Todas as coleções
Finanças
Rotinas Financeiras
Gerenciando manualmente a Antecipação de Recebíveis
Gerenciando manualmente a Antecipação de Recebíveis

Nesse artigo, descubra como gerenciar a antecipação de recebíveis/desconto de duplicatas manualmente no Omie.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Ao realizar uma Antecipação de Recebíveis, é possível manter um controle do registro financeiro no Omie.

Assim, você pode acompanhar todas as operações de antecipação, visualizar os valores antecipados, as taxas ou juros aplicados, as datas de vencimento dos recebíveis originais e as datas de antecipação.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Cadastrando a Conta Corrente de Antecipação

No Omie, para controlar a antecipação de recebíveis, sugerimos que você cadastre uma conta corrente específica para o processo.

Utilize o tipo "Conta Garantida", e no nome da conta, sugerimos chamá-la de "Conta de Antecipação", conforme exemplificado abaixo:


Basicamente, através desta conta, vamos simular a transferência de valores entre a antecipadora e a sua conta corrente usual, para que a data de baixa da conta a receber coincida com a data de pagamento real do cliente, porém com você recebendo este valor antes.


Controlando a Antecipação de Recebíveis

Após registrar no Omie uma Conta a Receber, após já ter recebido o valor da antecipadora, realize uma transferência da Conta Antecipadora para sua conta corrente no valor recebido:


Ao realizar a transferência da Conta Antecipadora para sua conta corrente no Omie, o valor será devidamente registrado no seu extrato, assim como o recebimento na conta corrente destino. Isso permitirá que você concilie as entradas financeiras e tenha um registro completo das movimentações realizadas.


Baixando a Conta a Receber antecipada

Quando o cliente realizar o pagamento da conta, é necessário dar baixa na Conta a Receber utilizando a Conta Antecipadora.

Essa baixa indica que o valor antecipado foi devidamente recebido, e o registro é atualizado para refletir o recebimento efetivo do valor. Ela precisa coincidir com a data de pagamento do valor à antecipadora.

📣 Se você cobra seus clientes via boleto, é possível antecipar suas duplicatas diretamente pelo sistema Omie, de forma totalmente automatizada.

  • Clique aqui para obter mais informações sobre como aproveitar essa facilidade!

E se você costuma cobrar seus clientes via cartão de crédito, temos também uma solução para você!

Respondeu à sua pergunta?