Todas as coleções
Finanças
Configurando a Automatização Bancária (API)
Boletos via API
Configurando a Integração com o Banco Inter | Boletos via API
Configurando a Integração com o Banco Inter | Boletos via API

Nesse artigo, descubra como configurar a cobrança bancária e Integração com o Banco Inter (API)

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Agora é possível realizar integração (via API) com o Banco Inter para geração de boletos diretamente do seu sistema Omie, de forma totalmente automatizada, sem geração e envio dos arquivos de remessa!

Neste artigo, temos os seguintes tópicos


Informações Importantes

  • 1) O Banco Inter disponibiliza a comunicação API apenas para contas PJ.

  • 2) Cada conta no Inter deve ter uma aplicação criada. Cada aplicação deverá ser associada a apenas um aplicativo Omie.

  • 4) Os boletos gerados através da integração API estarão disponíveis no Omie, ou seja, você conseguirá visualizar o PDF diretamente pelo sistema Omie e até mesmo enviar diretamente para o seu cliente no faturamento, caso precise:
    Vendas e NF-e | Serviços e NFS-e | Contratos de Serviço

  • 6) Quando o seu cliente pagar o boleto, a conta a receber será baixada automaticamente.

  • 7) O logotipo deve ser alterado diretamente pelo Portal do Banco Inter na aba de Personalização.


Ativando a Integração API para geração de boletos


1) Na Omie, acesse o cadastro da conta corrente do Banco Inter e clique na aba "Integração com o Banco (API)" (1). Em seguida, clique na opção: "Registrar automaticamente os Boletos de Cobrança gerados" (2):

2) Então, clique em "Para habilitar a integração, clique aqui e informe as credenciais de acesso (Boletos)":

3) Agora, será necessário acessar o seu Internet Banking e criar uma "aplicação" para uso das APIs do Inter.

Basta seguir os passos demonstrados abaixo, ou se preferir, acesse a documentação do Banco Inter: "Como criar uma aplicação?"

  1. Realize o login no seu internet banking;

  2. Navegue até a seção "Conta digital" e na opção Aplicações clique no botão "Nova aplicação":

  3. Insira um nome (1) e descrição (2) para sua aplicação para facilitar sua gestão, informando, por exemplo, o objetivo dela, quais funcionalidades habilitadas, etc, e clique em "próximo" (3):


  4. Selecione as duas permissões de cobrança, "Consultar boletos e exportar para pdf" e "Emitir e cancelar boletos" (1). Na sequência, clique em "Criar Aplicação" (2):

    1. 💡 Na primeira vez, você deverá ler e concordar com os termos de uso de cada API

  5. Após a criação, você será direcionado à tela Gestão de Aplicações, onde sua aplicação será exibida com o status "Novo". Expandindo os detalhes (1), você encontrará um botão para baixar as chaves e certificado (2):


  6. Ao baixar as chaves e o certificado, as respectivas credenciais serão geradas e exibidas na mesma tela de detalhes, enquanto a aplicação passará por um processo de validação. Após alguns minutos, o status será atualizado para Ativo e a aplicação estará pronta para utilização:

⚠️ Tempo de Validade do Certificado

Os certificados gerados pelo Inter têm um prazo de duração de 1 ano. Após esse tempo, uma nova aplicação deve ser gerada para configurar novamente as permissões desejadas e emitir um novo certificado

Ao exportar as chaves e certificado você receberá um documento ZIP contendo dois arquivos, conforme exemplificado abaixo:

4) No Omie, informe as credenciais geradas, preenchendo os campos "Client ID" (1) e "Cliente Secret" (2), importe o certificado compactado gerado no Inter (3) e por fim, clique em "Salvar credenciais" (4):

⚠️ Importante: ao carregar o certificado no Omie, não é necessário descompactar o certificado e nem realizar a instalação. O arquivo deve ser importado de forma compactada.

Prontinho! Agora é só aproveitar a integração gerando seus boletos:


📚 Separamos alguns artigos que podem ser de grande ajuda:

Respondeu à sua pergunta?