Como cancelo um boleto?

Neste artigo, descubra como cancelar um boleto gerado no Omie

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Precisa cancelar um boleto emitido através do Omie?

Basta seguir os passos abaixo 😉

📣 Informações importantes

Boletos Omie.CASH

  • Com a Omie.CASH você faz tudo sem precisar sair do sistema, após o cancelamento de um boleto no Omie não é necessário a geração de uma nova remessa com a instrução de cancelamento;

  • Taxa Cancelamento:

    Omie.CASH Conta Corrente: R$ 0,00 por boleto cancelado;

    Omie.CASH Boletos: R$ 1,89 por boleto cancelado

Boletos de Outras Instituições Bancárias

  • Para os boletos gerados por outras instituições bancárias, após o cancelamento de um boleto no Omie será necessário enviar ao banco uma remessa com a instrução de cancelamento;

  • Taxa Cancelamento:

    Para consultar a existência de taxas de cancelamento, entre em contato com seu gerente


Cancelando um boleto

1) Acesse a conta a receber relativa ao boleto gerado;

2) No menu lateral esquerdo, clique em "Cancelar Boleto":

3) Se estiver tudo certo, confirme o cancelamento:


4) O boleto foi cancelado com sucesso no Omie! Automaticamente o sistema gerará uma instrução de cancelamento deste título*, conforme exemplo abaixo:

5) Para que a Instituição Bancária registre o cancelamento do título, é preciso gerar uma nova remessa e enviá-la ao banco;


💡 Dicas.

  • * A instrução de cancelamento será gerada apenas se a remessa com a instrução de cobrança deste título foi gerada anteriormente. Logo, se você gerou um boleto, mas não gerou a remessa de cobrança, ao cancelar o boleto não haverá instruções a serem enviadas ao banco na próxima remessa

  • Caso queira gerar uma remessa apenas com as instruções de cancelamento e não enviá-la ao banco, basta gerar uma remessa de descarte

  • Por padrão, as instruções de cancelamento serão enviadas obrigatoriamente na próxima remessa gerada. Caso você precise enviar ao banco apenas as instruções de cancelamento, sem as instruções dos boletos a serem registrados, você poderá selecionar as instruções de "Nova Cobrança" e marcar a opção "Não enviar esta conta a Receber"

Respondeu à sua pergunta?