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Busca e Importação Automática de Extratos Bancários no OneFlow

Como configurar o OneFlow para realizar a busca, importação e conciliação automática de extratos bancários na contabilidade

Telma Veloza avatar
Escrito por Telma Veloza
Atualizado há mais de um mês

Uma das situações que atrapalham o dia a dia do contador é a dificuldade em receber documentos importantes para a contabilidade, como por exemplo o extrato bancário, que é essencial para conferir e registrar a movimentação financeira da empresa.

Mesmo que o contador tenha acesso ao internet banking dos seus clientes e, com isso, ele mesmo possa baixar os extratos bancários, essa tarefa demanda bastante tempo acessando as contas bancárias de cada empresa, informando as credenciais do banco, navegando entre vários menus, baixando e salvando o arquivo do extrato em uma pasta do escritório, enfim, deixando tudo pronto para finalmente seguir com a contabilização e/ou conciliação.

Por isso, para tornar o dia a dia do contador mais eficiente e produtivo, o OneFlow faz a busca, importação e conciliação dos extratos bancários automaticamente, conforme os passos que explicaremos a seguir. 😉

⚠️ Informações importantes

  • Os bancos que possibilitam a busca automática de extratos diretamente do Internet Banking são: Caixa Econômica, Itaú e Safra.

  • Durante a configuração, será solicitado o preenchimento de um operador e senha. Será necessário criar um usuário com perfil limitado exclusivo para a integração diretamente com o Banco.

Configurando a busca automática dos extratos bancários

Clique no ícone demonstrado abaixo para acessar a área de Configuração da Empresa:

Em seguida, clique na opção 'Importações Automáticas' da área contábil:

Se a empresa possuir conta corrente cadastrada para alguma(s) das Instituições Bancárias atendidas pelo OneFlow, que são: Caixa Econômica, Itaú e Safra, será apresentada uma lista com as mesmas, para a configuração da busca automática de extratos bancários.

Na coluna 'Situação' (acima) serão demonstradas as instituições que já possuem ou não contas correntes configuradas e ativadas para a busca automática.

Clicando duplo sobre uma instituição, serão apresentadas as contas correntes correspondentes, assim como a situação das mesmas:

Para ativar a busca automática de extratos uma conta corrente, selecione-a na grid e clique em 'Ativar'.


Informando o Saldo Inicial da Conta Corrente

Caso ainda não tenha sido informado o Saldo Inicial da Conta Corrente, o OneFlow irá solicitá-lo, pois ele é necessário para que seja feita a composição do Saldo Final do extrato, na funcionalidade da Conciliação Bancária:

⚠️ Importante

  • Se na aba 'Saldo Inicial' for informada apenas a data, o OneFlow irá entender que o saldo inicial é R$ 0,00.

  • Ao informar ou alterar o Saldo Inicial de uma conta corrente que já possui extratos importados, a data do mesmo não poderá ser posterior à data do primeiro extrato existente, porque isso impacta na recomposição de todos os saldos finais já calculados para a Conciliação Bancária, portanto, caso isso seja realmente necessário, terá que excluir os extratos já importados.


Configurando as credenciais do operador da Conta Corrente

No momento da ativação, o sistema irá solicitar a configuração das credenciais (código e senha do operador), então responda 'Sim' na mensagem que será apresentada:

Será exibida a tela do cadastro da Conta Corrente, onde é necessário informar, na aba 'Conciliação automática', as credenciais de acesso ao extrato bancário:

💡 O código e senha do operador são para acesso limitado à consulta dos extratos. Verifique junto ao banco como obter essas informações.

Após informar os dados do operador, habilite se a opção 'Importar automaticamente o extrato da minha conta corrente', apenas clicando sobre ela e, em seguida, clique em 'Salvar':

💡 Para identificar se a opção 'Importar automaticamente o extrato....' está habilitada, verifique o ícone dela, sendo que:

  • Ícone = check: opção habilitada

  • Ícone = X: opção desabilitada


Vinculando a conta contábil bancária à Conta Corrente

Ao salvar, caso a conta corrente ainda não tenha uma conta contábil bancária associada, será apresentada a mensagem:

Responda 'Sim', informe a respectiva conta contábil e clique em 'Salvar':

A conta contábil configurada passará a ser apresentada na aba 'Contas Contábeis' do cadastro da conta corrente:

💡 Caso a conta contábil do banco já possua saldo inicial implantado, recomendamos que tal valor e data sejam informados igualmente na conta corrente, possibilitando que durante a conciliação bancária, os saldos das contas (corrente e contábil) sejam equivalentes.


