Ao trocar de ERP, é necessário realizar a migração de dados de um sistema, para o outro. E em muitos casos, esse processo é feito por meio de planilhas!
Porém, por se tratarem de dois sistemas diferentes, na migração de dados deve ocorrer alguns ajustes para que ela fique completa! Pois, as validações de um sistema diferem da do outro
Aqui no Omie, temos alguns campos que são obrigatórios e essenciais nas nossas planilhas para a importação! Descubra quais são 😉
Clientes e Fornecedores
Coluna C - Razão Social / Nome Completo: revise os cadastros para verificar se existem cadastros duplicados, para não realizar a importação de dados repetidos
Coluna D - CNPJ/CPF: pode ser um cadastro obrigatório aqui no Omie, porém precisa ser definido nas configurações do Omie. Uma sugestão é desabilitar o campo de obrigatoriedade no sistema, importar, depois bloquear novamente, para que evite cadastros duplicados
Produtos
Coluna C - Código do Produto: no Omie o campo é obrigatório o preenchimento. Verifique se algum produto ficou sem código
Coluna E - Código NCM: no Omie o campo é obrigatório o preenchimento. Verifique se algum produto ficou sem código
Coluna I - Unidade: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. No cadastro de produtos do Omie em "Unidade", valide se os cadastrados lá são os mesmos existentes na planilha
Coluna J - Família de Produto: trata-se de um campo opcional, para que o sistema traga as Famílias de Produtos cadastradas. Ou seja, é necessário já ter o cadastro realizado no Omie
Coluna L - Estoque Atual: alguns produtos podem estar com o estoque negativo, antes de realizar a importação para o Omie, é importante realizar um inventário, para subir com o estoque correto
Coluna P - Estoque: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. Caso trabalhe com apenas um local de estoque, o Omie já vem cadastrado por padrão um estoque chamado "PADRAO", neste caso basta preencher na planilha com o nome informado
Caso possua mais de um local de estoque, é necessário primeiro criar o cadastro no Omie do novo local de estoque para poder realizar a importação sem erro
Coluna AA - Tipo do Produto (Bloco K): no Omie este campo é de preenchimento obrigatório
Coluna AB - origem da Mercadoria: na planilha não é obrigatório, mas para a emissão da nota pode dar erro se não estiver preenchida. Clicando na célula em branco, aparecerá as opções para preenchimento
Contas a Pagar/Receber
Coluna C - Cliente/Fornecedor (Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou CPF): no Omie este campo é de preenchimento obrigatório
Verifique se algumas linhas estão em branco e realize o preenchimento delas. Lembrando que os Clientes dessa coluna devem estar cadastrados no Omie antes de tudo (via importação da planilha de clientes/fornecedores), pois caso contrário ao importar a planilha dará erro
Coluna D - Categoria: essa coluna precisa ser preenchida nas configurações do sistema Omie e a mesma informação cadastrada no Omie, precisa ser cadastrado na planilha de migração
Segue o passo a passo de como cadastrar uma categoria no Omie:
Coluna E - Conta Corrente: essa coluna precisa ser preenchida no módulo de Finanças e precisa ser a mesma informação cadastrada na planilha de migração
Segue o passo a passo de como cadastrar uma conta corrente no Omie:
Coluna R - Data de Conciliação: trata-se de um campo opcional. Caso traga essa coluna sem preenchimento, irá precisar conciliar um a um depois no Omie
Um dica: trazer conciliado caso já tenha sido pago/recebido
Coluna AW (Planilha Contas a Pagar) - Departamento (100%)
Coluna AO (Planilha Contas a Receber) - Departamento (100%): trata-se de um campo opcional, para que o sistema traga o centro de custo, é necessário ser preenchido. Segue o passo a passo de como cadastrar um departamento no Omie:
Contratos
Coluna C - Cliente (Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou CPF): no Omie este campo é de preenchimento obrigatório
Lembrando que os Clientes dessa coluna devem estar cadastrados no Omie antes de tudo (via importação da planilha de clientes/fornecedores), pois caso contrário ao importar a planilha dará erro
Coluna F - Vigência Final: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório, para que o sistema possa realizar o apontamento em qual momento precisa ser atualizado o contrato do cliente
Coluna I - Categoria: essa coluna precisa ser preenchida nas configurações do sistema Omie e a mesma informação cadastrada no Omie, precisa ser cadastrado na planilha de migração
Segue o passo a passo de como cadastrar uma categoria no Omie:
Coluna L - Conta Corrente: essa coluna precisa ser preenchida no módulo de Finanças e precisa ser a mesma informação cadastrada na planilha de migração
Segue o passo a passo de como cadastrar uma conta corrente no Omie:
Coluna S - Tipo de Vencimento: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. Trata-se da data de vencimento do contrato
Coluna T - Número de Dias / Dia do Mês: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. Trata-se do número de dias que o contrato vence, após o faturamento
Coluna AI - Tributação do Serviço: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. Trata-se da forma de tributação do serviço executado
Coluna AJ - Código do Serviço Municipal: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. Informe o código do serviço no seu município (precisa ser informado os números e pontos)
Coluna AK - Código do Serviço LC116: no Omie este campo é de preenchimento obrigatório. Informe o código LC116 do serviço (precisa ser informado os números e pontos)