser confirmada. Na validação os seguintes blocos de informações são analisados, sendo fatores que podem impedir a importação ou não:
⚠️ Importante
Há algumas situações que impedem a importação (Em vermelho), sendo elas:
CNPJ do Emissor diferente do CNPJ do Aplicativo Omie;
CPF/CNPJ do Tomador (Cliente) diferente;
Inscrição Municipal do Emissor diferente da IM definida no App Omie;
Alíquota do ISS diferente;
Retenção do ISS diferente;
Valor da NFS-e diferente.
💡Dica
Assim como no cenário anterior, existem situações que não impedem a importação (Em amarelo), sendo elas:
Código de Serviço LC diferente;
Data de Emissão/Competência diferente;
RPS diferente.
Exemplo da tela de validação:
(1) Dados do Prestador. Será apresentado os dados do prestador do serviço;
(2) Dados do Tomador. Será apresentado os dados do tomador do serviço;
(3) Dados da NFS-e. Será apresentado todos os dados presentes na XML da NFS-e e a diferença das informações.
5) Em tela, serão mostrados os dados validados na NFS-e gerada pela Prefeitura e comparados com a OS registrada, bem como as possibilidades:
Quando possuir divergências
Quando possuir divergências
Caso hajam divergências que impeçam a importação do XML, para efetivação do vínculo da NFS-e com a OS, serão apresentadas opções para revisão e importação de novo arquivo.
Confira aqui os pontos que impedem a importação do XML.
Realize a análise dos dados validados (1), e prossiga conforme opção que melhor o atende:
(2) Revisar dados da NFS-e: Retorna para a Ordem de Serviço, para fazer as alterações necessárias antes de realizar a importação;
(3) Selecionar outro XML: Permite outro XML seja importado para nova validação.
Quando não houver divergências
Quando não houver divergências
Caso não sejam validadas divergências que impeçam a importação, serão apresentadas opções para confirmar a operação ou cancelar.
Os dados indicados em amarelo são pontos de atenção, ou seja: dados diferentes na NFS-e, em relação à Ordem de Serviço, mas que não impedem a importação.
Confira aqui os pontos de atenção.
Realize a análise dos dados validados (1), e prossiga conforme opção que melhor o atende:
(2) Confirmar: Realiza a importação do XML da NFS-e e vincula ela a OS selecionada;
(3) Cancelar: Cancela a operação sem realizar nenhuma alteração na OS.
6) Com a importação e validação realizadas e confirmadas, agora sua OS estará com os mesmos dados da NFS-e emitida na Prefeitura e sua situação será atualizada:
💡Dica
Precisa desfazer a confirmação ou vínculo feito? Saiba mais aqui:
Confirmando a emissão da NFS-e pelo Painel de NFS-e
1) Após realizar o acesso de login no Omie e acessar seu aplicativo, passe o mouse no ícone e nome do módulo de Serviços e NFS-e para ver mais opções. Assim, será aberto o menu suspenso do módulo:
2) No menu suspenso, clique em "Painel de NFS-e e Recibo":
3) Esse Painel demonstrará todas as Ordens de Serviço já comunicadas com a Prefeitura. Nele, aplique filtros para facilitar a busca pela Ordem de Serviço de interesse (1). Ao localizar a Ordem de Serviço, dê um clique na Ordem de Serviço "Rejeitada" ou "Pendente" (2) e clique em "Confirmar NFS-e" (3):
4) Agora, é só preencher no Omie as informações da NFS-e, conforme os dados do PDF da nota, obtido pelo Portal da Prefeitura, informando:
(1) Data de Emissão. Data em que a NFS-e foi gerada;
(2) Número do RPS. RPS é o recibo provisório de Serviços, um documento emitido antes da emissão da NFS-e no ambiente webservice. Será indicado o número de RPS conforme sequência definida em seu App;
Saiba mais: Alterando a sequência e a série da RPS
(3) Série RPS. Será indicada Série da RPS parametrizada em seu App.
Leia também: Alterando a sequência e a série da RPS;
(4) Data de Confirmação. Data em que está realizando a confirmação em Sistema;
(5) Número da NFS-e. Número da Nota Fiscal de Serviço gerada;
(6) Série da NFS-e. O número de série é um controle interno da prefeitura. Pode variar de prefeitura para prefeitura, podendo incluir números e/ou letras (preenchimento opcional);
(7) Código de Verificação. Código de validação da NFS-e gerada. Em geral, esse código está localizado no canto superior direito do PDF da NFS-e;
(8) Link da NFS-e. Link de acesso para a NFS-e gerada (preenchimento opcional);
(9) NFS-e sem RPS vinculado. Essa opção indica que a NFS-e é avulsa, ou seja, foi gerada diretamente na prefeitura sem vínculo a um RPS do Omie.
5) Com tudo certo, clique em "Confirmar":
6) E pronto! Agora sua OS estará com os mesmos dados da NFS-e emitida na Prefeitura e com o status atualizado para "Gerada"!🎉
💡Dica
Precisa desfazer a confirmação ou vínculo feito? Saiba mais aqui:














