Passar para o conteúdo principal
Pagamentos via CNAB com o Itaú

Nesse artigo, descubra como configurar e realizar pagamentos no Omie utilizando o Itaú. (Pagamentos, Transferências e Pix)

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 7 meses

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

Após cadastrar no Omie uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Banco Itaú e configurar o processo de pagamentos, você pode cadastrar todas as suas Contas a Pagar no sistema, inserindo os detalhes necessários de cada transação.

Com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco. Assim que o banco recebe o arquivo, suas contas estarão prontas para serem aprovadas e pagar.

Experimente agora mesmo a facilidade de automatizar seus pagamentos com o Omie, liberando mais tempo para você focar seus esforços em impulsionar o sucesso da sua empresa.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:

⚠️ Informações Importantes

  • Os custos associados aos pagamentos via Pix serão determinados com base no acordo estabelecido entre a sua empresa e o banco, Portanto, para obter mais detalhes, entre em contato com o seu gerente bancário.

  • É importante ressaltar que o processo de pagamento ou transferência via Pix é realizado por meio de Remessas, ou seja, não ocorre de forma instantânea.

  • O CNAB de Pagamentos via Pix do Itaú processa QR-Codes Estáticos e Dinâmicos.


Configurando a Conta Corrente do Itaú

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:

3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do Itaú já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Se você ainda não cadastrou sua conta do Itaú, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta do Itaú, clique na aba Pagamentos e CNAB (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Então, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos", conforme indicado na imagem abaixo:

💡 Atenção. Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do Itaú. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo responsável por sua conta no banco.

6) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Pagamentos do Itaú, e por fim, clique em "Confirmar".

Essas informações incluem:

  1. Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  2. Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua conta corrente.

  3. Tipo de Remessa: Selecione o Tipo de Remessa.

  4. Validação do CNPJ ou CPF pelo Banco. Ao marcar essa opção, uma instrução será enviada ao Itaú para validar o CNPJ ou CPF nas operações de TED com crédito em Conta Corrente. Essa informação será incluída no Registro Detalhe - Segmento A, nas posições 015 a 01.


  5. Enviar os pagamentos já autorizados (quando disponível). Se esta opção estiver disponível pelo Itaú na sua conta, ao ativar este botão no Omie, os pagamentos serão enviados para o banco já autorizados, ou seja, sem a necessidade de aprovação adicional via Internet Banking após a importação da Remessa de Pagamentos.


7) Para as Contas Correntes do Itaú no Omie você tem a opção de criar ou atualizar as Contas a Pagar para cada boleto DDA.

Isso significa que o Omie identificará automaticamente, nos Retornos de Pagamento, as instruções dos boletos disponíveis para pagamento na base de dados do DDA. Assim, o sistema incluirá ou atualizará suas Contas a Pagar com os dados de cada título contido no CNAB de retorno de pagamento.

Selecione as opções do seu interesse:

  1. "Processar os registros dos boletos (DDA) contidos no CNAB de Retorno de Pagamento".

  2. Somente atualizar os boletos nas Contas a Pagar já existentes, não incluindo novos boletos DDA.

💡 Recomendações Omie para melhorar a sua experiência

  • 1) Homologação

    Antes de enviar as Contas a Pagar por meio do arquivo de Remessa de Pagamentos, verifique com o seu banco se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.

    Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, realize seus pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.

  • 2) Autorizar os Pagamentos

    No cadastro da Conta Corrente do Itaú, é possível configurar o CNAB de pagamentos para que, ao importar a Remessa de Pagamento, o banco possa processá-los automaticamente, eliminando a necessidade de aprovação manual por meio do Internet Banking.​


Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores

Para melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes e fornecedores.

Deste modo, estes dados serão preenchidos automaticamente em pagamentos futuros, economizando tempo e minimizando erros.


Cadastrando os seus Pagamentos

Depois de configurar a sua Conta Corrente do Itaú e revisar as Recomendações Omie, você pode cadastrar suas Contas a Pagar para efetuar os pagamentos! 🚀


1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente do Itaú, previamente configurada.

2) Na Conta a Pagar, após preencher todos os campos necessários, acesse a aba "Integração Bancária e CNAB":

3) Em seguida, selecione a forma de pagamento desejada. Atualmente, existem três opções para sua escolha:

  1. Pagamento de Boleto de Cobrança, Concessionárias ou Impostos.

    Escolha a opção "Pagamento de Boleto" (1) e insira a linha digitável (2). Para boletos vencidos, adicione as informações de Juros e Multa (3):

  2. Pagamento PIX QR-Code

    Escolha a opção "Pagamento PIX QR-Code" (1) e informe o QR-Code Pix (2):

    ⚠️ Certifique-se de preencher um QR Code Pix, e não uma Chave Pix.

  3. Transferência Bancária via TEF, TED ou Pix.

    Escolha a opção "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" (2) e preencha os dados bancários do Beneficiário (3):

    💡 Os dados bancários do beneficiário serão automaticamente preenchidos com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-los manualmente.

    Para realizar transferências via Chave Pix, escolha a Forma de Pagamento "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" como Transferência por Chave Pix, ou por Conta Corrente PIX ou por Conta Poupança PIX (2) e preencha a Chave Pix da Conta Destino (3):

    A Chave Pix será automaticamente preenchida com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-la manualmente.

    🧭 Guia para Preencher a Chave Pix

    Você pode preencher a Chave Pix com os seguintes tipos de informações:

    • CNPJ / CPF (Sem pontos ou espaços.)

    • Número de Celular (iniciando com +55 e DDD)

    • Endereço de E-mail

    • Chave Aleatória (geralmente com 36 dígitos)

4) Após preencher todas as informações do pagamento, clique em "Salvar":

5) Agora, basta gerar a Remessa de Pagamento e enviá-la ao banco para que os pagamentos sejam processados de fato.


👣 Próximos Passos

1) Gere a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua conta corrente.

⚠️ Atenção

  • Status da Conta a Pagar

    Após gerar a Remessa no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.

    Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a Remessa de Pagamentos seja cancelada.

  • 2 Arquivos de Remessa

    No caso de Pagamentos e Transferências via Pix, o sistema gerará um arquivo de Remessa de Pagamento específico para eles, já que este serviço bancário é distinto dos demais.

    Da mesma forma, o banco fornecerá dois Arquivos de Retorno de Pagamento, sendo um deles exclusivo para as transações realizadas via Pix.

2) Importe os Retornos de Pagamento para registrar no Omie o status atualizado do pagamento de acordo com as informações do banco.


3) Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros dos pagamentos no Extrato do Banco Itaú.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?