Com a integração entre o Inter e o Omie via API, sua rotina de geração de Boletos com QR Code Pix ficou muito mais fácil!
Esqueça a complicação de criar e enviar arquivos de Remessa — tudo é feito automaticamente, diretamente no seu sistema Omie.
É a tecnologia trabalhando por você, simplificando seus processos e deixando mais tempo para o que realmente importa: o crescimento do seu negócio! 🚀
Como funciona a Emissão de Boleto + Pix?
O Boleto + Pix une as funcionalidades do Pix e do Boleto em um único instrumento de pagamento. Ou seja, a sua empresa pode oferecer ao seu cliente duas opções de pagamento em uma só emissão: via código de barras ou via QR Code Pix.
Para gerar os Boletos com QR Code Pix, é necessário:
1) Possuir uma Chave Pix cadastrada no Banco;
2) Ativar a configuração específica nas parametrizações de Integração com o Banco com o Omie.
Sem a devida configuração, o Boleto de Cobrança será gerado apenas com o código de barras.
Tópicos do Artigo:
Informações Importantes
1) O Banco Inter disponibiliza a comunicação API apenas para contas PJ.
2) Cada conta no Inter deve ter uma aplicação criada. Cada aplicação deverá ser associada a apenas um aplicativo Omie.
3) Antes de ativar a integração por API, verifique se foi feita a configuração da cobrança bancária: Configurando a cobrança bancária do Inter
4) Os boletos gerados através da integração API estarão disponíveis no Omie, ou seja, você conseguirá visualizar o PDF diretamente pelo sistema Omie e até mesmo enviar diretamente para o seu cliente no faturamento, caso precise:
Vendas e NF-e | Serviços e NFS-e | Contratos de Serviço
5) A integração acontece a partir do momento da ativação, portanto se houver boletos gerados anteriormente, os mesmos devem ser enviados através de remessa manual.
6) Quando o seu cliente pagar o boleto, a conta a receber será baixada automaticamente.
7) O logotipo deve ser alterado diretamente pelo Portal do Banco Inter na aba de Personalização.
Ativando a Integração API para geração de Boletos + Pix
Antes de ativar a Integração por API, verifique se a configuração da Cobrança Bancária já foi configurada:
1) No Omie, acesse o cadastro da conta corrente do Banco Inter e clique na aba "Integração com o Banco (API)" (1). Em seguida, clique na opção: "Registrar automaticamente os Boletos de Cobrança gerados" (2):
2) Agora, é necessário habilitar a integração informando as credenciais de acesso. Para isso, clique na opção "Para habilitar a integração, clique aqui e informe as credenciais de acesso (Boletos)":
3) Para prosseguir será necessário acessar o seu Internet Banking e criar uma "Aplicação" para uso das APIs do Inter.
Basta seguir os passos demonstrados abaixo, ou se preferir, acesse a documentação do Banco Inter: "Como criar uma aplicação?".
Realize o login no seu internet banking;
Navegue até a seção "Conta digital" e na opção Aplicações clique no botão "Nova aplicação":
Insira um nome (1) e descrição (2) para sua aplicação para facilitar sua gestão, informando, por exemplo, o objetivo dela, quais funcionalidades habilitadas, etc, e clique em "próximo" (3):
Selecione as duas permissões de cobrança, "Consultar boletos e exportar para pdf" e "Emitir e cancelar boletos" (1). Na sequência, clique em "Criar Aplicação" (2):
Após a criação, você será direcionado à tela Gestão de Aplicações, onde sua aplicação será exibida com o status "Novo". Expandindo os detalhes (1), você encontrará um botão para baixar as chaves e certificado (2):
Ao baixar as chaves e o certificado, as respectivas credenciais serão geradas e exibidas na mesma tela de detalhes, enquanto a aplicação passará por um processo de validação. Após alguns minutos, o status será atualizado para Ativo e a aplicação estará pronta para utilização:
⚠️ Tempo de Validade do Certificado
Os certificados gerados pelo Inter têm um prazo de duração de 1 ano. Após esse tempo, uma nova aplicação deve ser gerada para configurar novamente as permissões desejadas e emitir um novo certificado.
Ao exportar as chaves e certificado você receberá um documento ZIP contendo dois arquivos, conforme exemplificado abaixo:
4) No Omie, informe as credenciais geradas, preenchendo os campos "Client ID" (1) e "Cliente Secret" (2), importe o certificado compactado gerado no Inter (3) e por fim, clique em "Salvar credenciais" (4):
⚠️ Importante
Ao carregar o certificado no Omie, não é necessário descompactar o certificado e nem realizar a instalação. O arquivo deve ser importado de forma compactada.
5) Para gerar os Boletos com QR Code Pix, ative a opção "Gerar boletos de cobrança com Pix":
Atenção: É necessário que haja uma Chave Pix cadastrada para sua conta junto ao banco.
6) Tudo pronto! Agora você já pode gerar o seu Boleto + Pix pelo Omie!
No Omie, você pode fazer isso de três formas distintas, sendo elas:
📚 Artigos Relacionados