Executando a integração dos dados da conta corrente com o banco

Após salvar, o OneFlow irá executar a integração automática com o banco.

O resultado dos processamentos poderá ser consultado por meio do link disponível ao lado do campo 'Senha do Operador':

Ao clicar no link, será exibida a tela com o histórico dos processamentos. Aqui é possível acompanhar informações como data e hora do retorno, tipo de integração, resultado, detalhes e, também, os dados de Agência, Conta Corrente e Usuário configurado.

Status = Processado

Se o resultado do processamento for igual a 'Processado', significa que está tudo certo com a configuração e, à partir de agora, o OneFlow diariamente vai verificar se existem movimentações na conta corrente, capturar o extrato, importá-lo e conciliá-lo, tudo de forma automática!

💡 O acompanhamento dos extratos importados e conciliados poderá ser feito diretamente na contabilidade, via painel da empresa, na etapa de 'Conferências, card 'Conciliação Bancária' da conta do banco correspondente.

Com isso, você só precisará acessar novamente o histórico da integração automática com o banco (print acima - no cadastro da Conta corrente), caso precise alterar/corrigir as configurações.

Clique aqui para mais informações sobre a Conciliação Bancária.

Status = Problemas encontrados

Caso ocorram problemas, se atente à coluna 'Detalhes' da tela 'Histórico da integração automática com o Banco', para validar as ações necessárias para a correção:

Note acima que foi identificada a configuração incorreta das credenciais do operador (senha inválida). Após corrigir a informação, poderá processar novamente a integração por meio da opção 'Verificar se existem atualizações agora'.


Qual será o período do extrato capturado após a ativação?

O período dos extratos depende se o cliente usa o Omie ou não e, em caso positivo, se lá no financeiro já está configurada a busca automática:

  • Busca automática já configurada no Omie: nesse caso o OneFlow irá utilizar os mesmos extratos já capturados pelo Omie. Logo, ao ativar a busca automática no OneFlow, serão importados automaticamente todos os extratos do mês de competência da ativação (que já existirem no Omie):

  • Busca automática ainda NÃO configurada no Omie: nesse caso, ao ativar a busca automática à partir do OneFlow, ela também será ativada no Omie, que irá acessar o internet banking do cliente e capturar os extratos correspondentes aos três últimos dias anteriores à data em que ocorreu a ativação, dentro do mês de competência.

    Exemplo: ao ativar a importação automática em 21/10/2025, o extrato capturado terá o período de 18 a 20/10.

    E caso a ativação ocorra, por exemplo, em 02/11, o extrato será capturado somente no dia 01/11, porque os outros dois dias anteriores correspondem à outro mês de competência.

    No exemplo acima a ativação ocorreu em 18/10/2022, com isso, foi capturado apenas o extrato do dia 17/10, visto que os dias 16 e 15/10 não tiveram expediente bancário.

    💡 Os próximos extratos serão capturados diariamente, no término do expediente bancário (normalmente à noite), com exceção dos dias em que não houver expediente, como por exemplo aos finais de semana.

  • Clientes que não usam o Omie: para os clientes que usam outros ERPs, o processo de ativação e busca automática dos extratos irá ocorrer exatamente conforme explicado acima, sendo que o OneFlow irá utilizar internamente os mecanismos do Omie para a captura dos extratos.


Importação e Conciliação Automática

Todos os extratos capturados são importados e conciliados automaticamente. Com isso, você só precisa se preocupar com o resultado da conciliação e interferir nas situações específicas em que o OneFlow precisará da sua avaliação.

Para visualizar as importações/conciliações realizadas de forma automática, clique duplo sobre o card da Conciliação Bancária da respectiva conta corrente, na etapa de conferências do painel da empresa:

Será apresentada a tela com a lista de extratos importados e a situação da conciliação:

💡 Você poderá clicar em 'Sincronizar agora com o banco', para que o OneFlow capture novos extratos ou clicar duplo sobre determinado período com extrato já importado, para que seja apresentada a tela da Conciliação Bancária, podendo acompanhar o resultado da importação e conciliação automáticas, realizada para o respectivo período, entre os lançamentos da conta corrente x lançamentos contábeis.


Desativando a busca automática de extratos bancários

Para desativar o mecanismo de busca e importação automática de extratos bancários no OneFlow, basta selecionar a conta corrente que está ativa e clicar em 'Desativar':

⚠️ É importante lembrar que, ao desabilitar o link 'Importar automaticamente o Extrato da minha conta corrente' (ficando com ícone 'X') a busca automática estará sendo desabilitada também no Omie, logo, os extratos deixarão de ser capturados no financeiro:

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